quinta-feira, 23 de abril de 2015

Trono de Vidro - Sarah J. Maas (e-book)


Título| Trono de Vidro
Autora| Sarah J. Maas
Editora| Marcador
Páginas| 400

Meu Deus do Céu! Jéssica está desmaiada! kakakaka E assim começo a resenha deste livro maravilhoso que me arrebatou por completo. Faz já algum tempo que eu o queria ler, mas ia adiando. Entretanto, no grupo Between Lines onde se faz leituras conjuntas, decidiu-se por este livro para o mês de Abril, e ainda bem que eu me juntei!

Neste livro conhecemos Celaena Sardothien que com apenas 18 anos é conhecida por ser a maior assassina do mundo. Na verdade, ela não é propriamente conhecida... Todos conhecem o seu nome, mas nunca a viram e não sabem o seu aspeto. Até que ela é traída, capturada e levada para Endovier e cumprir para toda a vida trabalhos forçados nas minas. No entanto, após um ano, ela é levada até ao Príncipe Dorian que lhe propõe um acordo: ela deve ser a sua campeã e vencer num torneio para tornar-se o assassino real. Se ela vencesse, após quatro anos de trabalho, ela seria finalmente livre.

Eu achei logo de caras a premissa muito interessante, mas revelou-se muito mais do que eu achava. Para começar, a autora sabe fazer descrições na medida certa, para que não fiquémos com dúvidas mas também não chegue a ser maçante. Apesar de a narrativa ser em terceira pessoa (algo que particularmente não gosto), a história prende-nos pelo facto de que não ficámos presos apenas ao ponto de vista da Celaena, mas temos também o lado de outros personagens, o que nos permite um a maior visão e um melhor entendimento.

Li nalgumas resenhas que algumas pessoas acharam que a autora enrolou nalguns momentos, mas quanto a mim, não partilho da mesma opinião. Para mim tem um pouco de tudo, desde momentos de ação, a momentos mais calmos, mas que de alguma forma fazem sempre a diferença e são necessários à história. Algo que eu não contava era que tivesse magia e seres míticos, mas tem, apesar de que neste primeiro livro não foi um assunto muito desenvolvido.

As personagens são todas cativantes e marcantes. Começando pela Celaena que acabou de entrar para o meu top de protagonistas favoritas. Ela é uma bad-ass, e até certo momento eu tinha medo que ela fosse uma espécie de Katness Everdeen e eu não a conseguisse ver de outra forma. Mas errei redondamente. Ela tem uma personalidade muito diferente e super carismática. Ela é feminina, adora vestidos e preocupa-se com a sua aparência, e ao mesmo tempo é super perspicaz, consegue ter uma conversa inteligente e ainda tem um humor negro e irónico que me deixou deslumbrada. Penso que a Sarah J. conseguiu criar uma personagem bastante humana, que apesar de ser retratada como alguém forte, tem os seus medos e dúvidas. Ficámos a saber um pouco do passado dela, que me fez lembrar um pouco da história do "canário" de Arrow (não vou explicar para que não seja um completo spoiler, mas quem vê a série, e lê o livro, acabará por entender ...), mas espero que este seja ainda mais explorado e explicado nos seguintes volumes.

Quanto aos outros personagens, começo já por dizer que sou Team Chaol. Penso que o triângulo amoroso poderia ser desnecessário e assim talvez se conseguisse algo ainda mais diferente e não-cliché. O Chaol é muito engraçado, e faz lembrar da maneira como o Four tratava a Tris quando a conheceu (referência a Divergente). É um bom amigo e espero sinceramente que a Celaena acabe com ele. Já do Dorian eu não consegui gostar lá muito. No início nem sequer o suportava, a meio comecei a entendê-lo e no fim vai-que-vai, mas não me seduziu. Acho-o muito arrogante, mulherengo e mimado. Talvez mude de ideias depois, mas por enquanto foi as impressões que tive.

Penso que já estou a falar (escrever?) de mais e não quero roubar a surpresa a ninguém. O livro é muito bom pois junta uma sinopse com bastante potencial, com personagens cativantes, mistério e magia. É impossível largar o livro apesar de sabermos como será o final. A autora soube ser inteligente e deixar um gancho para a continuação que eu preciso ler urgentemente. Aconselho a toda a gente!

Beijinhos

12 comentários:

  1. Olha eu tenho que confessar uma coisa, eu já li várias resenhas maravilhosas sobre esse livro e até hoje eu tenho um receio muito grande de comprar ele, porque não gosto de livros que são muito pesados sabe? Eu sou do tipo que fica muito impressionada, mas dizem que o livro não é tanto assim. QUe dá pra ler de boa e tudo mais. Por isso queria saber de você, porque eu não sei mesmo o que esperar. É uma leitura leve? Porque sei que se trata de uma assassina, mas é tão aterrorizante assim? Bom se vc puder me responder ficarei grata.

    Outra coisa, eu tenho que confessar que estou a cada dia que passa me apaixonando mais por esse livro
    por conta de todas as resenhas que venho lendo, mas como eu te disse, eu preciso ter uma certeza antes de ler, porque eu tenho medo hahahaha....Mas mesmo assim eu achei que vocÊ abordou muito bem tudo. Parabéns =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mundo-cao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já li o livro, vou dizer a minha opinião. O que cada um considera pesado ou não é inevitavelmente subjectivo e variável, então o que não é para mim, pode ser para você, mas eu concordo com quem disse que não é nada impressionante.

      É uma leitura bem young adult, bem mais focada no romance e nos mistérios. Aliás uma das críticas mais comuns ao livro é a protagonista ser descrita como a melhor assassina mercenária do reino e se comportar como uma adolescente muito hábil mas nada violenta ou fria. [Mini spoiler a seguir] Há uns assassinatos descritos como sendo algo macabros mas é uma coisa muito de segundo plano, e não tem directamente a ver com as personagens principais, você pode inclusive saltar o pequeno parágrafo das descrições e substituir na sua cabeça por "uma personagens secundária morreu assassinada" sem qualquer prejuízo para a história.[fim do mini spoiler]. Não conheço os seus gostos, mas arriscaria dizer que você ia gostar do livro.

      No entanto, tendo dito isto, já li o segundo e já não posso dizer o mesmo dele. Eu gostei muito mais, mas precisamente porque já conhecemos um lado mais dark da protagonista e tem um ritmo muito mais frenético que o primeiro, sendo também mais pesado emocionalmente. Não é nada muuuuuito impressionante, mas se você não gosta, talvez seja o suficiente para o evitar.

      Espero ter ajudado :) Boas leituras!

      Eliminar
  2. Sempre vejo algumas amigas fazendo muitos comentários positivos sobre este livro, mas nunca sequer pesquisei a sinopse. A premissa do livro me atraiu, e o perfil que você descreveu da protagonista também. Tudo estava ótimo, até descobrir que há um triângulo amoroso hahahah
    Mas, ainda assim, talvez eu baixe o ebook, o que estou fazendo com livros que não tenho tanta certeza se gostarei ou não.

    Abraços, Adan
    Mundos na Estante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O triângulo realmente era dispensável, mas praticamente desaparece no segundo livro :)

      Eliminar
  3. Como eu ainda não conhecia esse livro? Fiquei bem curiosa, e amo oi Quatro com a Tris SASHUSHUA
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    Também li o livro através da leitura conjunta e adorei, adorei, adorei!
    Gostei da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi :)
      Foi sem dúvida uma leitura muito boa <3
      Obrigada :)
      Beijinhos e igualmente

      Eliminar
  5. Olá!

    Este livro está está na minha lista de pendentes esperando a ser lido.
    Gostei da tua opiniao.
    Boas leituras e beijinhos desde Espanha :)

    ResponderEliminar
  6. TEAM CHAOL!! * 0 *
    Também adorei o livro e quero ler o resto, mas não sei onde arranjar os ebooks sem pagar xD

    Beijinhos grandes!! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu saco todos os meus ebooks no lelivros. La já tem o primeiro e o segundo :)
      Beijinhos fofos <3

      Eliminar