sábado, 10 de outubro de 2015

Charlie e a Fábrica de Chocolate - Roald Dahl


Título| Charlie e a Fábrica de Chocolate
Autor| Roald Dahl
Editora| Livraria Civilização Editora
Páginas| 232

Vi a adaptação desta história há muitos anos atrás e lembro-me que, não sei bem porquê, não gostei assim tanto da história. Era novinha, então achei tudo muito estranho, o Sr. Wonka muito bizarro e cheguei até a sentir um pouquinho de medo inexplicável. No entanto, após tantos anos, decidi ler a obra que deu base a este filme e não poderia ter ficado mais surpreendida, pela positiva. Tinha acabado de terminar outro livro maravilhoso que pensei que me deixaria numa ressaca literária (terão de esperar pelas próximas resenhas para saber qual é) e por isso passeava no meu Kindle à procura de algo leve que me despertasse o interesse, e deparei-me com Charlie e a Fábrica de Chocolate. Como vi que era pequenino e, segundo o kindle, em pouco mais de uma hora teria terminado (ele faz uma previsão do tempo de leitura), decidi dar uma oportunidade, e ainda bem que o fiz.

Vamos começar pelo início, pois com certeza pode haver pessoas que não conhecem a história! Charlie é um rapazinho muito pobre, que vive numa casa já bastante degrada com a sua mãe, o seu pai e os seus quatro avós. Apesar de tudo, Charlie é feliz e o momento do dia que ele mais adora é quando se junta aos avós na grande cama e eles lhes contam histórias. Numa dessas vezes, eles falam-lhe do Sr. Wonka e da sua fantástica Fábrica de Chocolate. O menino passa todos os dias por ela, adora sentir o cheirinho do chocolate e por isso fica muito interessado nos que os avós têm para lhe contar.

Willy Wonka é quase que um mágico do chocolate e há muitos anos que ninguém o vê, pois ele trancou-se na fábrica e nunca mais a abriu, quando descobriu que a concorrência tentava descobrir as suas receitas. Apesar de ninguém entrar ou sair da fábrica há 10 anos, o chocolate continua a ser fabricado e entregue em muitas lojas de todos os cantos do mundo, mas como, esse é o verdadeiro mistério. Até que um dia, Sr. Wonka lança uma notícia: cinco bilhetes dourados foram colocados em cinco chocolates, que podem estar em qualquer parte, e esse bilhete dará entrada a cinco crianças na famosa fábrica de chocolate, que será aberta apenas para estas crianças. Toda a gente quer um bilhete, e contra todas as probabilidades Charlie consegue um.
Eu adorei toda a história e a mensagem que ela carrega! Charlie é um menino maravilhoso, que se preocupa realmente com a família e não há criança que merecesse mais do que ele um bilhete dourado. Para além dele temos as outras quatro crianças: Violeta (viciada em chicletes), Mike (viciado em televisão e tudo o que tenha a ver com tiros), Veruca (rica e super mimada) e Augustus (glutão e guloso). Acho que Charlie e a Fábrica de Chocolate traz bastantes lições para os jovens e por isso penso que agrade tanto a miúdos quanto a graúdos. Todo o mundo criado é simplesmente maravilhoso e é impossível não ter vontade de entrar no livro para conhecer aquela fábrica e provar tudo #gordices

Foi uma história que me tocou bastante e já combinei com o Pedro para vermos em breve o filme, embora ambos já tenhamos visto. Pelo que me lembro acho que está uma ótima adaptação, com pouquíssimas alterações e, sem dúvida alguma, os momentos importantes encontram-se lá fidedigna-mente representados. Descobri que há uma continuação que eu nunca tinha ouvido falar e que agora quero muito ler. Para além disso, gostei tanto do livro que quero um exemplar físico para a minha estante, mas em inglês, porque acho que será de fácil leitura, e porque me apaixonei por esta edição:
Aconselho a quem não leu a ler, e a quem não viu o filme a ver também. É uma história divertida e ao mesmo tempo marcante, além de que o filme conta com o John Deep como Willy Wonka e isso já é mais do que motivo para se querer ver a adaptação hehehehe

Beijinhos

40 comentários:

  1. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já vi o filme e me apaixonei, o Johnny sem arrebenta nas atuações *-*
    Aqui no Brasil a adaptação ganhou o nome de A fantástica fábrica de chocolate, não tem tanta diferença.
    Adorei a resenha ^^
    Beijos
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ter Johnny que arrrrrraza hahahahaha Qualquer um dos nomes representa bem a história não é? Obrigada flor <3
      Um beijo

      Eliminar
  2. Olha nem sabia que tinha o livro e nunca vi resenha em qualquer outro blog.
    Mas espero poder conhecer, até porque eu gosto do filme que foi adaptado sabe?
    Ele é legal e tudo mais, o problema mesmo é a vontade depois por conta dos chocolates. =x
    Mas gostei de tudo que você abordou e me parece ser envolvente. E legal você ter lido novamente, porque quando a gente tá na escola e quando se é nova a gente não dá muita atenção. Aconteceu isso comigo. Eu tive até trauma para ler depois por conta dos livros que mandavam a gente ler. Mas hoje eu leio praticamente todos os nacionais. Menos daqueles da escola =P

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por escrever coisas que não se vêem noutros blogues :) Eu fiquei com muita vontade de comer chocolate hehehehehe e não só. Doces no geral! hahahahaha
      Um beijo

      Eliminar
  3. Nunca li o livro de fato! Me falam que ele é lindo e pelo jeito tu gostou bastante.
    Adorei a capa gringa <3

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderEliminar
  4. Oi, Jéssica!
    Eu não conhecia o livro, mas já vi o filme e gostei bastante. Não tem como não se apaixonar pela história agora quero ler o livro também. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafaelle.
      Lê porque a história é linda. Embora o filme esteja muito bem adaptado também.
      Um beijo

      Eliminar
  5. Olá!

    Eu não li o livro nem vi o filme, mas não me interessei por essa história. Sei lá, de tão falada, acabei não me interessando. Quem sabe outro dia.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kamila!
      Talvez se der uma oportunidade goste, embora eu seja da opinião que se a pessoa não gosta não deve insistir, afinal tem muito livro bom por aí não é?
      Beijo

      Eliminar
  6. Ainda não li o livro, mas assisti tanto a versão original quanto o remake do filme, e também senti um pouquinho de medo XD, sei lá tudo tão colorido e artificial, mas realmente a obra possui uma mensagem bem importante.
    Nossa essa capa é incrível da vontade de comer

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi a versão original do filme :o apenas a do Johnny. Parece um chocolate hehehe
      Beijo

      Eliminar
  7. Oi Jess, sou da categoria de quem leu quando nova e ficou com medo e não entendeu muita coisa, hahaha. Ainda não tive a curiosidade de reler a obra para compreender melhor a obra, mas já vi a adaptação que por sinal, amo.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) A adaptação, pelo menos a do Johnny, que foi a única que vi, está mesmo muito boa <3
      Um beijo

      Eliminar
  8. Olá, Jéssica.
    Eu ainda não conhecia a história. Nunca tive vontade de ver o filme e para falar a verdade nem sabia que era livro hehe. Mas agora lendo a sua resenha, me deu muita vontade de ler ele e assistir também, já que é o Johnny Deep né? hehe Que linda a edição em inglês, pena que não sei ler em inglês.

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sil :)
      Lê hahahaha Nunca é tarde e podes gostar tanto como eu. Também não sei :/ Fico sempre triste por cuaa disso
      Um beijo

      Eliminar
  9. Oiii!

    Eu lembro de ter assistido a primeira versão quando era beem criança no SBT, depois assisti umas 10 vezes a versão com Johnny Depp <3 Eu adoro. Mas eu não tive a oportunidade de ler a obra; Fiquei feliz que tenha sido uma leitura agradavel e que os filmes não mexeram no enredo <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Tenho de ver a versão original, mas não sei porquê, essa ainda me dá mais medo hahaha Não costumo gstar muito de filmes antigos :/
      Beijo

      Eliminar
  10. Oiee.

    Vi o filmes duas vezes, porém, não conhecia o livro. O filme é muito cativante e cheio de descobertas e por isso fiquei curiosa em conhecer o livro, pois deve ser uma ótima leitura

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda :)
      Se gostas tanto do filme então tens de ler o livro hehehehe
      Beijo

      Eliminar
  11. Olá

    Eu assistir o filme e adorei,agora não sabia que tinha o livro,essa edição em inglês está simplesmente maravilhosa,vou tentar ler esse livro depois,adorei a dica e a resenha.

    Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liv :)
      Esta edição está maravilhosa. É pena que eu não saiba ler inglês. Obrigada flor ^-^
      Um beijo

      Eliminar
  12. Olá Jéssica,
    Sempre que o filme esta passando na TV eu paro para assistir.
    Agora fiquei fascinada por saber que existe um livo por trás disso, deve ser extremamente envolvente, pois o filme é!
    Adorei sua resenha e vou super anotar essa dica :o
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna :)
      Sério? ahahahahaha Então tens de ler o livro não é? Fico feliz por ter gostado da minha resenha.
      Um beijinho

      Eliminar
  13. Oi Jéssica!
    Não li o livro, mas assisti as duas adaptações. Confesso que, mesmo sendo fã do Tim Burton gostei mais da primeira. Também gosto de rever os filmes depois que li os livros. Tomara que vc goste mais dessa vez :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Ah!!! Eu fiquei com muita vontade de assistir. Adoro os filmes que já lançaram sobre a Fabrica de Chocolate. Mas confesso que vou só assistir o filme. Porque as minhas leituras estão em uma fila enormeeeee. Bjs adorei o blog, já estou seguindo e curtindo.

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Eu assisti o filme a muiiiitos anos atras e foi maravilhoso, lembro de ter assistido na escola no final do meu ensino fundamental.
    Eu não sabia da existência do livro, realmente fiquei muito curiosa e é bom saber que a adaptação tem poucas alterações. Também achei lindo a importancia da mensagem passada principalmente atraves de Charlie que é um amor de menino.
    Amei sua resenha,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Charilie é o tipo de menino muito raro hoje em dia, não é verdade? Já que gostas tanto da história, tens de ler o livro.
      Obrigada flor ^-^
      Beijo

      Eliminar
  16. Oi Jé!
    Eu amo o Jonny, e acompanho a seus filmes a muito tempo, esse em particular nunca me prendeu, porém sobre sua resenha do livro, a capa e sinopse não são atrativas pra mim, mas se me ariscasse um dia seria com a obra escrita, já que os livros são sempre muito melhores que as adaptações!
    Beijos
    Paulinha Juliana
    Overdose Literária - http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula :) Achei super engraçado me chamares Jé, porque acabei de mudar a minha assinatura do blog e o nome nos comentário para Jé hahahaha É assim que os amigos me chamam.
      Podes experimentar ler e talvez gostes.
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Oi Jéssica, eu só assisti ao filme até hoje e confesso pra você que eu não sabia que tinha um livro :o , mas fiquei muito curiosa para lê-lo, já que o filme é um dos meus preferidos e lembra muito minha infância, até deu uma saudade de assistir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kétrin, eu também não sabia, mas agora que sabes podes ler hehehehehe
      Beijinho

      Eliminar
  18. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem
    Um dos atores que eu mais gosto é o Jonny Deep, então,quando vi que lançaram uma versão desse filme estrelada por ele, não pensei duas vezes, e como sempre, ele me surpreendeu. Mas além dele, o ator que reprenta Charle também deu um show, sempre vejo os filmes dele também. De repente o filme que você viu e não gostou foi uma versão antiga, que eu também assisti, confesso que essa é mil vezes melhor. Não sabia que tinha livro, não vejo a hora de ler.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cila, tubo bem, obrigada ^-^
      Também amo o Johnny (que intimidade hehehehe). Por acaso não gosto muito do ator que faz de Charlie, mas sinceramente não sei bem porquê. Lê que é bom hehehehe
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Oii, tudo bem?
    Eu sempre fui apaixonada pelo filme A Fantástica Fabrica de Chocolate, sempre me imaginei lá dentro comendo vários doces rsrs. Eu tenho muita vontade de ler o livro, mas vou esperar meus ingles melhorar para poder comprar a edição que esta divina.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Giovana, tudo bem, obrigada :)
      Dá muita vontade de comer doces enquanto vemos o filme não é? Quem me dera conseguir ler em inglês :/
      Beijo

      Eliminar
  20. Olá. Não conhecia o livro mas já ouvi falar bastante em relação ao filme. Confesso que a premissa não me cativou tanto, mas fiquei bem curiosa mesmo assim, mas quero assistir mais o filme por ter o Depp <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Irisvanda :)
      Assiste o filme pelo menos <3 Mas leva doces para perto, porque vai dar vontade hahaha
      Beijo

      Eliminar