terça-feira, 18 de março de 2014

[Conversas Literárias] - Eu quero um e-reader

Conversas Literárias é uma tag onde eu falo e desabafo sobre qualquer assunto literário (e pode também ter a ver com a minha vida pessoal).
Oi meus amores, tudo bem? Para quem não sabe o meu aniversário está aí pertinho (3 de Abril) e eu por esta altura já ando a pensar seriamente no que quero, no que preciso e no que realmente irei pedir. O meu daddy não deve passar cá o meu aniversário e além disso ele já me deu a prendinha adiantada, que foi este menino lindo de onde vos escrevo (o meu novo netbook fofinho Acer Aspire V5 touch).

Mas o amô já começa a perguntar o que quero, e a queixar-se que não quer estar a oferecer-me outro livro (o que se há-de fazer? as pessoas pensam na sua maioria que livros não são realmente prendas -.-) e então surgiu-se-me uma ideia. Já que não pode ser um livro, que tal um e-reader? 


Para quem não sabe, um e-reader é um pequeno monstrinho eletrónico criado de propósito para que possamos ler os nossos e-books com toda a qualidade e com tranquilidade. Eu já estive à procura de informações e pelo que entendi existem dois tipos: o Kobo e o Kindle. Acontece que o Kindle (embora seja melhor pelo que eu percebi) ainda não vende cá em Portugal, mas temos o Kobo, aliás, vários tipos de Kobo.

Temos o Kobo Touch, o Kobo Mini, o Kobo Arc e o Kobo Glo. Eu decidi-me por este último, depois de ler muita e muita informação, de ver comparações, reviews por escrito e em vídeos no youtube, etc Este modelo é o mais recente (e por isso o mais carinho também) mas a meu ver é o melhor (óbvio) visto que não tem luz própria a menos que queiramos. Confusos? Passo a explicar. Este kobo não transmite luz como por exemplo um telemóvel ou um tablet, mas sim reflete a luz normal como um livro faria. No entanto temos a opção de ligar a luz para o caso de querermos ler no escuro. Esta função é muito importante para mim, visto que o que mais me faz confusão a ler no telemóvel e  no tablet é mesmo a luz, que acaba por me dar dores de cabeça.

Posto isto, já falei com o namorado, já andei a ver na Fnac e tal. Mas surge-me outra questão e que é a mais importante: valerá mesmo a pena? É que são por volta dos 160€ e a vida neste momento não está fácil. Ainda por cima agora que tenho este computadorzinho mini e lindo que levo para todo o lado, tornou-se muito mais fácil para mim ler os e-books e se comprar o e-reader será mais um peso para a minha mala, visto que o pc eu continuarei na mesma a levar comigo. Por isso, não será apenas um capricho meu? Não será algo para depois arrumar tal como foi o tablet, e a nintendo ds, e outros que tais?

Por isso vim fazer este post para pedir a vossa opinião, que mais que leitores são amigos e pessoas que entendem o meu ponto de vista (se amam livros têm de entender né?). Acham que devo comprar? Não estou a perguntar se vale a pena, porque isso já me disseram várias pessoas que têm um. Mas na minha situação, tendo um mini computador que levo para todo o lado, será plausível adquir um e-reader?

Beijinhos, Jessie*

8 comentários:

  1. O kobo é leve não te pesa nada parece uma pena mas convém comprares uma capa dps. Olha mesmo com um mini pc acredita que não tem nada a ver e vale a pena o investimento! A bateria dura muito mais do que o pc e o kobo podes mesmo levar para todo o lado e só te pesa nas maos, Até podes andar e ler x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li que a bateria dura quase um mês :o é muito mesmo :)

      Eliminar
  2. Oi,
    Ahh eu comprei um kindle e ele ainda nem chegou! Rs Optei por e-reader pq os livros estavam ficando mt pesados na bolsa, mas confesso vou sentir falta de ter o livro na mão.
    Viciados Pela Leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu memso que compra o kobo, não deixarei de comprar livros em papel. Aqueles que quero ler mais por curiosidade eu leio em e-book, mas aqueles que quero MESMO eu continuarei a comprar em papel.

      Eliminar
  3. Oiii!! Eu tenho um Nook da Barnes & Noble. Foi a primeira empresa a lançar esses aparelhos com tela E-ink, pelo q me lembro. Eu nao vivo sem ele e mesmo que carregues o note vale muito a pena. Eu posso ler meus livros onde eu quiser e com conforto. Na época que comprei também pensei ser capricho meu, mas a economia que eu fiz foi enorme. Eu leio os livros nele e pagaria muito mais se fossem livros de papel, que hoje eu só compro os mais essenciais.

    www.readerscompany.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez quero mais *-* eu se comprar o kobo, mesmo assim também continuarei a comprar os livros que mais quero em papel :)

      Eliminar
  4. Olá Jessie. :)

    Eu tenho um Kobo Mini, é pequeno, leve, que se transporta facilmente na mala e, embora o meu receio inicial, lê-se muito bem, apesar de o meu ser pequenino. Também te aconselho vivamente a que compres uma capa, elas são um bocadinho caras, mas às vezes aparecem umas promoções e é mesmo o melhor, pois ao andar na mala ou se o deixarmos cair evita qualquer problema. Só tenho pena que o meu não tenha essa particularidade da luz, que o Gio tem, pois não posso lê-lo sem ter a luz acesa, mas pelos quarenta e poucos euros que dei pelo meu e tendo várias particularidades, como tradução, sinónimos, possibilidade de sublinhar frases, ligação à internet, não me posso, de todo, queixar...

    Para pessoas como eu que não gostam de ler no computador, o e-reader é realmente uma mais-valia e se sempre o adquirires espero que gostes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Rita :)
      Cada vez tenho mais a tentação de comprar um... Ai meu deus! Vou desgraçar me

      Eliminar