sábado, 29 de março de 2014

[Viciados na Leitura] - Sonhar de Olhos Abertos


Hoje temos a dona do Sonhar de Olhos Abertos é a Catarina, portuguesa de 27 anos, adora ler enrolada numa manda quando chove, e numa esplanada quando faz sol. É viciada em filmes e séries e adora chocolate, café e chá. Considera-se uma mulher sanahdora.


1 – Como surgiu a ideia de criar o blog e de onde veio o nome?

Há cerca de 2 anos atrás comecei a seguir muitos blogs e canais literários e a minha paixão por livros que andava um pouco apagada ressurgiu. Comecei a ter vontade de criar um blog próprio partilhar os meus gostos literários, cinematográficos e televisivos. Finalmente, no dia dos Namorados do ano passado ganhei coragem. Como não queria que o nome fosse muito específico porque não queria só falar de livros baseei-me numa citação que gosto muito: “Reading is like dreaming with your eyes open” (ler é como sonhar de olhos abertos). E assim surgiu o nome “Sonhar de olhos abertos”. Confesso que não gosto especialmente do nome mas agora já não faz muito sentido mudar.


2 – O blog é direcionado apenas para livros?
Não, o meu blog acaba por ser um blog pessoal com grande destaque para livros, filmes e séries. Contudo, quando eu acho oportuno podem surgir outros conteúdos.



3 – Há quanto tempo está na blogosfera?

Este blog fez 1 ano do dia 14 de Fevereiro de 2014 mas já tive dois blogs anteriormente. Um dedicado a moda e beleza que durou 1 ano e meio e outro mais pessoal que durou apenas uns 3 meses.



4 – Há quanto tempo grava vídeos e como surgiu a ideia?

Em Maio do ano passado comecei a filmar vídeos para o Youtube mas entretanto tive de parar porque fiquei sem câmara. Confesso que não sei ainda se voltarei a gravar vídeos.



5 – Quais as tags aqui do blog? Pode falar um pouco sobre cada uma delas?

Eu tenho algumas rubricas no blog. Não têm dias fixos mas de tempos a tempos aparecem por lá. A nível literário tenho a “Minha biblioteca” (Rubrica onde mostro algumas das colecções de livros da minha estante) e a “Autor do mês” (Rubrica mensal sobre a obra, adaptações cinematográficas e vida pessoal de um determinado escritor). A nível de filmes tenho a “Sala de cinema” (Rubrica dedicada aos filmes que assisto no cinema) e a “Sofá e pipocas” (Rubrica dedicada aos filmes que assisto em casa). Tenho ainda a “Chá&Divagações” (Rubrica onde misturo divagações literárias e uma caneca de chá) e os típicos Top 10. Tudo coisas muito simples.



6 – Tem parcerias com editoras e escritores?

Não. Eu leio muito em inglês e de géneros diferentes por isso nunca tentei estabelecer parceria com nenhuma editora. Como o meu blog é também muito pessoal sinto que não faria muito sentido.



7 – Quantos livros de parceria recebe em média por mês?

Nenhum.



8 – Quantos livros lê em média por mês? Dá preferência aos de parceria, aos oferecidos ou aos que compra?

Leio entre 4 a 8 livros por mês desde que comecei o meu blog. Dou preferência, sempre que possível, aos livros mais antigos da minha estante.



9 – Costuma comprar muitos livros? Quantos em média por mês?

Houve um período no ano passado em que realmente comprava muitos livros, cerca de 4 ou 5 mensais. Neste ano decidi reduzir esse número. Ainda só comprei 5 livros e foram muito baratos.



10 – Quantos livros tem à espera para ler?

Até tenho vergonha de dizer:P Digamos que tenho entre 50 e 100 livros para ler. Contudo, se este ano conseguir comprar poucos livros e manter o ritmo de leitura do ano passado vou conseguir reduzir bastante a minha pilha.



11 – Costuma ler mais de um livro ao mesmo tempo? Porquê?

Não, é raro. Gosto de me concentrar num só livro de cada vez.



12 – Qual o livro que está a ler agora?

Estou a ler “Amor e Enganos” de Júlia Quinn. É um romance de época, o primeiro livro que leio da autora.



13 – Já escreveu ou gostava de escrever um livro um dia?

Apesar de gostar muito de escrever, sei que não tenho uma escrita bonita e acho que nunca seria capaz de escrever um livro.



14 - Livro(s) favorito(s):

Muito difícil:P Posso dizer que alguns dos meus livros favoritos são Jane Eye, Rebecca, O crime no expresso do Oriente, North and South, a saga Harry Potter, a saga Guerra dos Tronos, etc…



15 - Autor(a) favorito(a):

Gosto muito da escrita de George Orwell e Daphne du Maurier.



16 - Alguns blogs literários que visita:

Diário da Chris, A Thousand lives, Por detrás das Palavras, Little house of books, Páginas Encadernadas, O Prazer das Coisas, Singularidades de uma rapariga loira e muitos muitos mais. E o Fofocas Literárias claroJ



17 – Por último com toda a franqueza, o que acha do Fofocas Literárias tendo em conta o design, o conteúdo e a blogueira?

Em primeiro lugar, tenho de falar da blogueira. A Jessie é super querida e simpática. Gosto muito do visual do blog porque é fresco e jovem e combina com elaJ Quanto ao conteúdo, acho que também está muito bem. Eu e a Jessie temos gostos literários um pouco diferentes (temos gostos mais parecidos nas séries) mas vou sempre espreitando o seu blog porque gosto da maneira como ela escreve e estrutura os posts. Algo que também gosto no seu blog são as tags e o facto de ela publicar muitas novidades do mundo literário e do cinema/televisão. Muito obrigada pelo convite Jessie e continua com o bom trabalho aqui no blog.

Muito obrigada eu *-* foi um prazer ter-te aqui no meu cantinho. Volta sempre hehehe <3


Viciados na Leitura é uma  tag do blog onde colocoi entrevistas com vários outros blogs literários.  Se quiser participar basta deixar um comentário.

4 comentários:

  1. Ahhh essa coluna ficou linda, Jessie. Parabéns pela sua iniciativa. Achei demais. Adorei conhecer um pouquinho da Catarina (aliás, que nome lindo!!). e do blog dela. Quando sai o meeeu?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Kel. Ainda não sei. Eu não tenho datas fixas para cada coluna, limito-me a publicar o que quero quando tenho vontade e vou colocando as entrevistas conforme as pessoas me vão respondendo. Por isso ainda deve faltar um pouquinho para a sua entrevista aparecer. Mas quando eu publicar, ou agendar, eu aviso lá no blog a data ok? Beijo

      Eliminar
  2. Olá! Adorei o blog e já estou a seguir!!
    Começei o meu blog agora e por isso agradeceria imenso se pudesses visitar e talvez seguir! Ele está apenas no ínicio mas vai crescendo! :)

    XO, johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já visitei e agora somos parceiros ;) kkkk muito obrigada e gosto muito do blog

      Eliminar