quinta-feira, 8 de maio de 2014

Convergente - Veronica Roth


Título| Convergente
Série| Divergente
Autores| Veronica Roth
Editora| Porto Editora
Páginas| 416
Compre na Wook|  13.95€

Na verdade eu já podia ter feito esta resenha há uma ou duas semana satrás (já não me lembro bem quando acabei o livro), mas a verdade é que este livro trouxe-me tantos sentimentos controversos, quem sempre que eu abria o blogger para escrever a resenha, eu ficava parada sem saber o que escrever. Mas andei por aí a ler resenhas de outros blogues, já vi o primeiro livro da série (saibam mais aqui) e por isso estava mesmo na altura...

Eu estava muito assustada e com expectativas um pouco em baixo quando comecei a ler, porque a maioria das resenhas que eu tinha lido diziam que Convergente foi o pior livro da série, que baixava muito em comparação com os livros anteriores e que o final foi horrível.A única coisa em que concordo é que sim o final foi horrível, mas não como um final mal escrito, mas sim por ser um final triste e que com certeza aqueles que adoram a série não podem deixar de sentir angústia.

Neste livro tudo começa com a confusão instalada, após todos terem visto o vídeo da revelação da Edite Prior sobr eo mundo para lá da vedação. Evelyn acaba por se tornar uma tirana, dizendo que todos têm direito a escolher a fação a que pertencem, mas acabando por obrigar todos a abandonar as suas fações mesmo aqueles que não o querem fazer e proíbe toda e qualquer pessoa de atravessar a vedação. No meio de toda esta confusão surgem os Leais, um grupo que pretende sim ultrapassar a vedação para tentar descobrir a verdade e poderem fazer aquilo que Edite Prior lhes pede na vedação.
A estes juntam-se, é claro, a Tris e o Quatro, que então numa missão de fuga, conseguem chegar ao outro lado...onde começa a verdadeira aventura. Aqui saberemos realmente o motivo porque foram criadas as fações, o que existe para lá desse pequeno mundo criado, como as pessoas vivem e qual o papel dos divergentes, que passarão a ser chamados de Geneticamente Puros (não vou dar mais spoiler que isto...)

Não sei o que mais dizer sem conseguir soltar spoiler, porque tudo neste livro são revelações atrás de revelações, tanto do sistema, e da política como dos próprios personagens. Preparem-se porque vem com certeza muita carga emocional (principalmente com aquele final) e porque a Veronica deu numa de George R. R. Martin e pôs-se a matar toda a gente.  Temos também uma iniovação em relação aos livros anteriores, visto que desta vez os capítulos vão intercalando entre o ponto de vista da Tris e do Quatro, algo que eu realmente gostei bastante.

Como já tinha dito logo no início do post, eu não faço parte daquelas pessoas que odiou este livro, pelo contrário, e acho que aquele final foi um final, sim, completamente inesperado, mas não digo que tenha sido horríevel. Mais abaixo falo um pouco mais sobre a minha opinião em relação ao final, mas só quem já leu o livro pode ler. Para quem quiser, podem ler as minhas resenha de Divergente (aqui) e Insurgente (aqui) para saber o que achei dos livros anteriores.

ALERTA SPOILER (vamos conversar um pouquinho sobre o final)
Meu Deus! Quem poderia adivinhar aquele final? Juro-vos que imaginei de tudo quando li várias resenhas a criticar, mas nunca que uma das personagens principais fosse morrer. E mesmo após ter sido o feito o funeral da Tris, eu fiquei sempre à espera que dissessem que tinha sido apenas um esquema ou algo assim do género. Só quando o Quatro largou as cinzas dela (quem é que se emocionou também com esta parte????) é que realmente acreditei. Consegui segurar-me para não chorar porque estava num local público, mas digo-vos que fiquei completamente chocada e triste é claro. Apesar de tudo acho que foi um bom final, pois se todos os finais forem iguais, após tantas leituras torna-se cansattivo, por isso dou os parabéns à Veronica pelo bom fecho e acabamento da série.

Outra capa:

5 comentários:

  1. Concordo contigo.. este final foi concerteza uma coisa inesperada. Acho que autora tentou fazer um final diferente.. confesso que preferia que ela o tivesse feito de outra forma.. mas respeito o final. Também gostei deste livro apesar de o primeiro ser o meu favorito.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro também é o meu favorito. Na verdade, na maioria das séries, os primeiros livros são sempre os meus favoritos.

      Eliminar
  2. Ainda só li o primeiro livro mas estou super curiosa para continuar a trilogia, quando acabei divergente pensei que não tinha sido nada de especial mas passado alguns dias a pensar conclui que gostei. Infelizmente já sofri spoiler do final da trilogia (não pela tua resenha) e fiquei super chateada, mas pronto
    Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas daqueles spoilers mesmo grandes? Contaram-te o final foi?

      Eliminar
  3. Também gostei deste livro e não imaginava nada, nada, nada aquele final... Concordo que a autora deve ter tentado fazer algo diferente, mas tal como tu é a Chris, preferia que o tivesse feito doutra forma...
    O primeiro é o meu preferido, também! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar