domingo, 25 de janeiro de 2015

Tag - One Lovely Blog

Oi meus amores!
Encontrei esta tag no Heey Maria! e decidi responder por aqui. Basicamente são alguma perguntinhas a ver com o blog e eu achei muito interessante para responder visto que já lá vão 3 anos nesta "brincadeira" que é o blog e que acabou por se tornar algo tão importante na minha vida <3
Por que decidiu criar um blog e quando começou?
Eu tinha um blog sobre moda e beleza (que na verdade ainda tenho e que podem visitar aqui) que se chamava Fofoca Feminina (o novo nome é I am Jessie) e lá tinha uma rúbrica - Fofocas Literárias - onde eu fazia resenhas dos meus amados livrinhos. Mas então comecei a seguir blogs apenas sobre este assunto e senti imensa vontade de criar um também. E assim nasceu o Fofocas Literárias no dia 31 de Julho de 2014, numa tarde de Verão em que aqui a menina não tinha mais nada para fazer. Nunca me arrependi de tal atitude!

Quais os benefícios que o blog te traz?
Para além de ter finalmente com quem conversar sobre livros: pessoas que realmente me entendem e também gostam do assunto, também melhorei a minha escrita, conheci pessoas maravilhosas, fui apresentada a livros que nem sabia que existia e para além disso o blog também fez com que eu me entregasse e comprometesse com algo a 100%. Algo completamente inédito para mim, pis quando algo começa a ficar sério, tenho um certo medito de falhar e deixo as coisas a meio.

Qual é o post mais visualizado?
Até agora o post que tem mais visitado é o com fanart da série Percy Jackson (aqui) que conta com 2680 visualizações. Penso que seja porque é uma das séries mais lida hoje em dia (juntamente com Harry Potter é claro).

Você usa redes sociais?
Sim! A que mais utilizo é sem dúvida a página do facebook, onde coloco várias imagens engraçadas a ver com séries/filmes/livros, vou dando pequenas notícias, peço sugestões, etc Tenho também já à algum tempo o twitter, mas nunca fui de utilizá-lo muito. No entanto, um objetivo que tenho para cumprir em 2015 é dar mais atenção a esta rede social, juntamente com o instagram que criei apenas este ano. Ficaria muito feliz se seguissem :)

Como o blog tem evoluído?
Bastante! No primeiro ano foi devagarinho, mas em 2014 foi um pulo enorme. Confesso que ele cresceu mais quando eu parei de dar importância ao número de seguidores e sim ao número de comentários e pessoas que realmente se interessavam. Hoje em dia é raro o post que não tem pelo menos um comentário e isso deixa-me muito feliz. Preferia não ter mais seguidores, mas que os que tenho agora comentassem sempre porque é isso que realmente é gratificante!

Já viveu algum fato importante por causa do blog?
Penso que o facto que me deixou mais impressionada, e que foi através do blog, foi o facto de duas escritoras do Brasil quererem fazer parceria comigo e enviarem os livros tão longe só para eu poder ler. Também fiquei muito feliz quando a Paula Pimenta colocou no facebook a minha resenha de A Estreia, por ser a primeira resenha internacional. Digamos que foram os factos que me fizeram sentir realmente uma boa blogger !

De onde nasce a inspiração para escrever e continuar com o blog?
A minha inspiração acaba por vir de outros blogues que eu sigo e é sem dúvida uma necessidade. Cá em Portugal são raras as pessoas que leêm (sério, e os brasileiros ainda se queixam), por isso é muito raro encontrar por cá alguém que leia (na verdade não conheço ninguém pessoalmente a não ser minha meia irmã)  então eu sinto a necessidade de escrever para ter com quem compartilhar minhas opiniões.

O que tem aprendido a nível pessoal e profissional este ano?
A nível pessoal fiquei a conhecer-me um pouco melhor através de várias personagens com as quais me identifiquei e novas pessoas que conheci por aqui, e pessoalmente penso que também cresci, tornei-me mais responsável e criei um novo método de me organizar aqui no blog.

Qual conselho você daria para quem está começando agora no mundo dos blogs?
Como é óbvio, eu não sou nenhuma "expert" mas basicamente vou dizer o que eu gosto num blog. Penso que o importante é criar um blog porque realmente quer compartilhar com as pessoas o gosto pela leitura e não apenas para conseguir seguidores e parcerias. Escreva sobre aquilo que realmente gosta e não sobre aquilo que está na moda e acha que vai ter mais visualizações. Se quer um blog com feedback tem de se esforçar e não escrever um post hoje e depois só passado um mês, porque assim as pessoas não voltam. Por fim, aconselho a terem um bom design porque a verdade é que isso é a primeira coisa que as pessoas notam.

O que os blogs que você vai indicar têm em comum?
Eu vou indicar apenas os meus blogs parceiros (que podem ver aqui) porque acho que eles merecem e porque são todos blogues que eu realmente gosto e acesso sempre. Eles têm comum a diversidade que eu procuro em géneros literários, a maneira de pensar é parecida com a minha, e sem dúvida o carinho e a simpatia que todos têm comigo e com todos os seguidores é muito importante e decisivo na minha opinião também. 

Então é isso! Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre o blog e qualquer curiosidade que tenham podem perguntar nos comentários e eu responderei com todo o carinho <3 Não vou repassar a ninguém esta tag, mas gostava que todos os que tivessem oportunidade respondessem.
Beijinhos

18 comentários:

  1. Vou responder à tag!
    Uma das melhores coisa dos blogs é mesmo encontrar pessoas que têm os mesmos gostos que nós, neste caso os livros :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Responde hehehehe
      Verdade, eu por exemplo encontrei o teu blog, com o qual me identifico bastante ;)
      Beijo

      Eliminar
  2. Gente, eu não sabia que tu eras de Portugal. Sou do do Sul do Brasil (ava), e acho muito bacana quando descubro que pessoas de outros países, mesmo que seja com a língua parecida leem leem um livro de autor brasileiro, já que a literatura daqui nem sempre é valorizada. Sou meio leiga no assunto, mas nunca percebi na tua forma de escrever muito que indicasse que fosse de fora, na verdade, haha. Eu adorei a tag, é uma forma das pessoas conhecerem mais do blog e da própria blogueira, vou responde-la, com muito prazer. Adorei o que tu disse sobre reparar mais nos comentários do que no número de seguidores, foi aí que eu também comecei a notar o crescimento do meu blog e ver que eu tenho sim, leitores fieis, mesmo ele não sendo grande.
    Beijos e sucesso
    Desfocando Ideias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora sabe hehehehe Eu acho que o problema é que eu até já escrevo como no Brasil sabe? Muitas expressões são carateristicas daí, mas como eu leio muitos blogs brasileiros, acabo por ficar com essas "manias". Ainda bem que gostou e espero que responda :)
      Beijo e sucesso para você também flor

      Eliminar
  3. Que legal essa tag! Tô com vontade e irei faze-la em meu blog.
    Bjs Sucesso.

    Atenciosamente: umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Responda :) Eu queria que todos os bloguers respondessem porque eu acho muito interessante
      Beijo

      Eliminar
  4. Nossa, na semana passada escrevi este post, deixei agendado pra hoje e também te tagueei! (#conectados#)
    Lendo suas respostas, vejo que temos bastantes coisas com relação ao blog em comum, mesmo com todas as diferenças de idade, localidade e tudo o mais, e isso é muito legal hahah
    Nossa, eu não sabia que você tinha um Instagram para o blog, te segui com o do meu (@mundosdepapel)!

    Adan
    mundosnaestante.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. heheheheheh é sinal de que a parceria está a funcionar e temos gostos parecidos :)
      Obrigada por seguir no instagram <3

      Eliminar
  5. Olá, tudo bom e você?
    Eu to te respondendo aqui, porque no layout do meu blog não tem espaço para te responder :/ Mas te respondendo.... foi a minha primeira vez também que eu li um livro de princesas mesmo! E eu to adorando a série. Você mora em Portugal? Uau, que legal! Eu depois vou querer tricotar com você, querendo algumas dicas do blog, hihi. Estou no começo ainda :P

    Beijaaaaaao

    http://livrosdamadrugada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ingrid. Tudo ótimo obrigada <3
      Sim moro :) Pode perguntar o que quiser e no que eu puder ajudar pode contar comigo ;)
      Um beijo

      Eliminar
  6. Hey, Jessie! Adorei a tag, ela é ótima para vermos como é a relação do blogueiro com o seu blog, o que o levou a criar e tudo o mais. Super curti a sua resposta para o fato importante que te aconteceu por conta do blog! Com certeza deve ser uma emoção e tanto quando nosso talento é reconhecido e ultrapassa fronteiras! Beijos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Tici :)
      É ótimo <3 Fiquei muito orgulhosa e deu-me mais incentivo para o blog.
      Beijooo

      Eliminar
  7. Oiee! Adorei a Tag. Foi ótimo para conhecer um pouquinho mais de você e do Blog. Anotei aqui para tentar fazer lá no Blog também. Achei uma ótima forma de dividir com nossos leitores um pouquinho do que fazemos...
    Beijoooos.

    http://aquelaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Eu amo responder essas tags é a melhor forma do leitor conhecer melhor a blogueira. Gostei muito das suas respostas e achei você o seu blog ainda mais interessante. <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Gabi :)
      Ainda bem que gostou <3 Responda também no seu blog se puder ;
      Um beijo

      Eliminar
  9. Olá,
    Adoro essa TAG, também costumo usar redes sociais no blog, mas prefiro o twitter, acho mais divertida e interativa. Uso o Facebook pq é bom pra divulgar, mas não gosto muito...
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Inês :) Ou gosta mais de Gabriela?
      Ando a tentar utilizar mais o twitter e tenho gostado muito para fazer alguns comentários rápidos e dar algumas informações. Espero que as pessoas sigam.
      Beijo

      Eliminar