segunda-feira, 30 de março de 2015

[Entrevista] - Carine Raposo

1. Quando decidiu que queria ser escritora? O Penhasco foi a sua primeira tentativa?
Eu diria que ser escritora, surgiu como uma necessidade. Minha primeira tentativa de escrever um livro, foi aos 16 anos, mas acabei desistindo na época porque concluí a história com 6 páginas. rs Um certo tempo passou e a história do meu primeiro livro, O Penhasco, surgi praticamente pronta nos meus pensamentos. Desde o dia em que concluí o primeiro romance, escrever se tornou uma necessidade quase tão vital quanto respirar.

2. Como surgiu a ideia para O Penhasco? Os Personagens são baseados em alguém real?
O Penhasco era um lugar que eu gostava de imaginar antes de dormir. A paisagem surgiu uma noite em meus pensamentos, enquanto eu observava uma árvore que fica de frente para a minha janela. Eu passei algumas semanas assim, digamos que “viciada” no Penhasco, até um personagem invadir minha imaginação. Bem parecido com a forma que ele aparece para a Liza no livro. Daí em diante, só parei de escrever ao concluir a história.Eu levei nove meses para finalizar o livro. Sobre os personagens, enquanto eu escrevia, tentava sentir e pensar como cada um deles dentro das situações tensas que eles enfrentam ao longo do livro. Acho que isso me ajudou bastante no processo. Quanto a inspiração em pessoas reais, somente no aspecto da rebeldia da Raquel. Ela foi inspirada na irmã de uma amiga minha. Os outros praticamente nasceram na minha cabeça. rs

3. Como foi o processo para conseguir arranjar uma editora? Quanto tempo demorou desde que começou a escrever até ser lançado?
A trajetória teve várias reviravoltas. Como o retorno de editoras pode ser demorado e é muito difícil conseguir uma publicação ainda mais sendo um autor iniciante, quando consegui a Cadmo, estava caminhando com a obra para publicá-la de maneira independente. O processo foi longo e deu bastante trabalho. Mas lá na frente quando você segura o livro e vê todo o seu trabalho impresso naquelas páginas, você pensa: valeu a pena. Mais ainda quando um leitor vai até você e elogia a história. A sensação é indescritível.

4. Quem foi a primeira pessoa a ler a história finalizada? A quem ofereceu o primeiro exemplar?
Quando finalizei a história, enviei para dez conhecidos em pdf, e imprimi uma cópia que entreguei para minha avó, uma fofa. Ela foi a primeira a terminar de ler, e ainda fez um bloquinho com anotações sobre os personagens e cada coisa que aconteceu a cada um deles. Lembro que fiquei orgulhosa quando ela me disse: “ É um livro pra pessoas inteligentes!” rsrs

5. Já começou a escrever a continuação? Tem algum outro trabalho em vias de ser lançado?
Na verdade, tenho ideia para vários outros livros. No momento estou concluindo o segundo livro da trilogia, que será recheado de mistério, e uma nova obra um pouco diferente do Penhasco, sem o suspense, mas com um vilão bem assustador. Tenho muita vontade de escrever uma comédia também. E tenho outro livro sendo publicado gratuitamente no Wattpad, se chama Olhar de Fogo. Esse foi inspirado no Halloween e em abril estará disponível na Amazon.

6.Há alguma possibilidade de o livro ser lançado cá em Portugal?
Gostaria muito que isso acontecesse, mas no momento ainda não há previsão.

7. Reparei que partilha algumas imagens de Ian Somerhalder como Nate. O que acharia da ideia de O Penhasco virar filme? Quais os atores que escolheria para as principais personagens? (Nate, Liza, Raquel...) E se pudesse escolher o realizador?
Ah... o nosso homem misterioso, o Nate. Fisicamente, ele é inspirado no Ian Sommerhalder. Quanto a personalidade, não sei explicar. O Nate é o Nate. Aquele jeito fofo e protetor, acho que coloquei no livro como seria o homem dos meus sonhos. E tentei imaginar como alguém como ele agiria diante do que sentia, e diante dos diversos momentos tensos que ele e a Liza enfrentam no livro. Sobre as qualidades surreais, ficou por conta da imaginação mesmo. O elenco já possuo inteiro na cabeça. rs Para o Ben e Amanda, Jensen Ackles e Melissa Rauch. Nate e Liza, o Ian, claro. E a Liza como a Lily Collins. Para o Ethan, imagino o Daniel Radcliff.

8. Conte-nos alguma curiosidade sobre O Penhasco.
Eu voltei várias vezes na história antes de considerá-la completa e mudei muitas coisas. Por exemplo, quando comecei a escrever, a Liza (personagem principal) era narrada em terceira pessoa. Hoje no livro está em primeira pessoa.

9. Para além de escritora é também uma leitora. Quais os autores de que mais gosta e que mais a influenciam?
Não consigo escolher um como favorito, porque amo muitos. Mas posso dizer que uma série que me marcou no período da adolescência foi Harry Potter. E desde muito nova gosto de histórias com mistério, suspense e um toque de fantasia ou sobrenatural. Alguns dos livros e autores que mais me incentivaram a escrever foram: Stephen King, Lauren Kate, os livros da Saga HushHush e um livro especial, que não tem nada de fantasia ou sobrenatural mas me deixou encantada pela narrativa: O peso do silêncio. Por esse, eu me apaixonei.

10. Para finalizar, deixe um recado para os leitores do blogue, principalmente para aqueles que também sonham ser escritores um dia.
Para os leitores: Se ainda não leram O Penhasco, digo o seguinte: Se tiver coragem, leia. Se tiver sorte, acorde no Penhasco. Sobre a continuação, espero que percam o fôlego ao ler. O próximo livro, que se chama O Templo, virá com novos personagens intensos, mais ação, e muitas revelações que espero que sejam de derrubar o queixo. Para quem leu O Penhasco, sabe aquele final que deixa vocês com vontade de me matar? O final de O Templo está ficando ainda pior. =) Quem quiser pode ficar à vontade para me adicionar no facebook, aproveito e convido vocês a curtir minha página de autora e do livro. Estou sempre divulgando novidades, inclusive sobre meu novo livro, recentemente concluído e disponível gratuitamente para leitura no Wattpad. Se chama Olhar de Fogo. Agradeço ao Fofocas Literárias pelo convite para responder a entrevista. Adorei! Para os que sonham em ser escritores: Dicas de ouro que repito para mim a cada vez que encontro uma dificuldade: Planejamento, paciência e perseverança. Aprendi isso com o coaching literário que comecei a fazer após concluir O Penhasco.

Espero que tenham gostado da entrevista :) Não deixei nenhuma introdução no início do post porque não estava a conseguir escrever lá (também não entendi), mas enfim... Quero agradecer do fundo do meu coração à Carine por me ter dado a oportunidade de ler este livro maravilhoso e por ter acedido a responder  a estas perguntinhas desta mente curiosa ;)
Beijinhos

8 comentários:

  1. Adoreiii a entrevista. Eu estou planejando uma entrevista também com a Carine, gostei muitooo de O Penhasco. Também reparei que ela gosta muito do Ian kkkkk sempre tem montagens dele representando o Nate, mas eu não o imagino assim.

    Ameii as perguntas e as respostas.

    Ah veja a minha entrevista também com a Simone Taietti escritora do livro UMA VIDA PARA SEMPRE.
    Coleções Literárias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada kakakakakaka Po mim não tenho nada contra, caso haja uma adaptação e o Ian seja o escolhido hehehehehe gosto muito dele
      Vou visitar o blog pode deixar :)
      Biejo

      Eliminar
  2. Gostei muito do livro dela, e sua entrevista esta muito boa quem sabe um dia nun é minha vez de entrevistar ela kkkk, parabéns pelo post
    Abraços e Boa Semana!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) espero que tenha a oportunidade de entrevistá-la também

      Eliminar
  3. Jess, minha flor, tudo bem?

    Vim aqui te agradecer imensamente pela cartinha que você me enviou. Não sei há quanto tempo você mandou, mas recebi essa semana. Quase chorei. Muito obrigada pelo carinho, isso significa muito para mim. Adorei poder te conhecer através do blog. E tenha certeza de que um dia iremos nos conhecer, sim. Obrigada pelos marcadores, eles são lindos. Obrigada por ter se dado ao trabalho de fazer.

    Mas, agora, falando do post, adorei a entrevista. Acho que se um dia eu fosse escrever algo, a primeira pessoa a ler também seria minha avó. Sucesso para a autora

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kel :)
      Já faz bastante tempo que enviei a cartinha e já estive até para lhe perguntar se não tinha chegado nada. Tinha algum receio que extraviasse porque nunca mandei nada para tão longe. De nada :) FOi com um enorme carinho e fico contente por ter feito vc um pouquinho feliz. <3
      Um beijo enorme

      Eliminar
  4. Adorei a entrevista! Sempre é legal conhecer um pouco mais dos autores e do processo de criação deles, assim como a jornada árdua da publicação! E personagem fisicamente baseado no Ian Somerhalder? Já ganhou um ponto aí! hahaha Bjss

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi :)
      Foi assim que eu pensei kakaka quando vi que a personagem principal era inspirada do Ian colei logo kakakaka
      Beijo

      Eliminar