terça-feira, 5 de maio de 2015

Tag - Bullying Literário

Oi meus babies <3 
Sendo o Bullying Literário, infelizmente, algo tão presente e comentado atualmente, quando vi esta tag no Fascinada por Histórias decidi que seria algo ótimo para responder aqui no blog. Quero desde já convidar também para responder: Danii Reads, John's Report, Sétima Onda Literária, Por Uma Boa Leitura e Mundos na Estante.

1- Que tipo de livro normalmente ganha uma piadinha nada sutil? 
No geral eu penso que sejam os livros eróticos. Mas levando em conta as minhas escolhas, e daquilo que normalmente os amigos amigos fazem piadas, nesse caso é todo e qualquer livro que inclua, ou que a capa sugira, vampiros e lobisomens, pois para eles tudo se resume a Crepúsculo (que já agora é uma saga que eu adoro). 
Sim, ele brilha mas é gatoooooo :P
2- Sentes-te "gozada(o) pela família, amigos ou colegas de trabalho? 
Os amigos do meu namorado quando eu estou a ler costumam "gozar" um pouco comigo e chatear-me, mas eu sei que é na brincadeira e nunca levei a mal. Apenas é irritante quando eles fazem de propósito para eu não conseguir ler, e se não fosse o meu amor pelos livros, eu dava-lhes com ele na cabeça, mas enfim... kakaka de resto nunca me senti criticada ou levei com qualquer tipo de "piada mais agressiva" por ler. No caso da minha família, eles sentem-se até admirados e digamos que um pouco orgulhosos, por eu ler tanto.
- Ai que orgulhooo!!!!
3- Já foste hostilizada(o) no transporte coletivo? 
Nunca! Na verdade eu neste momento não utilizo muito o transporte coletivo, pois deixei o autocarro e comecei a ir a pé para a minha escola. Mas quando, por exemplo, ando de metro, costumo ler e nunca me senti hostilizada ou coisa do género. E sei que uma das minhas meias.irmãs lê todos os dias no transporte quando vai para a faculdade, e também nunca me falou de algo negativo que tenham dito ou feito por conta disso.

4- Sentes-te rotulado?  
Não propriamente, mas sei que as pessoas continuam a rotular aqueles que lêem de "nerds", "santinhos", etc Por isso, a maioria das pessoas quando descobre que eu gosto de ler e bastante costumam dizer que nunca pensavam que isso faria o meu tipo (tal como tirar boas notas, pois todos acham que devido à minha maneira de ser e falar, eu devo ser uma rebelde incontrolável.
Sou divergente, não posso ser controlada hahahahahaha
5- Ficha chateada(o) e com vontade de responder?    
Tal como disse acima, levo na brincadeira quando os meus amigos dizem que só leio "livros de vampiro". Mas eu odeio rótulos seja no que for, e acho chato esse assunto ter até chegado à literatura. Como o facto de alguém dizer que "aquele só lê livros de modinha, nem devia considerar-se leitor"... Fico fula com isso! Para mim, leitor é aquele que lê. Ponto final, parágrafo, travessão! Ler é ler e ponto final. Se a pessoa lê, então é um leitor, independentemente do género e etc

Espero que tenham gostado da tag, e já que fala de um assunto meio polémico, eu quero saber as vossas opiniões. E caso tenham alguma história com "bullying literário" contem também.
Beijinhos

9 comentários:

  1. Olá,
    Por vezes gozam comigo por estar sempre a ler ou por ter sempre um livro na mala, mas eu nem ligo.
    Beijinhos e boas leituras.
    Atmosfera dos livros

    ResponderEliminar
  2. Ah meus amigos tiram onda da minha cara por que eu gosto de Crepúsculo kkkkkkk
    Eu era muito fã kkkk
    Adorei o post. Acho que em breve vou responder a tag também.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li a saga toda do Harry Potter tinha perto de 30 anos e li a saga do Crepúsculo todinha também teve muita gente que ficou admirada, ainda para mais porque sou professora e devia dar o exemplo e ler coisas mais culturalmente aceites. Mas me orgulho porque meus alunos ficavam nos intervalos falando comigo sobre os livros e eu aproveitava para lhes despertar para outros escritores e eles iam levantar à biblioteca e liam e depois falavam comigo sobre os livros.
      Não tenho vergonha nenhuma de andar com livros de jovens adultos na rua e a ler, quem não tiver bem que se retire.

      Eliminar
  3. Uma tag original que nunca tinha visto!
    Obrigada por me passares :D

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por passares a tag! :D
    Nunca recebi nenhum tipo de hostilidade por ler!

    ResponderEliminar
  5. Oi, Jessie!
    Nunca sofri "bullying" por ler, ou pelos gêneros que eu leio, pelo contrário! Meus amigos acham isso uma das minhas características mais legais, e os outros até se admiram hahaha Sempre que estou com um livro grosso, por exemplo, alguém vem comentar "nossa, eu não leio nem os fininhos", sempre perguntam sobre os livros que às vezes levo para ler na escola, etc. E, se me chamam de nerd, não me sinto rotulado. Ao menos não de uma forma negativa, afinal amo me encaixar nesta categoria! E não dá pra negar, né? hahah

    Abraços, Adan
    Mundos na Estante

    ResponderEliminar