quarta-feira, 21 de outubro de 2015

[Conversas Literárias] - Mania de apressar as coisas

Mas só eu é que acho que este ano passou a voar? Ainda no outro dia estava eu a entrar para o 12º ano e agora já me encontro na faculdade. E se não sei para onde foi o meu verão, agora já me deparo numa das minhas estações favoritas, o Outono. Mas o post não é propriamente sobre isto. O problema é que, como se já não chegasse a rapidez com que o tempo passa, parece que as pessoas querem apressá-lo ainda mais...

Fui ao Ikea a semana passada, e esta semana à Primark, e não é que se vêm já enfeites de Natal por tudo quanto é lado? Vamos lá a ver se nos entendemos! A última vez que olhei para o calendário estávamos em Outubro, e estávamos mais perto do Halloween do que do Natal. Por isso pergunto, para quê essa pressa toda?!

E o triste , é que não é só nesta situação que as pessoas se apressam... A semana passada fui às compras com a minha irmã mais nova, que se diga de passagem tem apenas 11 anos, e ela adora maquilhagem, influências minhas se calhar, e pediu que lhe maquilhasse. Apesar de achar que ela é mesmo muito novinha, e lhe ter dado um sermão sobre isso, lá lhe passei um pouquinho de sombra, pois eu quando era da idade dela também gostava. Entretanto fomos à kiko, fazer umas comprinhas para mim, e qual não é o meu espanto, quando vejo três miúdas da idade dela, ou até mais novas, a comprarem maquilhagem :o

E falavam daquilo como se percebessem mais do que qualquer pessoa! "Dá-me ali aquele corretor verde para as minhas espinhas... Pensando melhor, o dinheiro não dá para tudo, vou levar o da minha cor porque dá para mais coisas O.o Fiquei chocada e depois não pude conter o riso quando a minha irmã, de metro e meio, me faz aquele olhar de "E tu ainda falas de mim?", que eu fiquei sem resposta...
Aquelas meninas vão ser o tipo de pessoa que no futuro se vai sentir frustrada, porque não souberam aproveitar as várias etapas da vida. Eu agora penso "Quem me dera ser pequena!", mas por um lado sei que na idade delas também queria crescer rapidamente. Mas para quê? Para quê apressar as coisas? Para quê querer ser adulto se vamos ter tempo para o ser quando lá chegarmos, mas depois não teremos tempo para ser crianças outra vez? Para quê apressar o Natal se quando for Natal já vamos estar fartas de ver o pinheiro e os enfeites e aí reparamos que o nosso Outono lá foi sem que o aproveitássemos.

Eu sou adepta da frase que diz "O que importa não é o lugar para onde vamos, mas o caminho para lá chegar", porque agora que sou mais velha (apesar de só ter 20 anos) sei o quanto isso é verdade. Ficamos ansiosas por um certo momento, uma certa data, mas depois o dia chega... e passa! A piada foi os momentos de ansiedade, a espera, porque depois já não há mais nada. Acontece-me isso no Natal, que acho imensa piada a espera pela meia-noite, mas por um lado não quero que chegue, porque depois parece que a maga acabou.

Por isso, parem de apressar as coisas! E quanto às lojas: não quero pinheiros, enfeites nem nada disso. Quero as mantas quentinhas de Outono, os enfeites de Halloween e as velas. Deixem as coisas de Natal para fins de Novembro. E meninos e meninas, aproveitem enquanto podem, porque a vida de adulto não é assim tão boa. Alguém concorda?

Beijinhos

24 comentários:

  1. Oi Jéssica,
    Ah! Eu adorei seu texto, muito bacana, você escreve bem, parabéns!
    Mas é sempre assim... Chega um momento na vida da criança que ela quer crescer logo, se tornar independente, ser adulta. Quando a fase adulta chega, só queremos deixa de lado um pouquinho todas as nossas preocupações, queremos voltar a ser crianças. Então pensamos: Puxa, porque eu não aproveitei mais? Porque eu quis que as coisas passassem tão rápido? Ou simplesmente admiramos o que está ao nosso redor e falamos: Como o tempo passa rápido! E o segredo é tão simples... Não apresse as coisas, aproveite cada momento, tenha paciência.
    Beijos! - Historiar

    ResponderEliminar
  2. Nossa, você falou tudo. Agora as pessoas não aproveitam mais a vida, como antes, estão muito apressados!

    Beijos.
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Apressar as coisas é complicado. A gente quer fazer tudo de uma vez e nunca dá conta. Eu sou ansiosa demais e tenho que lidar com isso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderEliminar
  4. Olá, Jéssica.
    Adorei seu texto, parabéns. Concordo com você, para que apressar as coisas? Acho tão bonito aquelas mães que vestem as crianças de crianças e não de minis adultos. Tem que viver cada uma das fases, para depois quando chegar na fase adulta, querer ser criança ou adolescente de novo.

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
  5. Seu post me deixou bem nostálgica!!! Sim, o ano passou rápido e a tendencia é que passe cada vez mais rápido conforme amadurecemos. Se pudéssemos parar...
    http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderEliminar
  6. Oie!
    Nossa, e como queremos que o tempo passe rápido! Sempre tem algo que desejamos fazer, e para isso, queremos que o tempo voe. E assim, não aproveitamos nada...
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderEliminar
  7. Olá, também acho chato essas meninas apressando as coisas e os pais que ainda apoiam! criança é criança e tem que se comportar como tal! quanto ao Natal, concordo com você, acho que está cedo mesmo kkk

    ResponderEliminar
  8. Ai, é bem isso mesmo. Mania de apressar as coisas, mas eu fui tão parada no tempo que aproveitei muito. Mas eu tinha muitos amigos e amigas e lugar para brincar e aproveitar e hoje os adolescentes não tem tudo isso. Mas acho absurdo querer fazer as coisas correrndo, sou bem mais "da antiga". Legal seu post.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderEliminar
  9. Olá Jéssica! Parabéns pelo seu belo texto! E você tem toda a razão, ultimamente, pegamos o hábito de apressar tudo, de querer tudo para ontem e esquecemos de viver o agora. E, muitas vezes, deixamos passar as coisas simples e belas que a vida pode nos dar. Linda a sua refleção! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oi Jess, adorei o texto. Realmente é cada vez mais frequentes enxergarmos essa pressa toda, seja pela idade ou pelo próprio mercado. Isso acelera tanto que realmente corremos o risco de não aproveitarmos o momento.
    Eu particularmente vivi todas as minhas fases conforme a minha idade, e construi muitas histórias por causa disso.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderEliminar
  11. Olá Jéssica,
    Concordo plenamente contigo sobre apressar as coisas, isso é muito, muito ruim.
    Vejo crianças - de 12 anos - querendo entrar em relacionamentos sérios e mantendo relações sexuais quando eu, nessa idade, mal queria beijas, pois achava nojento.
    Mas como a Beatriz disse aí em seu comentário, os pais apoiam! Ou, melhor, negligenciam o fato de terem um filho que precisa de atenção e dão a eles, simplesmente, coisas materiais.
    Adorei seu texto.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderEliminar
  12. Olha eu gostei bastante do seu texto e principalmente da sua citação em relação a sua irmãzinha.
    Hoje em dia os pequenos estão observando as coisas e aprendendo muito mais rápido. Querendo fazer as coisas que gente grande faz sabe? Eu tenho dois sobrinhos que ainda não chegaram nessa fase, mas quando chegar não quero nem ver, principalmente o Pedro. Mas mesmo assim isso faz parte da vida, o problema é que a cada dia que passa estou me sentindo mais velha viu? hahahahaah

    E outra coisa também, acho errado só algumas coisas.
    Tudo bem que as crianças tudo que vê quer igual aos adultos, mas os pais também tem que saber controlar. Saber ensinar o que é o certo e o que é errado, porque se não, tá perdido!
    Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-ordem.html

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Adorei o texto! E concordo com você! Nós temos mania de apressar as coisas, de tentar crescer antes do tempo, ou de fazer tudo correndo para acabar logo. Como você disse, o caminho é tão importante quanto a chegada e temos que aprender a aproveitar melhor as coisas.

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books

    ResponderEliminar
  14. Oi, flor.
    Gostei da reflexão. Também sinto que o ano está passando voaaaaaando. E acho que sou culpada por esse sentimento, porque nunca trabalhei tanto. Levo trabalho para casa, deixei de viajar para aproveitar os finais de semana em atividades profissionais, estou dormindo (no maximo) 5h por noite. Enfim, fiz péssimas escolhas… Acho que, de certa forma, também apressei a vida.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Oláá
    Concordo totalmente com o texto, eu aproveitei muuuuito quando criança, fui criança de verdade, sem pressa nenhuma de crescer e mesmo assim ainda sinto falta haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem
    É a pura verdade. Eu também não sei dizer o motivo, mas quando pequenos queremos ser grandes e quando grandes, queremos voltar a ser pequenos. A vida é estranha mesmo, risos.... Mas adoro o Natal e já gosto de pensar nele desde agora, e o que eu acho justamente a magia, é esse período, todos esses dias e meses antes da meia-noite, porque depois dela, realmente, tudo passa e o ano começa novoamente.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Oie!
    É a primeira vez que entro aqui no teu blog. Eu estava lendo o início e achei um pouco estranho porque você disse que estava chegando o outono, mas então lembrei que tu tá em outro hemisfério. Aqui no Brasil a gente está na primavera!
    Bem, eu fiquei um pouco nostálgica ao ler o teu post. Quando eu era criança aproveitava demais as coisas, brincava a beça, corria e fazia um monte de coisa, mas lembro também que queria crescer logo, porém somente para poder ser adulta e não receber ordens da minha mãe. Mamãe não colocava maquiagem em mim e nem deixava eu usar, ela sempre dizia: tudo em seu tempo. Naquela época eu não entendia e ficava com raiva, hoje vejo que faz mais sentido. É uma clareza as vezes tardia, mas que funciona.
    Ah, eu queria que aqui estivesse friozinho como aí, mas aqui tá um calor bem forte!!
    Beijin...
    Gostei do post!!
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Oi adorei seu texto , diferente de muitas meninas nunca tive aquela pressa de crescer sabe , parece que já imaginava que ser gente grande não é nada fácil a tantas responsabilidades que passamos a assumir , regras a se seguirem , quando somos crianças é tudo mais fácil , e quando vejo meninas e meninos querendo virarem adultos antes da hora me sinto muito triste ...

    OBS: O povo aqui em casa também já nos preparativos para o natal haha ,
    Os comércios realmente estão investindo nas decorações natalinas cada vez mais cedo como forma de chamar o publico para dentro das lojas.

    ResponderEliminar
  19. Oii Jéssica

    Ótima reflexão.
    O tempo não está apenas passando rápido, mas nós também fazemos questão de apressar as coisas, pulamos fases e etapas da nossa vida com pressa de chegar logo à etapa seguinte e depois, quando paramos para perceber que perdemos uma etapa boa, terminamos frustrados

    Entendo o comércio investir nas decorações natalinas, é o que dá o lucro e as pessoas querem lucro rápido e antes....rsrs
    Amo sua sinceridade nos seus textos, continue assim...

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderEliminar
  20. Adorei a reflexão! E é verdade né! A gente corre a vida toda, nunca ta contente com o presente momento sempre se preocupando lá na frente e assim as coisas vão passando! Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Belo texto!!!
    Realmente, temos a mania de apressar as coisas e muitas vezes nem percebemos isso. A gente passa os dias esperando que chegue determinado momento e assim que ele chega já estamos querendo o momento seguinte. Lembro que não via a hora de fazer 18 anos. Hoje daria qualquer coisa para poder voltar aquela época e aproveitar melhor as coisas antes dos 18... O jeito é tentar aprender... Afinal, nunca é tarde para isso.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderEliminar
  22. Adorei seu texto, muito reflexivo, isso de o tempo passar rápido e nem percebemos é bem verdade. Estou com 25 anos e sinto que não aproveitei o "antes", mas ao mesmo tempo me acho nova e posso aproveitar muito ainda. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderEliminar
  23. Olá... a vida de adulto tem as suas vantagens e desvantagens... na cabeça da criança ela só enxerga de que quando eu crescer vou ser livre e fazer o que eu quiser, elas não pensam que decisões sérias e nas responsabilidades... então para elas as coisas são simples e não adianta a agente falar... porque pra elas é assim e pronto... confesso que é muito cedo para ter enfeites na rua... aqui em São Paulo já tem em alguns lugares.... eu acho que nessa época as coisas ficam mais coloridas, mas assim como você prefiro que isso aconteça lá para a terceira semana de novembro, afinal o natal é só no final de Dezembro.... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Oi Jéssica, tudo bem?

    Adorei o seu texto e concordo com tudo o que você disse, e adorei essa analogia com o ano passado voando e as crianças querendo logo ser adultas. Acho que não adianta apressar as coisas, pois depois não temos como voltar atrás, e ficaremos frustadas por não ter aproveitado as coisas no tempo certo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderEliminar