segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A Marca das Runas - Joanne Harris



Título| A Marca das Runas
Série| Crónicas das Runas
Autor| Joanne Harris
Editora| edições ASA
Páginas| 528

Sabem aquele provérbio que diz "Não se deve julgar um livro pela capa"? Ele foi criado devido às pessoas que não liam certos livros por acharem as capas muito feias e acabavam por perder histórias maravilhosas. Pois acontece que o mesmo também acontece! 

Este livro chamou-me a atenção devido à sua capa linda, em tons de verde, com elementos que nos remetem à fantasia, à magia.... e quando li a sinopse ainda mais interessada fiquei e jurei que iria juntar algum dinheiro para poder comprá-lo. Pois foi um dos piores erros da minha vida!

A Marca das Runas conta a história de Maddy Smith, uma rapariga de apenas 14 anos que sempre foi tratada na sua cidade como uma aberração,  por causa de uma runa impressa na sua mão direita, algo que a Ordem (mistura entre uma seita religiosa e um concelho) abominava e dizia que era obra do Diabo.

O padre Nat Parson tem um verdadeiro pavor da menina e sonha com o dia em que vai prendê-la. Maddy até aos sete anos desconhecia as runas e qualquer história sobre aquela estranha marca e o seu poder. Ela sabia que era diferente e que podia fazer coisas que as outras pessoas não entendiam porém jamais havia sonhado com algo como magia e goblins até conhecer Zarolho.

O estranho andarilho despertou a atenção de Maddy porque apesar da sua aparência velha e cansada ele irradiava cores vivas, fortes como uma pessoa nova (Maddy via cores, uma espécie de aura, à volta das pessoas). Desde então Zarolho (que também tinha uma runa) concordou em ensinar tudo o que podia a Maddy sobre a Antiga Era, as runas, os seus poderes e os seus deuses. Ele contou-lhe histórias sobre Asgard, a cidadela dos deuses, sobre o Ragnarök, que foi o fim do mundo e o nascimento da Nova Era, dos novos conceitos e da Ordem. Maddy não sabia se existiam outras pessoas como ela e Zarolho...

Em uma sucessão de acontecimentos inacreditáveis Maddy vê-se no centro de uma trama entre deuses antigos, a Ordem e um oráculo muito egocêntrico e mentiroso. Em pouco tempo tem que lidar com sua verdadeira identidade, com as verdades que Zarolho ocultou por todos aqueles anos e com as consequências que a libertação do oráculo e a entrada no mundo abaixo da colina vão trazer. E aí começa uma aventura que não me convenceu.

Em primeiro lugar não acho que uma criança de 14 anos fizesse, pensasse, achasse aquilo tudo. Os meus 14 anos não passaram assim há tanto tempo, e eu sei que nessa altura já me achava uma mulherzinha pronta para a vida, mas também sei ver que não faria metade do que ela fez, mesmo que fosse muita corajosa ou o que quer que seja.

Além disso a história é muito confusa. Muitos personagens, muitos lugares, muitos mundos, muitas eras, muitas guerras... No início do livro tem um mapa que nos tenta dar uma ideia dos mundos e do modo como eles estão situados, mas mesmo assim eu perdia-me e muitas vezes li páginas apenas por ler, mas nada ficou retido na minha cabeça.

Também não gostei nada dos personagens! Nat Parson é um homem mesquinho, muito retrogada sem um dedo de testa e que me irritava a cada segundo que aparecia. Maddy parecia-me ademasiado madura para a sua idade, de uma forma chata e irritante. O oráculo tirava a paciência a qualquer um. No meio disto tudo salva-se mais ao menos Loki, que era suposto ser um dos maus da fita, mas que foi o único que me trouxe alguns bons momentos nesta leitura.

Por isso a minha humilde conclusão é que foi um dos piores livros que eu já li na minha vida! Só os três últimos capítulos foram mais ao menos interessantes, e isso é muito pouco num livro com  528 páginas. Tem continuação e o segundo livro - A Luz das Runas - já foi lançado. Sei de muita gente que leu e gostou, por isso nada melhor do que tirarem as vossas próprias conclusões.



Love, Jéssica
Outras capas:


9 comentários:

  1. Nossa, que pena que você não gostou do livro! É muito ruim quando isso acontece, não é mesmo? Mas enfim, que venham os próximos!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, mas acontece e ainda bem que são raras as vezes.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá!!!, Deus te abençoe, amiga amei o seu blog sucesso, já estou te seguindo, Aguardando Retribuição.
    Canal Youtube:http://www.youtube.com/NekitaReis
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz quando leio uma resenha sincera destas pois não perco tempo e nem dinheiro com livros que não valham a pena. Espero que tenha mais sorte da próxima vez.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das coisas que acho mais importante num blog. Temos de ser sinceros com os nossos leitores, afinal eu só faço isto por gosto, não recebo nada e por isso quero é partilhar as minhas verdadeiras opiniões. Obrigada por seguir :)
      Beijo

      Eliminar
  4. Fiquei muito interessada. Beijos

    http://passionforbooks1.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não acho que valha a pena o interesse. Não gostei mesmo. Mas gostos são gostos.
      Beijo

      Eliminar
  5. Gostaria de ter lido a tua opinião antes de o ter comprado. Concordo contigo em quase tudo. Muito confuso, e a personagem mais marcante acaba por ser aquela que era a má da fita.
    Já vi o segundo volume à venda mas sinceramente não acho que o vá querer ler, quando tenho tantos e tantos livros, e provavelmente melhores, à espera que eu lhes pegue.

    PallasAthena

    livreo.wix.com/livreo
    facebook.com/PallasAthena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena não ter conseguido ler a resenha antes. Eu também não vou comprar o segundo, não tenho intenções nenhumas de continuar com esta série.
      Beijo

      Eliminar