sábado, 28 de setembro de 2013

[Viciados na Leitura] - Rehab Literária

A tag Viciados na Leitura já andava um pouquinho desactualizada né?  Por isso hoje venho com a linda Carol do Rehab Literária, um dos meus blogs favoritos que é super arrumadinho, atualizado e com resenhas ótimas. Vamos lá saber as respostas da Carol.
1 – Como surgiu a ideia de criar o blog e de onde veio o nome ?
Desde que eu descobri os blogs literários eu adorei a ideia de criar um meio para falar só sobre livros e só com pessoas que também se interessam pelo assunto e aí cresceu uma vontade muito grande de também expressar as minhas opiniões e pontos de vista sobre as minhas leituras. Por isso eu criei o blog, para poder recomendar livros que gostei e discutir opiniões diferentes com os outros leitores. O nome foi bem complicado porque todos que eu pensava já existiam e eu queria um nome que fosse fácil de falar e de lembrar, então como eu já tinha escolhido o subtítulo ("Ponto de encontro para jovens viciados em livros.") eu resolvi fazer uma brincadeirinha e optei por Rehab Lietrária. 

2 – O blog é direcionado apenas para livros ?
O maior foco são livros e assuntos ligados a eles, como, por exemplo, a coluna Filme X Livro em que eu comparo o livro com a sua adaptação. Mas tenho planos de fazer outras colunas que falem mais sobre filmes e séries em geral. Mas a maioria dos posts são sobre livros e vai continuar sendo assim, já que esse é o objetivo do blog.

3 – Há quanto tempo está na blogsfera ?
O primeiro post do blog foi em Maio do ano passado, portanto faz um ano, mas eu considero como começo dia 26 de Agosto que foi quando comecei a levar a sério o blog. Faz pouco tempo, mas não me vejo mais sem o blog e sem os meus leitores.
4 – Há quanto tempo grava vídeos e como surgiu a ideia ?
Gravei meu primeiro video em Fevereiro porque acho essa ferramenta uma forma muito interessante de se relacionar com as pessoas que leem o blog e também uma forma de atingir um outro tipo de público que se concentra mais no Youtube. Mas, infelizmente, depois desse video fiquei sem câmera então por enquanto não estou podendo gravar.

5 – Quais as tags aqui do blog ? Pode falar um pouco sobre cada uma delas ?
A principal é a Resenha que são postadas conforme eu termino as minhas leitura e depois tem: a Resenha Internacional onde eu falo sobre livros que eu li em inglês e que não foram lançados no Brasil ainda,  o Lançamentos que é postado sempre no começo de cada mês onde cito os livros que vão ser lançados naquele mês e que chamaram a minha atenção, o Filme x Livro onde eu comento as adaptações de livros que eu já li e tem a TAG onde eu respondo tags que acho interessantes. Nenhuma tem uma frequência definida, mas tento postar, no geral, no mínimo três vezes por semana. 

6 – Tem parcerias com editoras e escritores ?
Não tenho ainda e, apesar de ter planos para fazê-las no futuro porque facilita bastante o trabalho, por enquanto o blog se mantêm muito bem sem parcerias.

7 – Quantos livros de parceria recebe em média por mês ?
Com não tenho parcerias, nenhum.

8 – Quantos livros lê em média por mês ? Dá preferência aos de parceria, aos oferecidos ou aos que compra ?
Normalmente leio em média cinco livros por mês, mas isso varia muito dependo dos meus compromissos fora do blog. Mesmo não tendo parceria eu divido a minha lista de leitura em duas: os lançamentos do mês que me interessaram e os livros que quero ler e que não são lançamentos e procuro intercalar as duas. 

9 – Costuma comprar muitos livros? Quantos em média por mês ?
Eu leio muito em ebook e por isso compro mais ebooks do que livros físicos o que sai um pouquinho mais barato e me permite comprar uma quantidade razoável de livros por mês que é normalmente a quantidade que leio, em média cinco livros. 

10 – Quantos livros tem à espera pra ler ?
Muitos. Muito mais de cem com certeza.

11 – Costuma ler mais de um livro ao mesmo tempo ? Porquê ?
Não, porque eu tenho uma péssima memória. Tanto que tenho que terminar de ler e resenhar o livro antes de começar outro porque senão posso confundir e/ou esquecer algumas coisas.

12 – Qual o livro que está a ler agora ?
Estou lendo Insurgente da Veronica Roth.

13 – Já escreveu ou gostava de escrever um livro um dia ?
Gosto muito de escrever e pretendo sim escrever um livro algum dia, mas ainda não tive a ideia certa para começar e terminar.

14 - Livro(s) favorito(s):
Essa pergunta é extremamente difícil e sinceramente tenho tantos que prefiro nem falar para não deixar nenhum de fora.

15 - Autor(a) favorito(a):

Também tenho muitos, mas atualmente são: John Green, Rick Riordan, Sarah Dessen, Cassanda Clare e outros.

16 - Alguns blogs literários que visita:
Visito muitos, mas com mais frequência os blogs Garota It, Mon Petit Poison, Minha Estante, Livros e blablabla e Livros e Bolinhos.

17 – Por último com toda a franqueza, o que acha do Fofocas Literárias tendo em conta o design, o conteúdo e a blogueira?
Conheci o seu blog a pouco tempo e gosto bastante do design, mas acho que ficaria mais interessante ter pelo menos uma cor mais intensa como destaque para dar mais "vida" ao blog. Já em relação ao conteúdo e a blogueira não tenho nenhuma ressalva, gosto bastante da diversidade de assuntos dos posts e você é muito simpática. E, por último, queria agradecer de verdade ao carinho e por ter me chamado para ser entrevistada, é extremamente gratificante ver que alguém gosta do seu trabalho que você faz com tanto carinho. Espero não ter decepcionado nas respostas, é minha primeira entrevista então deem um desconto haha.
Carol você é uma fofa *-* e muito obrigada por ter querido participar aqui nesta rúbrica do Fofocas. É uma honra poder entrevistar a autora de um blogue que eu gosto tanto. 
E espero que todos tenham gostado das respostas da Carol e que corram já para visitar e acompanhar o Rehab Literária.

8 comentários:

  1. Estou louca para ler Insurgente, o problema está sendo tempo! Também sempre visito o blog Livros e Bolinhos, rsrsrs...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro Insurgente está demais *-* em breve terá resenha dele aqui no blog (e antes terá tmb de Divergente).

      Eliminar
  2. Adorei a tag e suas respostas
    também tenho mta vontade de escrever um livro... mas não consigo passar as idéias pro papel =)
    bjus
    Isis
    minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se algum dia conseguir, nós estaremos aqui para dar nossa opinião e apoio *-*

      Eliminar
  3. Oi Jéssica, vim agradecer de novo pelo carinho, adorei responder a entrevista. Fico muito feliz que você goste tanto do Rehab. Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Adorei a entrevista flor, muito bem feita.

    Estou te devendo um e-mail, mas sou tão esquecida kkk se você quiser me mandar um e eu respondo rs

    imdjeniferdias@hotmail.com

    Com amor,
    Djeni
    acidamentesensivel.com

    ResponderEliminar