domingo, 13 de outubro de 2013

Tag: A minha vida como leitora

Vi esta tag no blog Central de Leitura e achei bastante interessante por isso decidi responder. Adoro responder este tipo de questionários e já estava com saudades, por isso preparem-se para respostas gigantescas...

PASSADO

1- Com que idade você começou a ler?
O meu pai ensinou-me a escrever quando eu era muito pequena. Ainda nem tinha idade para entrar na escola, então eu mais ao menos desde os 4/5 anos que leio, mas coisas muito pequenas e frases soltas. Mas ler mesmo foi ao 12/14.

2- Qual o nome do primeiro romance que você leu?
Não me lembro, mas deve ter sido um do Nicholas Sparks, porque quando comecei a ler comecei pelos livros que já tinha cá em casa, do meu pai, e a maioria era Nicholas.

3- Que livro considera ter desenvolvido em você o gosto pela leitura?
Harry Potter, sem qualquer dúvida. Foram os primeiros livros que eu li sem imagens e que eu dizia que eram enormes, e agora sei ver que eles não são tão grandes assim. Depois de devorar toda a série, parti para outros livros.

4- Qual é a sua primeira recordação de você lendo?
Os meus pais desde que eu era bebé que decidiram comprar toda a coleção da Disney para mim, para quando eu fosse maior. Havia um senhor então que vinha uma vez por mês entregar esses livros em minha casa (acho que fazia parte de um clube de leitores) e eu estava em cima da minha cama "supostamente a ler". Acontece que eu era muito pequenina, então o senhor ficou muito abismado, mas na verdade eu não estava a  ler. Eu já tinha visto o filme um milhão de vezes, então eu sabia a história de cor, e conforme eu ia vendo as imagens, eu narrava o que sabia. kakakakakakaka


PRESENTE

5- Atualmente, quantos livros tem?
Uih. Não sei mesmo! Preciso ir contar agora?? Por favor não. Um dia quem sabe eu decido contar e conto. Mas não tenho assim tantos. Não devem passar dos 100... Infelizmente a minha mini biblioteca ainda é mesmo MINI :c

6- Qual deles é o seu favorito?
Não consigo escolher só um né? Adoro Belo Desastre, Nómada e Anna e o Beijo Francês e O Limite da Atração (livros únicos). E Casa da Noite (house of Night), Twilight, Saga do Tigre, Jogos Vorazes e  Harry Potter são as séries do meu coração.

7- Qual é o mais odiado?
Talvez seja A Marca das Runas. Uih, eu odiei memso de morte esse livro. É enorme e uma completa perda de tempo. Também não gosto da série Sangue Fresco (li e tenho os 3 primeiros), mas acho que A Marca das Runas é ainda pior.

8- Qual é seu gênero literário favorito?
Sobrenatural. Amo tudo que seja fantasia, porque para real já chega a minha vida e eu quero é fugir disso. Também adoro romance adolescente e distopias. Então juntem sobrenatural numa distopia e que contenha um romance adolescente e está perfeito ;)

9- Com que frequência você lê?
Tento ler um pouquinho todos os dias, embora nem sempre possa ler muito devido à minha vida de estudante que já me ocupa bastante tempo. Mas normalmente eu não passo um dia sem ler...

10- Prefere literatura infantil, juvenil ou adulta?
Juvenil sem dúvida. Mas prefiro ainda mais infanto-juvenil (uma mistura de infantil e juvenil) e new adult (mistura de juvenil e adulto).

11- Defina sua leitura: lenta, intermediária ou rápida?
Acho que é intermédia nos tempos de aulas e rápida nas férias. Quando estou de férias eu devoro livros uns a seguir aos outros... Pelo menos é o que o meu pai diz ;)

12- Quem é seu autor favorito e por quê?
Se só posso escolher um, eu escolho a Stephenie Meyer porque até agora não há nenhum livro dela que eu não tenha gostado. Amo Nómada (contrariamente a muitas pessoas), que é A Hospedeira no Brasil e quanto à série Twilight, é mesmo muito especial para mim. Devo ter lido Crepúsculo pelo menos umas 12 vezes.

13- Prefere livros com capa dura ou brochura?
Capa dura. São muito mais resistentes e ainda por cima acho que fica muito mais bonito.

14- Qual seu protagonista favorito e por quê?
Não consigo escolher. Amo Travis Maddox (quem não??), Jacob, Ren, Mr. Kadam, Kishan, etc e tal

15- Qual seu antagonista favorito e por quê?
Sei lá...

16- Qual livro quer ler e ainda não conseguiu ler?
A continuação da Saga do Tigre que ainda não chegou a Portugal :c


FUTURO

17- Pretende ou já trabalha em uma carreira relacionada com a literatura?
Pretendo trabalhar em alguma editora. Estou a tirar o curso de línguas e gostava muito de trabalhar num mundo relacionado com livros. Quem sabe né?

18- Acredita que os e-books ultrapassarão em vendas os livros físicos?

Eu espero que não. Pessoalmente nem gosto de ler em e-book. O primeiro livro (e único por enquanto) que li foi No Limite da Atração (resenha em breve).

19- Pretende incentivar a leitura para seus filhos?

Claro. Eu até marco as quotes com marcadores florescentes (agora algumas pessoas vão me matar) para que eles possam ver quais as partes que mais gostei, e me façam perguntas sobre isso.

20- Você acha que seu país vai se tornar uma nação de leitores?

Nunca. Infelizmente as editoras por cá não trabalham nesse sentido. Não há tanta publicidade como no Brasil. Não há parcerias, não enviam livros para blogueiras, não há kits, feiras de livros (como a Bienal), etc

10 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu comecei a ler com 12 anos e hoje tenho 14 tenho quase 150 livros e não sei como peguei o gosto pela leitura, porque minha mãe e meu pai nunca tiveram esse abito, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pai só ganhou o habito de ler, aos 30 anos. Por isso, vai se sempre a tempo :)

      Eliminar
  2. Excelente postagem. Eu comecei a ler por minha conta, na minha nunca houve hábito de leitura.
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada *-* se não fosse meu pai eu não teria começado a ler

      Eliminar
  3. Oi, flor, tudo bem?

    com certeza Harry Potter também foi um divisor de águas para mim. Depois que comecei a ler a série é que me interessei mais pela leitura por hobbie mesmo, sabe? E não apenas como uma obrigação para o colégio. E vou te confessar, não curti o Travis! Não mesmo =P

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kel, tudo ótimo obrigada *-*
      Sei de outras pessoas que não curtiram o Travis, então não se sinta só, mas eu me apaixonei... fazer o qué né? kkkkkk
      Beijo

      Eliminar
  4. Oi! Que pena que em seu país não há tanto incentivo a leitura pelas editoras, mas vai que você consegue parceria com uma do Brasil :D quem sabe né... eu também comecei a gostar de ler gom Harry Potter, é o máximo né!
    Amei seu blog, beijos
    mentes-magicas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Nenhuma editora brasileira quer fazer parceria comigo porque os portes são muitoooooooo caros e não conseguiriam enviar livros para mim.
      Beijo

      Eliminar
  5. Também prefiro livros com capa dura. Concordo que HP desenvolveu o gosto de muitas pessoas pela leitura. Minha irmã começou a amar os livros a partir da série.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita gente desenvolveu a leitura tmb com a série Percy Jackson. Eu só li o primeiro e não achei piada, mas pretendo ler os proximos porque dizem que melhora.

      Eliminar