sábado, 22 de março de 2014

[e-book] - A Seleção - Kiera Cass


Este foi o segundo livro que li em e-book e naõ me arrependo nada. Tive apenas o problema de que como li a maioria no meu telemóvel, certas partes deram erro, então alguns parágrafos eu não li, mas isso não trou nenhuma da perfeição do livro.

A Seleção apresenta-nos a um mundo distópico e a um país, Illéa, onde a monarquia prevalece e a população está dividida em oito castas (conforme o número da casta avança, isso quer dizer que é mais pobre, ou seja, a casta 1 corresponde aos reis e a 8 ao povo mais pobre). Sempre que o novo príncipe tem de escolher uma noiva, há um grande concurso no país, intitulado A Seleção, onde uma rapariga (independentemente da sua casta) tem a oportunidade de ser a escolhida e tornar-se da realeza.  O concurso é gravado e organizado como uma espécie de reality show, e transmitido na televisão.

America é uma rapariga que pertence à casta cinco, a casta dos artistas. Ela esconde um romance proibido com Aspen, um rapaz da casta Seis, algo que é proíbido por elei e que ela sabe que a sua mãe nunca aceitaria, pois quando se casa com uma pessoa de uma casta inferior, passa-se imediatamente a fazer parte desta.  Mesmo assim ela ainda sonha com esse romance e com um possível pedido de casamento. Porém, ela acaba por receber a carta de convocação para a Seleção e embora ela ache um absurdo participar  num concurso para ser a "mulher" de alguém que ela nem sequer conhece, a America acaba por inscrever-se após muita insistência da mãe, da irmã e de Aspen, pois este diz que nunca se conformaria que ela perdesse esta oportunidade.

Ela está certa que não será sorteada, mas entretanto ela e Aspen terminam e no meio desta enorme desilusão algo inesperado acontece ... ela torna-se uma das 35 selecionadas e  vai para o palácio onde concorrerá ao coração do Príncipe Maxon. Aí começa uma grande aventura, onde conhece 34 raparigas completamente desconhecidas até então, e algumas com temperamento bastante difícil (né Celeste???)

O livro é muito bom! Adoro a America, embora como sempre eu não me consiga identificar muito com este tipo de personagem a quem acontece algo extraordinário e elas "não estão nem aí", e pouco se importam com o dinheiro e a fama e pronto. Não é que eu seja assim tão interesseira e materialista, mas convenhamos... é o príncipe, uma coroa, dinheiro, a oportunidade não só de viver melhor mas também ajudar a família inteira e no meio disto tudo ela ainda arranja uma maneira de distrair a mente e o coração e esquecer o Aspen, por isso, como é que ela não se importa???

Ma enfim! Não somos todos iguais, e mesmo assim eu acho que ia adorar tê-la como amiga, pois apesar de tudo ela é muito parecida comigo: teimosa, sem papas na língua (nem com o príncipe), improvável, curiosa, etc Acho muito bonita a amizade que ela acaba por desenvolver com o Maxon e falando do triângulo amoroso... eu não me consegui decidir ainda se sou Equipa Maxon ou Equipa Aspen.

O Aspen errou e irritou um bocado com algumas atitudes, mas acho que ele acabou por se redimir e é muito fofo <3 no entanto o príncipe Maxon também é uma fofura. Mas pensando bem, acho que pelo menos por enquanto, sou Equipa Aspen, mas depois de ler a continuação logo se vê. Estou mortinha por ler a Elite e venho logo contar-vos se a minha opinião mantêm-se. 

Aconselho muito, e caso tenham a oportunidade de comprar em livro físico (para nós, cá em Portugal, ainda não é possível), não exitem em comprar porque as capas são lindaaaaaaas <3 quero muitoooo. Alguém já leu? O que acharam?

Boas leituras, Jessie*

4 comentários:

  1. A Seleção é o tipo de livro que prende a atenão do início ao fim. Primeiro porque você não entende porque raios existe uma seleção para um príncipe escolher uma esposa. Quer dizer, não seria mais normal ele escolher uma princesa, alguém da mesma classe? Por que uma pessoa normal? E então a gente começa a entender como Illéa surgiu e a forma de governo que o rei - detesto ele - propõe à população. E aí, quando você se dá conta,você já tá tão focada ana leitura que não dá pra largar o livro.
    Eu sou totalmente Team Maxon. Mas, admito, quando li o primeiro livro não gosyava nem do príncipe e nem do Aspen. Achava ambos uns chatos. Mas então, quando li O Príncipe, eu simplesmente fiquei encantada pelo maxon e passei a compreendê-lo melhor.
    Já li A Elite e O Guarda e, assustadoramente, passei a simpatizar um pouquinho pelo Aspen, ams só um pouco.

    http://spencer-pretty.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a história é muito complexa e maravilhosa. Acho que é um dos pontos que nos faz gostar tanto da narrativa. É complexa e ao mesmo tempo simples <3

      Eliminar
  2. Adoro muito este livro.. Neste género é um dos meus favoritos.. E apesar de o segundo não ser tão bom.. eu adorei também.. agora estou ansiosa para que saia o terceiro.. :D
    É pena ainda nenhuma editora cá o ter pegado. :(
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdades. Acho que seriam livros que iam agradar a muita gente :)

      Eliminar