quinta-feira, 6 de março de 2014

Wreck This Journal (Destrua este Diário)

Muita gente deve saber o que é, outros nem tanto, mas a verdade é que já faz o maior sucesso no Brasil e Estados Unidos (e nós também queremos cá em Portugal). Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano, mas Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este Diário convida-nos a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esquecer a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir.

Pelo que dizem, e também pelo que me é possível observar,  é muito divertido brincar com este "livro".Com ele podemos fazer aquilo que não sonhamos, pelo menos a maioria dos amantes de livros, em fazer noutros livros (ou diários), como escrever, pintar, colar, sublinhar, e até mesmo comer rasgar (eu morria só de pensar em fazer isto num dos meus livros "normais"). Além disso o livro é recomendado para todas as idades, para os mais novos será importante alguém que os ajude, mas ainda assim eles podem aproveitar e divertir-se.

O livro tem tato sucesso que vê-se imensos vídeos no youtube, imagens em vários sites e ainda posts e mais posts que falam sobre o assunto. Tem até uma página no facebook (https://www.facebook.com/destruaestediario) onde todos podem partilhar a sua experiência e fotos da sua criatividade ;) a nós resta-nos esperar que uma editora traga esta ideia maravilhosa para Portugal. Deixo-vos com alguma sinpirações <3




























































10 comentários:

  1. Acho fantástico o que as pessoas conseguem fazer com este diário.
    Pena que eu não tenho tanto talento/criatividade assim =/

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu acho que caso o tivesse, é tudo muito giro mas eu não ia conseguir fazer kkkkkk

      Eliminar
  2. Adorei o post com as imagens <3
    Pena que não sou tão talentosa, mas existem tantos artistas aí fora...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que não conseguiria fazer nem metade, mas adoro pesquisar e ver o que os outros fazem :)

      Eliminar
  3. UAU fiquei fascinada, estão aí ideias brutais :D

    ResponderEliminar
  4. só mesmo artistas para fazer isto e ter tanta criatividade =) a ideia está girissima! E destas todas nem sei qual foi a minha preferida - gosto de tantas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gostei muito memso e estou a pensar em recriar algumas coisas apenas num papel normal, porque é lindoooo <3

      Eliminar