domingo, 26 de outubro de 2014

Eragon - Christopher Paolini


Título| Eragon
Série | O Ciclo da Herança
Autores| Christopher Paolini
Editora| Edições Asa
Páginas| 576
Compre na Wook|  13.95€

Só terminei e ler este livro ontem mas como já tenho outras resenhas em atraso decidi despachar já esta. Na verdade foi uma releitura, pois eu já tinha lido Eragon à mais ao menos 3 anos atrás. Requesitei na biblioteca este, o Eldest (segundo livro) e o Brisingr (terceiro livro) mas nunca consegui terminar a série porque a biblioteca nunca adquiriu o último - A Herança. No entanto, deu-me muita vontade de concluir e por isso decidi voltar a reler todos e comprarei A Herança, e depois conforme for podendo irei comprar os outros para poder ter a coleção toda.

Penso que só por isso já dê para perceber como eu adoro esta série não é? Conta-nos a história de Eragon, um simples rapaz até então, que mora com o tio e o primo Roran, até que um dia, enquanto caçava, encontra uma pedra que aparenta ser muito valiosa. Só que, aquilo não era uma simples pedra, mas sim um ovo de dragão, algo que se pensava estar extinto há muito tempo. Há muitos anos, tinha sido a era dos Cavaleiros de Dragão, até que um deles, Galbatorix, os traiu, matou e proclamou-se rei, e assim continua até aos dias de hoje. Mas o achado de Eragon muda tudo isso, e uma nova era irá começar.

Este livro é maravilhoso, com uma história complexa e bem trabalhada, personagens bem desenvolvidos e muito bem escrita. Posso até dizer-vos, que estava tão embrenhada na história, que só reparei que ela era contada na terceira pessoa (algo que odeio) quando já estava quase no fim. É daqueles livros que nos apegamos tanto que não queremos que acabe por nada, e nunca existe um momento parado, ou então, quando não há ação, temos piadas sarcásticas, ou histórias impressionantes de elfos e anões, ou paisagens maravilhosas a serem descritas.

Algo que também torna este livro tão bom, tal como mencionei anteriormente, é a construção dos personagens. Todos têm uma história, e é possível entender sempre os motivos que os levam a tomar certas decisões... até o Galbatorix. Neste livro a maioria dos personagens ganhou o meu coração e vou falar um pouco sobre cada um, mas tentando não dar spoilers sobre nada. Em primeiro lugar temos a Saphira, que é o dragão e é maravilhosa. Os dragões são seres muito inteligentes (considerados mais inteligentes do que os humanos até) e sempre que ela falava eu ficava rendida, desde que fosse algum conselho sentido para Eragon, uma piada sarcástica, ou até a amiassar alguém ela tinha piada. Apesar de ela não ser propriamente uma mulher, visto que é um dragão, para mim ela é quase a representação do feminismo. É poderosa, inteligente, defende-se sozinha, luta por aquilo em que acredita... enfim! Eu quero um dragão <3
Temos também o Brom, que para mim é um personagem muito bem construído, e aquilo que vamos descobrindo sobre ele ao longo do livro é fantástico. Ele tem aquele humor sarcástico que me faz tanto rir e que eu adoro, mas para além disso é super amigo, inteligente e esperto (que para mim são coisas muito diferentes). Depois temos a Arya, uma elfo que tal como a Saphira também representa um pouco o poder feminino, Angela, a bruxa excêntrica que me faz tanto rir, Solembum, que não vou falar sobre ele, e Murtagh, que penso que seja melhor também descobrirem sozinhos. E por último, e não menos importante, Eragon, que mostra ser um protagonista à altura. Na verdade é para mim um dos melhores protagonistas de sempre, porque não é daqueles que resolve tudo e às vezes nem sabe como, ou então só por sorte sabem? Ele luta realmente, erra, precisa de ajuda, e tem noção de que não é "a última coca-cola do deserto", mas também não está sempre a dizer "ai coitadinho de mim, que eu não posso, não sei, e não quero".

Este livro é uma ótima iniciação a esta série maravilhosa, e posso dizer-vos isto de antemão, visto que já li os dois seguintes. Eu sabia que tinha gostado desta série, mas já não me lembrava o quanto era especial, e é de mencionar que o autor, quando escreveu este livro, tinha apenas 20 anos, e eu com 19, não me imagino a escrever algo assim nunca, quanto mais num futuro próximo. Resta-me dizer-vos que leiam, e que caso já tenham visto o filme, esqueçam isso. Pois foi uma das piores adaptações literárias. LEIAM <3

Beijinhos
Outras capas:

2 comentários:

  1. Oi Jessie!
    Só uma coisa: acho que de tanto você amar a série Beautiful Creatures, acabou botando o nome dela ali em cima ao invés do Eragon, haha. Eu amo O Ciclo da Herança e todas essas outras capas de Eragon são muito legais também! Eu não gosto da Arya, ela esnoba muito o Eragon, já a Nasuada é uma personagem que eu admiro muito mesmo! Tenho um carinho especial pelo Murtagh e pelo Solembum também <3 Ah, pelo que eu li o Christopher tinha 15 anos quando escreveu o Eragon! Isso mesmo! Ele é muita inspiração para mim!
    Beijinhos!

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Renata :)
      Verdade hehehe tinha a cabeça noutro lugar :P Obrigada por me avisar.
      Neste primeiro livro Arya ainda não aparece muito, e apesar de eu já ter lido os outros dois livros seguintes, já foi há tanto tempo que nem lembro, então por enquanto eu gosto dela. Murtagh também tem um lugarzinho muito especial no meu coração.
      15? Meu deus! Se eu já estava admirada, imagine agora :o
      Beijinhos e obrigada por comentar <3

      Eliminar