terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Academia de Vampiros - Richelle Mead


Título| Academia de Vampiros
Série| Academia de Vampiros
Autores| Richelle Mead
Editora| Contraponto
Páginas| 264
Compre na Wook|  10.00€

Finalmente eu li! Toda a gente falava bem desta série mas nunca tive muita vontade de lê-la, até porque aqui em Portugal a editora decidiu abandonar a série a meio e não lançar os restantes livros. Mas então eu vi o filme (resenha já prontinha :P) e fiquei chateada comigo mesma por ainda não ter lido. Eu gostei tanto que já vi o filme duas vezes (algo que eu nuuunca faço).

Para quem não sabe nada sobre esta série, Academia de Vampiros é, tal como o nome indica, sobre vampiros (juraa?? daaa!!!) mas neste mundo existem 3 tipos diferentes. Assim sendo temos os Moroi, da realeza, que necessitam beber sangue, e podem andar à luz solar embora esta seja desconfortável. Os Dhampir, que são treinados única e exclusivamente para serem guardiões dos Moroi. Estes são metade humanos, metade Moroi, podem tanto beber sangue como comer comida normal, e o sol não lhes afeta minimamente. Por último, temos os Strigoi, vampiros do mal, que bebem apenas sangue de Moroi, e  não podem andar ao sol. Há duas formas de se transformar num Strigoi: 1) por iniciativa própria, bebendo o sangue de alguém até à morte ou 2) ser transformado por outro Strigoi.

Ao primeiro pode parecer um bocado confuso mas é bastante fácil. Então, como protagonistas temos Lissa (Vasilisa) que é uma Princesa Moroi e que pretende a uma das 12 casas mais importantes da realeza, e Rose, guardiã de Lissa e também sua melhor amiga. Lissa perdeu os seus pais e o seu irmão num acidente de carro, onde apenas ela e Rose sobreviveram. Assim ela torna-se a ascendente ao trono por ser a última da linhagem Dragomir, uma das famílias Moroi mais importantes.

No início do livro Rose e Lissa são apanhadas (eles eram fugitivas) e levadas de novo para a Academia. Ao princípio não sabemos o porquê de elas terem fugido, mas com o tempo tudo se vai encaixando. Não quero dizer muito mais da história, mas digamos que a Lissa é bastante especial, assim como a Rose, até porque elas possuem a "ligação", algo muitíssimo raro em que um damphir consegue sentir as emoções do moroi que protege.

Eu demorei a ler este livro, porque eu sabia que quem contava a história era a Rose, e muitos diziam acha-la muito impulsiva nas decisões. Além disso, e isto não é spoiler, ela apaixona-se pelo seu tutor Dimitri, que é 10 anos mais velho que ela, e embora eu não tenha nada contra relações de grandes diferenças de idades, também não é algo com o qual eu consiga me envolver. Mas ainda bem que li, porque eu simplesmente amei a Rose, e até vos digo que embora este tenha sido o primeiro livro de 2015, é capaz que ela seja a minha melhor protagonista feminina deste ano. E quandto ao romance com o Vladimir, eu acabei por engolir a língua e também eu me apaixonei hehehe

Tal como eu disse no início, eu vi o filme primeiro, mas isso não fez com que eu gostasse menos do livro. Muito pelo contrário, acho que se não tivesse feito por essa ordenm, se calhar não teria gostado tanto de ambos. Estou ansiosa por continuar com esta série! Alguém que também goste? O que acham da Rose? Têm a mesma opinião que eu? Contem-me tudo sem spoilers dos próximos livros por favor :)

Beijinhos

10 comentários:

  1. Ainda só consegui ver o filme, mas quero mesmo ler o livro :) Ainda me deixaste com mais vontade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom <3 Para quem vé o filme primeiro, adora na mesma o livro e adora o facto de ele ser aind amais completo. Sem deixar de amar o filme <3
      Beijo

      Eliminar
  2. Olá,
    Já estava estranhando o nome e capa e pensando: "oxente, eu já vi um livro idêntico com outra capa". Mas aí vi que é edição de outro país, rsrs. Tenho, inclusive, os 3 primeiros dessa série aqui em casa, mas nas capas nacionais.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Inês :)
      Eu acho as capas de cá mais bonitas (algo muito raro de acontecer) mas é pena que tenham deixado a série a meio
      ~Beijo

      Eliminar
  3. Quando estava naquela febre de Crepúsculo, algumas amigas minha haviam me indicado >muito< a série, mas como não achava o livro físico pra vender acabei adiando a leitura. Eis que quatro anos depois resolvi dar uma outra chance a série, já que iria ter uma adaptação, e amei! Com certeza foi umas das séries que mais gostei de ler em 2014, o engraçado é que os livros vão evoluindo ao decorrer da série, assim como os personagens.
    Eu não achei que o filme fez jus ao livro, mas ainda sim eu gostei do filme (se eu excluir da minha mente o livro hahaha), achei bem trash, adorei os atores escolhidos, ficaram bem parecidos de como eu imaginei, mas o filme poderia ter sido BEM melhor! Uma pena que não vai ter o segundo filme e não poderei ver o meu querido Adrian.
    A Rose virou uma das minhas personagens favoritas, mas ainda sim tem coisas na personalidade dela que não me agradam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi também uma das minhas melhores leituras de 2014 e quero muito continuar coma série este ano <3
      Eu amei o filme porque vi primeiro, e por isso não tinha expectativas. Acho que acaba por funcionar muito melhor assim.Eu queria muito que houvesse o segundo filme e o terceiro e o quarto e todos kakakaka
      Eu adoro tudo na Rose, pelo menos até agora e acho ela muito parecida comigo.
      Beijo

      Eliminar
    2. Não haverá mesmo um segundo filme? Está confirmado?

      Eliminar
    3. Eu não sei se é 100% confirmado, mas foi o que ouvi dizer e li na maioria dos blogs.

      Eliminar
    4. Pois, também já andei a pesquisar e encontrei este site com a petição para realizarem o segundo filme: https://www.change.org/p/girls-vote-for-frostbite
      Se der em alguma coisa sei que desta vez contribuí! Acho mesmo que mereciam a oportunidade de realizar o resto da "série" ou então que terminem, porque o final do filme deixou a desejar... :/

      Eliminar
  4. Eu tbm amo muito a rose e me identifiquei muito com ela

    ResponderEliminar