sexta-feira, 19 de junho de 2015

Habibi - Craig Thompson


Título| Habibi
Autor| Craig Thompson
Editora| Devir
Páginas| 672
Compre na Wook| 35.99€

Esta resenha vai ser muito difícil de escrever porque foi daquelas leituras que eu acabei sem saber se gostei ou não, se valeu a pena e se voltaria a comprar, mas eu pretendo falar de tudo o que eu achei pontinho por pontinho, e assim vocês tiram as vossas próprias conclusões ok?

A primeira vez que eu ouvi falar e vi este livro, foi num vídeo de compras da Mariana do Mary Rad Hair, e para falar a verdade não me chamou muito a atenção por dois motivos: primeiro porque era banda desenhada e não era o tipo de livro que eu me interessasse e segundo porque ela comprou em inglês e como nunca antes tinha ouvido falar, eu nunca pensei sequer que já tivesse sido traduzido para português mas... um dia enquanto passeava pela Fnac deparei-me com a zona de BD e decidi espreitar (visto que uma das coisas da minha listinha a fazer antes de morrer era ler algo desse tipo) e vi então o Habibi e peguei apenas para ver as ilustrações, e qual não é o meu espanto quando vejo que é em português. 

Mesmo assim deixei o livro lá quietinho, porque 39.00€ por um livro eu nunca daria na minha vida (ou pensava eu...). Mas a ideia foi ficando enraizada na minha cabeça, comecei a procurar resenhas, as imagens e ilustrações cativaram-me e lá me decidi eu a comprar na wook e cá veio ele parar. Fiquei chocada com o peso do bicho, sério, parece a bíblia e amei o cheiro #doida Mas quanto à leitura...

Habibi conta-nos a história de duas crianças que vivem na Índia e que veem os seus destinos traçados de um momento para o outro. Basicamente a história resume-se a disso, e quem nos conta a maioria é a Dadola (protagonista feminina), recorrendo a flashbacks para que consigamos perceber o porquê de ela se encontrar naquela situação atual.
Apesar de a história ser relativamente simples, ela é retratada de forma fria e real, por isso temos cenas de sexo, crianças a serem vendidas, escravatura e muito mais, por isso quem for ler não pode mergulhar na história de ânimo leve pois algumas cenas são bastantes fortes, e sendo elas retratadas em imagens, são mais fortes ainda. E as pessoas teem também de entender que fala bastante de religião (que não é o cristianismo) chegando até a tar várias passagens e histórias do Corão.

A história na minha opinião deixa um pouco a desejar, e a própria capa do livro retrata os momentos mais importantes e contém spoilers. Mas a arte é linda, apenas em tons de preto e branco que davam vontade de colorir (a mim dava, juro, e só não o fiz com medo de estragar). Se gostei? Gostei. Mas penso que se voltasse atrás não voltaria a comprar pois é muito caro para aquilo que eu acho que valeu.

Alguém já leu? Qual é a vossa opinião? Beijo

6 comentários:

  1. QUE INVEJA!!
    Quero tanto ler mas o preço... :(

    Bem já ouvi falar muito bem mas também já ouvi que não é assim tão bom e agora com a tua opinião, fico menos vontade de ler...so preço tmb não ajuda, só se ler mesmo na fnac hihi mas tinha de ficar lá uma tarde inteira :P

    beijinhos Jessie!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente e infelizmente, não acho que tenha valido o preço, mas pronto, foi uma experiência diferente e o meu primeiro HQ.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá.
    Por acaso andei a namorar esse livro. A história em si pareceu-me ser interessante e percebi que esteticamente é um livro bonito e em bd. Mesmo assim não decidi comprar porque tenho outros livros que prefiro ler primeiro. Neste momento não é um livro que pretendo comprar (nem sei se irei comprar) sobretudo pelo preço :/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Débora
      Penso que o preço que pagamos é mesmo pela edição, que é lindíssima, do que pela história, que sinceramente não me valeu assim tanto.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei da resenha Jessie. Parece ser um livro bem diferente e interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar