segunda-feira, 24 de agosto de 2015

[Conversas Literárias] - Dicas para as editoras portuguesas

Olá meus amores!
Hoje venho com um assunto muito importante: muita gente pode não saber (isto porque a maioria dos meus seguidores são do Brasil), mas as editoras portuguesas e consequente a relação blogger-editora, é muito diferente do Brasil, e por isso há muito tempo que eu queria fazer este post. Basicamente é uma espécie de carta para as editoras de cá, com algumas dicas de coisas que na minha opinião eles deveriam mudar ou começar a fazer. Pode parecer confuso mas vão perceber conforme eu escrevo, e caso alguém concorde comigo, façam uma espécie de abaixo assinado nos comentários hahahaha porque quem sabe pode ser que consigamos fazer a diferença ou então não...
Parcerias
A primeira coisa que eu tenho a comentar é o tipo de parceria e o modo como se fazem as parcerias. Aqui em Portugal há bloggers/youtubers que são parceiros de algumas editoras, mas até há bem pouco tempo eu nem sabia como realmente funcionava porque não se fala abertamente sobre isso. E apesar de agora eu saber em que consiste essa parceria, eu continuo sem saber o que tenho de fazer para conseguir eu também... 
Sempre que me dou ao trabalho de perguntar, seja por comentário ou mensagem privada, as pessoas ignoram, como se fosse um segredo. E eu já mandei e-mails a várias editoras, para saber qual o processo, e apenas me dizem que não estão a fazer parcerias ou nem sequer respondem. Então agora sim vem a dica: fazer inscrições no início do ano, onde qualquer blogger/youtuber se pode candidatar, e depois lançar uma lista com os escolhidos. Acho que assim seria muito mais justo e as editoras poderiam tomar conhecimento de novos bloggs/canais literários.
Kits/Box's
Depois de feitas as parcerias, acho também que é importante cativar os parceiros, e isso pode ser feito com kits especiais como fazem no Brasil. Aí vem algumas pessoas dizerem que infelizmente isso não é possível cá em Portugal porque as editoras não têm dinheiro para isso porque infelizmente as vendas de livros são muito baixas. Se é verdade, talvez! No entanto, como em todos os negócios, é preciso um pouco de investimento. Se as editoras tivessem mais parceiros e fizessem kits especiais, gastariam mais, mas depois a divulgação seria enorme, e neste momento a sociedade é muito influenciada por aquilo que vê na internet e redes sociais. Se mais pessoas falassem, mais pessoas iriam querer. Então um pouquinho de esforço é o que falta neste caso.
E outra coisa que pode fazer com mais pessoas comprem livros, é o lançamento de boxs de séries completas. Por vezes eu tenho bastante curiosidade numa série, e aí eu vejo que ela já foi toda lançada. Então na maioria dá preguiça, porque eu sei que se eu gostar vai demorar tempo até eu poder comprar o seguinte e mais tempo ainda para eu conseguir completar. Então se existissem box's com a série completa, nesse caso era mais fácil e mais motivador, juntar aquele dinheiro e depois ter a série completa, além de que colocar descontos nesse caso é também mais um incentivo.
 Série abandonadas/Sem previsão de lançamento
Agora vou falar de coisas que as editoras fazem mas não deviam fazer. E a coisa mais irritante para qualquer leitor, é quando as editoras deixam as séries a meio. Eu percebo que por vezes não há gente suficiente a querer aquela série, mas tudo é uma questão de lógica. Se editarem o primeiro livro e depois desistirem, ainda se entende mais ao menos, e mesmo assim é chato. Mas o problema é quando a série é composta por 4 livros, a editora lança os primeiros 3, e depois decidi que não vai lançar mais. Aqui em Portugal temos o exemplo da série Academia de Vampiro, que são 6 livros ao todo, e a editora decidiu lançar 4 e não lançar os últimos 2. Isso é chato, e por mais 2 livros... Assim claro que não tem compradores para aquela série, pois ninguém vai comprar sabendo que não tem todos! A maioria prefere então comprar online e em inglês, e assim se perdem compradores por aqui.
Mas também tem aquele problema de que não dizem que a série foi descontinuada, mas não têm previsão de lançamento para o próximo livro. Tipo... Meus Deus do Céu!!! Temos os exemplo da Saga do Tigre da Colleen Hoock, que aqui foi lançado até o terceiro livro, que já faz quase 2 anos que foi lançado, e então mando e-mail à editora e dizem que não têm previsão de lançamento. E então eu digo, compensa comprar livros assim? Não, pois se eu soubesse preferia ter comprado as edições em inglês e pelo menos já estava completa. Então isto é muito importante, porque parece desrespeito para com os leitores.
Novidades tardias
E por fim, algo que eu acho que é muito importante: as editoras têm de ser mais rápidas com as novidades. É lançado um livro muito bom lá fora, muita gente lê e adora, sai no Brasil, toda a gente ama, e só quase um ano depois é que as editoras portuguesas decidem lançar também. Fizeram isso com Trono de Vidro (que ainda vai ser lançado o primeiro no final deste ano), Rainha Vermelha (que só vai ser lançado em Setembro), os livros do John Green e muito mais... Isso é ridículo e burrice... Óbvio que se um livro sai e as pessoas sabem ler inglês, se demora a sair cá então vão comprar em inglês mesmo, e quem não sabe ler em inglês, que é o meu caso, espera que seja lançado no Brasil e lê em e-book, mas não ficámos à espera que as editoras de cá se lembrem de lançar. Então isto é uma das coisas mais importantes: abram os olhos por favor!!!
Acho que ficou um bo-ca-di-nho grande não é?! Mas pelo menos disse tudo o que queria, porque já estava com a ideia deste post há muito tempo. Espero que vocês tenham tido paciência para ler quem chegou até aqui comenta EU e dou-lhe os parabéns, quem sabe, alguma editora veja e possa levar em consideração.

Beijinhos

13 comentários:

  1. Olá Jessie :)
    eu gostei do teu post e concordo com a maior parte. Em relação às parcerias, não é bem como disseste de receber só um livro por mês, depende muito do blog e também da relação que tem com a editora. Há blogs que até podem receber todos os lançamentos do mês porque já têm parceria há anos, há outros que até podem receber só um porque estão no início mas não é regra só pedir um e ser no início do mês, tanto pode ser a meio como no final.
    Concordo que também devia a ver inscrições, seria um método mais justo. Também concordo que deveria haver mais material promocional mas como aqui sempre se deu livros, os bloggers já ficam contentes com isso e portanto as editoras também deixam-se estar porque se já ficam contentes com livros para quê dar mais coisas.
    E estou absolutamente de acordo quanto às novidades, chega a ser frustrante os lançamentos chegarem tão tarde cá, eu como leio em inglês não me preocupo muito mas há aqueles livros que uma pessoa até quer é ler mesmo em português mas demora sempre imenso tempo.
    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi :)
      Já me enformei sobre isso e fiz questão de alterar para não ser injusta com as editoras.
      Acho que as inscrições seriam uma ótima ideia. Parece que as editoras começaram a abrir um bocadinho os olhos em relação às parcerias.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Aqui está algo que ninguém fala...

    ResponderEliminar
  3. Oi Jéssica!
    Eu estou no Brasil, mas gostei de ler o seu post para aprender como funciona essas parcerias aí em Portugal.
    Aqui as editoras costumam abrir períodos para inscrição dos blogueiros, uma ou duas vezes por ano. Eles anunciam no Facebook e no Twitter, então precisa ficar de olho lá para não perder o prazo. Depois as editoras selecionam os parceiros entre os inscritos.
    Ah, isso de séries abandonadas também acontece aqui! Duas editoras então, faliram e aí ficamos órfãos das séries.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara :)
      Seria muito melhor se funcionasse como no Brasil.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Noossa, o pior é que essas colocações são tão obvias! Não precisa ser nenhum gênio da publicidade p deduzir isso e mesmo ninguém liga, ás vezes coisas assim acontecem por aqui e eu só fico..... Whatts?

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi Jess, tudo bem?

    Essa questão de séries inacabanadas acontece aqui também. E é uma droga você começar a ler uma série e, do nada, a editora parar de publicar. Por isso muita gente prefere comprar só quando todos os livros já foram publicados. Quanto as parcerias, nem temos do que reclamar. As principais editoras do Brasil e até as menores sempre dão um incentivo aos blogueiros.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kel :) Tudo bem, obrigada
      Adorava que as editoras fossem mais como as do Brasil :S
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Concordo contigo em relação às novidades e às séries inacabadas. Eu também acompanho a Saga do Tigre e já decidi que vou ter de ler em e-book os restantes. Se ficar à espera que sejam lançados, bem que posso ir buscar os meus futuros netos à creche e ainda não sei como acaba a série. Isto é uma falta de respeito com os leitores. Pode ser que com o lançamento do filme (caso chegue a acontecer) a editora continue a publicar a série.
    Em relação às novidades, só a Topseller tem feito um bom trabalho ultimamente.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kakakakakaka acredita que com estas editoras bem que é assim. Em relação às novidades até que estão a melhorar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Subscrevo! Eu entrei em contacto com várias editoras e até hoje ouvi som de grilos! Estou numa situação idêntica, onde o público é BR e sigo muito o que lá se passa. Infelizmente em PT não há eventos, promoções, divulgações, etc por parte das editoras!
    Que tal fazer um abaixo assinado?
    Entra em contacto comigo se alinhares.

    www.devcarpenoctem.blogspot.pt

    ResponderEliminar