sexta-feira, 18 de setembro de 2015

[Fofocas Literárias] - Eu tenho um Kindle - Opinião

Cada vez mais os leitores estão a aderir ao novo formato de leitura, e-book. E se dantes eu era daquelas que torcia o nariz, pois já tinha experimentado ler no meu tablet e odiei, tive que engolir o orgulho e dizer que agora não vivo sem o meu Kindle desde que o meu pai mo ofereceu. Várias marcas têm apostado e criado e-readers e vários bloggers têm recebido um exemplar para fazer resenha. Eu não tive essa sorte, mas na verdade eu já tenho um, e apesar de não me ter sido pedida esta review por parte da amazon, eu decidi fazer mesmo assim. Preparem-se pois este post vai ser recheado de informação e grande parte será técnica, mas fi-lo para que apenas com isto já fiquem totalmente informados e sem qualquer dúvidas à cerca deste aparelhinho que mudou a minha vida. 


Ficha Técnica




Tamanho do ecrã: 15,2 cm
Ecrã sem reflexo: Sim
Luz de leitura integrada: Não
Passagem de página: Fácil
Resolução: 167 ppp
Conectividade: wi-fi
Capacidade de armazenamento: 4GB (1.000 livros)
Dimensões: 169 mm x 119 mm x 10,2 mm
Peso: 191 g
Autonomia da bateria: Duas semanas






A minha opinião:
Ecrã táctil, fácil e rápido: O ecrã táctil foi algo que sem dúvida veio mudar a vida dos e-readers tornando a experiência muito mais agradável. É muito fácil mudar a página, seja para a seguinte ou para a anterior, no entanto, algo que me irrita é que demora uns milésimos de segundos e nesse tempo o ecrã fica preto, mas, penso que é algo que já foi alterado nas edições seguintes.

Mais ligeiro que um livro: Aqui eles referem-se ao facto de a mudança de páginas ser mais rápida do que se estivéssemos com um livro físico em mãos, além de que o Kindle é feito para que possamos utilizá-lo com apenas uma mão.

Bateria dura duas semanas: Sim, isto posso dizer com toda a segurança que é verdade e, caso sejam como eu e não utilizem muito o wi-fi, é capaz de durar mais tempo ainda, o que é ótimo. Para além disso ele carrega por um cabo USB, sendo assim, enquanto passo os e-books do pc para o Kindle, ele já carrega sempre um bocadinho.

Lê-se como num livro físico: O Kindle usa partículas de tinta e fontes ajustadas manualmente para que as palavras apareçam mais claras como num livro impresso (fui informar-me sobre isto hehehehe), por isso não cansamos a vista e é super confortável para os nossos olhos.

Passeia pelo livro sem perder o ponto de leitura: Graças à função Page Flip, podemos folhear os livros por página, por capítulo, ou saltar para o final sem que percamos o lugar em que estávamos a ler. 

Toma e compartilha notas: Pode-se acrescentar notas e ainda partilhar passagens e outras frases relevantes no Facebook ou Twitter e ainda descobrir passagens que outras pessoas acharam interessantes e também marcaram.

Sem distracções: Óbvio, pois aqui não temos notificações de e-mails e publicações no facebook, comentários no blog ou youtube, ou qualquer outra coisa que nos desvie da leitura.

Busca imediata: A função "busca inteligente" inclui entradas do dicionário integrado com informação do wikipedia para que possamos aceder a informações e definições sem fechar a página, o que é fantástico. 

Ajusta o tamanho e a fonte: Isto é algo que é muito importante, pelo menos para mim. Cada pessoa tem um tipo de letra favorita, que lhe canse menos a vista por exemplo, e o Kindle tem várias fontes disponíveis e cada vez vai tentando arranjar mais. Para além disso também podemos diminuir ou aumentar o tamanho da letra, e isto é ótimo para quem tem problemas de visão (o meu pai adora isto pois permite-lhe ler sem os óculos que é algo que ele odeia).

Traduz passagens de forma instantânea: É só carregar sobre qualquer palavra ou sublinhar uma frase para que o Kindle traduza para outros idiomas tais como inglês, francês, japonês, alemão e alguns outros.

Personaliza: Algo de bom do Kindle é que dá para mudar o idioma dele, por exemplo, o meu pai trouxe o meu de França e por isso ele encontrava-se originalmente em francês, mas com bastante facilidade eu coloquei-o em português.

Organiza: Eu sou a "Miss Organização" e por isso fiquei super contente quando vi que podemos criar pastas e coleções para que os nossos e-books fiquem organizados da maneira que nos der mais jeito.

Basicamente nesta lista de pontos consegui dizer tudo o que queria. A única coisa que me faz falta é a luz interna (que as edições seguintes já possuem) mas já fiz um "contrato" com o meu pai, pois como ele quer um Kindle apenas para ler em viagem e nunca para ler no escuro, ficará com o meu e comprará uma edição mais recente para mim. Uma coisa muito boa também é o preço comparado com outros e-readers. Este por exemplo, o meu pai comprou por 50€ numa promoção de Natal, o que vocês têm de concordar, foi uma pechincha fantástica. Para quem é, tal como eu era, contra estes aparelhinhos, tenho apenas a dizer que não há nada como experimentar! Continuo a preferir livros físicos então dou-vos uma dica, que é exatamente aquilo que eu faço: livros que eu sei que vou amar, ou que fazem parte de uma série que eu realmente quero na minha estante, eu compro em formato impresso, mas aqueles livros que tenho apenas curiosidade mas não me faz diferença ter ou não ter, eu leio em e-book.

Espero que tenham gostado deste post um pouquinho diferente! Qualquer dúvida que tenham e que não esteja respondida neste post, sintam-se à vontade para colocá-la nos comentários e eu responderei com todo o carinho. Se algum de vocês tiver um outro e-reader e achar que é melhor do que este, digam-me também nos comentários, com os devidos argumentos, para que eu possa informar-me ;)

Beijinhos

12 comentários:

  1. Olá
    Gostei bastante deste teu post. Também ando a pensar adquirir um e-reader, por enquanto tenho de me contentar com o computador e o tablet.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Eu também lia no tablet ou no meu notebook, mas acredita que um e-reader faz total diferença :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Agora que já tem um Kindle minha dica, leia meu ebook RSRrs :http://www.editoranovaspaginas.com.br/e-books/feitico/ Leitura bem rápida pois fiz capítulos bem curtinhos justamente para ler de uma vez só e prender RSrs Ótima resenha do Kindle, eu ainda não tenho e livro digital leio pelo computador mesmo, mas quero comprar um.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiser pode enviar para mim para eu fazer resenha ;)
      Um e-reader faz muitaaa diferença :)
      Beijo

      Eliminar
  3. Sei que quem tem Kindle, ama ele. Quem tem Kobo, ama ele, e assim por diante.. hehe Confesso que nunca senti falta de um e-reader. Quando leio ebook, uso o note e não troco por nada.. hehe Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que faz total diferença :) Lia também oo note ou no tablet, mas agora que descobri o e-reader foi a melhor coisa da minha vida hehehehe
      Beijo

      Eliminar
  4. Gostei de sua opinião. Eu estou louca para ter um Kindle, principalmente que eu leio bastante e-books e e-contos, mas apesar de querer um, acho que para mim, o melhor será ter um celular novo, como leio no aplicativo para celular, e ele atente minhas expectativas, para mim será ótimo, fora que já tem luz interna, o Kindle com luz é bem salgadinho aqui no Brasil. Enfim, adoro ler no aplicativo Kindle é muito bom, leio bem mais com ele do que com livro físico.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Eu não conseguia ler no telemóvel por conta da reflexão da luz no ecrâ, coisa que não acontece no e-reader. Mas se atende À suas necessidades, então faz bem em investir num :)
      Beijo

      Eliminar
  5. Tenho un kobo e planejo em breve comprar um Kindle para usar aquele serviço mensal que deixa parte do acervo disponível para a gente ler sem precisar comprar.

    Adorei os pontos que você ressaltou sobre ele nesse post.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com.br

    ResponderEliminar
  6. A principal vantagem do kindle em relação a tablets, computadores e smarphones está no conforto visual, tendo em vista que sua tela não emite luz.

    Muito bom para curtir o ebook "#AfelicidadeNãoEstáAVenda!" - As reflexões de uma mãe após ver uma arma apontada para a cabeça de sua única filha.

    ResponderEliminar