sábado, 17 de outubro de 2015

Coraline - Neil Gaiman


Título| Coraline e a Porta Secreta
Autor| Neil Gaiman
Editora| Editorial Presença
Páginas| 124

Como estamos no suposto mês do horror, decidi ler algo mais no clima, mas como não gosto mesmo de coisas assustadoras porque sou uma medricas, achei uma ótima ideia começar por um infanto-juvenil com um lado um pouco mais sombrio, mas que não me deixasse se dormir. Assim lembrei-me de Coraline, que ainda não tinha lido nem visto o filme, e assim em Outubro fiz logo as duas coisas. Primeiro vamos à resenha, e no final terão uma comparação com a adaptação.

Coraline muda-se para uma nova casa onde encontra uma porta misteriosa que, supostamente, não dá para lado nenhum, mas não é bem assim. Durante a noite, ela descobre que essa porta a leva a um mundo paralelo, onde está a sua Outra mãe, o seu Outro pai, e todas as Outras pessoas iguais ao do mundo real, com a diferença que estes têm botões no lugar dos olhos. Coraline vai descobrir que as aparências iludem!

Começo por dizer-vos que se me lessem este livro quando eu era mais nova, eu com certeza ficaria traumatizada para a vida. Talvez o problema seja meu, que sou mesmoooo muito assustadiça, mas logo no momento em que nos é revelado que os olhos são botões, todos os pelinhos dos meus braços se arrepiaram. Como se não bastasse, até as pessoas do mundo real acabam por ser um pouco estranhas.
Não há muito que se possa dizer sobre a história sem dar spoilers, visto que apesar de tudo, a história é simples. Mas eu acabei por gostar! Coraline aprende que nem todos que nos parecem querer bem o querem realmente, e por vezes quem nos ignora em certas situações em quem realmente se preocupa. Também aprende a não julgar um livro pela capa, e aqui entram os seus vizinhos que lhe trazem exatamente essa lição.

É um livro que eu sinceramente não aconselho a crianças com menos de 12 anos, se forem tão medrosas como eu hehehehe mas que aconselho aos mais graúdos, porque apesar de ser indicado para os mais novos, pode ensinar e surpreender os mais velhos. 
Livro X Filme
Logo após terminar de ler decidi ver a adaptação. Gostei e até que está mais ao menos fiel, embora tenham acrescentado duas novas personagens, que no filme são mais ao menos importantes, mas no livro não aparecem. Mas gostei dessas pequenas diferenças, e de resto o filme está bem conseguido, e chegou a dar-me medo #mariquinhas
Beijinhos

6 comentários:

  1. Quero muito ler, mas já vi o filme, achei meio sombrio, mas gostei bastante.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tinha visto e muita gente falava, então achei que estava na altura hehehe
      Beijo

      Eliminar
  2. Olá... tudo bem?
    Eu assisti o filme com a minha filha e ela curtiu muito, mas assim como você achei o filme um pouco sombrio para as crianças menores de 12 anos... eu até achei que a minha filha fosse ficar com medo, mas não ela encarou numa boa e até pediu o livro... claro que isso me deixou orgulhosa.... eu adorei o fato de no lugar dos olhos haver botões... Xero!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, tudo bem, obrigada :) Dá um beijo à tua filhota por mim e diz que eu disse que ela é muito corajosa, porque eu, com 20 anos, tive medo hahahaha
      Um beijo

      Eliminar
  3. Oi amada!
    O engraçado que olhando a capa, e a sinopse pensei que o público alvo era crianças, mas eu sou medrosa tmbm e entendo o que quis falar! Fiquei curiosa com esse bonito e achei a capa linda! Beijos
    Paulinha - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi lindaaaa! Eu acho um pouco sombrio de mais para as crianças :/ Mas talvez porque eu sou muito medrosa mesmo hahahaha Ainda bem que conheço alguém como eu <3
      Um beijo

      Eliminar