quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Leia Até O Final - Au Sonsin

Olá, tudo bem? :) Hoje venho trazer um texto ma-ra-vi-lho-so, da Au Sonsin, que vi no blog da Bru (Depois dos Quinze) e com o qual me identifiquei muitooo. Na verdade, acho que todos os leitores vão se identificar nem que seja um bocadinho e concordar também com tudo o que ela escreveu. Ora vejam só!
Fonte: Melina Souza
Não consigo entender a mente de quem não gosta de ler, mas tenho um palpite: ao certo, a pessoa nunca deve ter concluído uma boa obra.
Um livro faz com que você chegue às páginas finais com todo o conhecimento adquirido pelo personagem principal, mas em sua própria bagagem. A história te faz rir, se apaixonar, se surpreender, talvez chorar e também experimentar um mar de outras emoções por e com pessoas que você nem conhece.
Gente que, na maioria das vezes, nem existe.
E nem são só pessoas. São criaturas, criações, coisas, palavras, situações: nada precisa ser de carne e osso. É a tinta no papel que, no momento em que você corre os olhos pelas folhas amareladas, sobe pra cabeça e passeia por sua mente, criando um novo sentido completo.
Um livro expande seus horizontes. Te mostra que a vida pode ser muitas outras em um mesmo dia.
Te permite viajar sem um único centavo no bolso e interpretar a vida através dos olhos de quem é totalmente diferente de você. Te dá argumentos, além de uma nova visão de planos e sonhos, da adrenalina da ação que você jamais pensou em fazer e também te entrega o sabor do romance que você ainda não experimentou.
São histórias que ensinam, que encantam, que nos preenchem com algo que talvez a vida real nunca possa nos dar. Também existem aquelas que nos inspiram: não precisam exatamente espelhar nossas vidas, mas seus significados mais profundos ficam.
Marcam e estimulam.
E não tem como não amar cada página, as construções dos personagens e cada uma das surpresas feitas especialmente para estarem ali, naquele pedacinho, e gerarem um outro sentido lá nas páginas seguintes. Tudo muito bem pensado e arquitetado para nos fazer mergulhar no enredo, nadando na riqueza de outra vida em um simples conglomerado de papéis.
E aquele que não lê, perde um mundo inteiro de uma vida nova, que nos faz ir além.
De fato, se eu tivesse que dar um conselho para aquele que não consegue passar das terceiras páginas, falaria apenas sobre o primeiro item essencial na leitura, que é a persistência. Essa é uma prática que você ainda não domina – mas, aos poucos, aprenderá a lidar com ela. Por isso, apenas continue. Acredite: ao final do primeiro livro, você simplesmente não parará mais.
Para cultivar o amor comum ao leitor, continue em frente e leia até o final. 
Beijinhos
Facebook Instagram | Twitter | Skoob | Goodreads | Tumblr

48 comentários:

  1. Olá Jessica
    ela escreve textos maravilhosos e adoro acompanhá-la. Esse texto resume bem a questão pelo gosto da leitura. Quem diz que não gosta de ler é porque não concluiu uma boa obra. Achei ótimo você compartilhar o texto aqui!
    Beijos, Fer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) achei que seria bom partilhar co vocês
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá
    Nossa, que post legal. Pouca gente sabe, mas eu não faço parte daquelas pessoas que dizem que ler livros desde os 9 anos de idade e tal's. Só comecei a ler de verdade, no 2° ano do ensino médio, e de lá pra cá eu só me viciei na coisa. O texto tem razão quando fala na persistência, o primeiro que li eu não fui tão persistente, e ao término do livro eu nem sabia do que se tratava a obra (Foi um livro do Sherlock Homes) Aodrie o texto, nunca vi palavras mais certas. Até mais vê
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Eu acho que sempre tive o gosto pela leitura, no entanto, quando as histórias infantis passaram a ser demasiado fáceis para mim, livros sem imagens eram impossíveis para mim hehehe então deixei de ler durante algum tempo, até ler Harry Potter :)

      Eliminar
  3. Concordo plenamente. Você consegue conhecer o mundo todo e muito mais sem sair de casa. E são tantas as coisas e personagens e tudo que nem consigo explicar. Mas acho que cada pessoa tem o seu jeito e suas manias e vantagem tem quem lê e que ama isso. Pontos para nós!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderEliminar
  4. Que texto incrível! "E aquele que não lê, perde um mundo inteiro de uma vida nova, que nos faz ir além..."
    Eu realmente não entendo como uma pessoa não gosta de ler, quem lê com certeza é mais feliz, conhecemos novos mundos, novos personagens. Meu amor pela leitura não pode ser descrito em meras palavras. Me identifiquei completamente!
    "Um leitor vive mil vidas antes de morrer..." <3

    Beijinhos...
    Desencaixados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este texto tem mil e uma citações incríveis para compartilhar com o mundo não é? As que você salientou são das minhas partes favoritas.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostei muito do texto, mas nãos ei se me identifico com ele 100%. Já fui daquelas que achava inaceitável uma pessoa não gostar de ler ou ainda, levar meses para concluir um livro, hoje sou bem mais flexível. Mas sigo estimulando todos que eu conheço, a se aventurarem no amor da leitura!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento sempre incentivar alguém a ler :) Não sei tmb se concordo a 100%, afinal da mesma maneira que alguns gostam de uma coisa, outros não gostam, e de facto deve haver pessoas que não gostam mesmo de ler. Mas outras, apenas ainda não deram uma oportunidade ao livro certo.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Jéssica,
    Adorei esse texto. Acho que a frase em que é dito que quem não lê perde um mundo inteiro de uma vida é mais do que certo. Entretanto, já estive do outro lado que achava que a leitura era inútil e que não poderia acrescentar em nada. Ainda bem que pude mudar de opinião e viajar por muitos lugares incríveis e também conhecer pessoas incríveis (personagens).
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna :)
      Parabéns por se ter tornado uma leitora ahahaha
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá,

    Que texto maravilhoso. Concordo plenamente o livro abre a nossa mente, preenche nossas mentes e nos faz conhecer sentimentos, lugares, reflexões e claro nos viajar para outros universos sem limite nenhum. Eu sempre fui apaixonada por história, desde pequena sempre fui a criança que passava horas tentando ler livros como O Pequeno Príncipe ao invés de brincar de boneca. E graças a Deus sou muito grata por isso, pois tive oportunidade de conhecer um mundo incrível.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vivianne :)
      Eu quero muito incentivar meus filhos a ler desde novinhos :) é tanta experiência boa
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Hey!
    Eu nunca tinha lido nada dessa autora, mas adorei o texto. Me identifiquei demais com ele, inclusive, acho super importante espalhar esse tipo de literatura que enfatiza a importancia de ler a facilidade que é criar o hábito, basta apenas encontrar a obra certa. Lá no blog até fiz um post sobre a importância da leitura.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eduarda :)
      Vou procurar esse post que você mencionou.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá!
    Não conhecia a autora do texto, mas adorei!
    Eu, sinceramente, não sei o que é não gostar de ler. Nunca estive "do outro lado", nunca abandonei nas primeiras páginas, a persistência esteve comigo desde a primeira leitura, rs.
    "Um livro expande seus horizontes. Te mostra que a vida pode ser muitas outras em um mesmo dia." Não poderia concordar mais. Como disse George R.R. Martin "I have lived a thousand lives and I’ve loved a thousand loves. I’ve walked on distant worlds and seen the end of time. Because I read.”
    Carrego essa frase para vida. E acredito tanto, que tatuei ela, rs.
    Adorei o texto!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jess :) Sabia que também sou Jéssica Leite? :P
      Que frase maravilhosa <3 Quero ver sua tattoo
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ola lindona adorei o texto e acredito que um novo leitor precisa ler algo que chame a atenção dele, muitos ficam traumatizados por lerem obrigados na Faculdade ou mesmo escola, eu sou apaixonada por leitura desde meus 10 anos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      O problema é esse! Eu percebo que clássicos têm mensagens importantes, mas no caso de autores portugueses, acredite, é horrível! Você conhece José Saramago? Obrigam-nos a ler as suas obras na escola e eu odeio!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Oi, flor.

    Nossa, amei o texto! Ele é a minha cara. Eu não cresci com um hábito de ler, eu comecei depois quando eu era adolescente. Uma amiga minha lia bastante, mas eu não entendia como ela conseguia ler um livro de sei lá quantas páginas sem largá-lo. Ela me recomentava um monte de livros e eu nada. Teve um dia, que curiosa, peguei um livro pra ler. Era o 50 tons. Eu me apaixonei pela história e, apesar dos preconceitos, foi com ele que eu me apaixonei pela leitura e nunca quero largar. E concordo com tudo que a Bruna disse nesse texto. A persistência é a chave.

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá <3
      Na altura em que o livro 50 tons estava bem em alta, eu consegui que alguns colegas da minha turma lessem ahahaha claro que só leram por conta do tema, mas o importante é que leram. Andei sem ver o meu livro quase dois meses, porque ia passando de pessoa para pessoa. Mas ele regressou, intacto por mais incrível que pareça, e eu senti-me vitoriosa ahaha
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá!
    Esse texto é realmente muito bom mesmo. Já o tinha visto antes nesse blog que você citou e eu acho que ele consegue descrever bem o amor pela leitura e a sua importância.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina :)
      Também acho <3 por isso decidi partilhar com vocês
      Beijinhos

      Eliminar
  13. que texto bonito. Realmente isso acontece, a pessoa não pega o livro 'certo' e acaba ficando desestimulado pra ler outras obras... quando se tem o hábito desde cedo é mais difícil tter essa barreira... mas quem começa na adolescência, acredito que certas pressões possam bloquear e a pessoa não quer saber de dar chance a outros livros...
    adorei a postagem...
    bjs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria :)
      Eu pretendo que os meus filhos cresçam no meio de lugares maravilhosos, personagens inesquecíveis, e experiências incríveis. Estimular a leitura desde pequenino é muito importante!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá amore,
    Que delícia de postagem...
    De fato : “E aquele que não lê, perde um mundo inteiro de uma vida nova, que nos faz ir além.”

    Como bibliotecária, só tenho um palpite... àqueles que “ainda” dizem que não gostam de ler, é porque não encontraram um livro que lhe prenda... um fato que acho que faz as pessoas acharem que não gosta de ler são as leituras obrigatórias das escolas.. que por vezes assustam.... Por que assim, principalmente as escolas públicas, não tem uma formação legal pra querer dar livros tão complexos como fazem... isso inibe os alunos e afasta-os da leitura. Motivo pelo qual deveria ser obrigatória a presença de Bibliotecários nas escolas.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá flor :)
      Eu concordo plenamente! Conhece José Saramago? Cá em Portugal temos que ler as obras dele e eu como leitora digo "é horrível". Por isso é normal que os meus colegas, não tendo outro contacto com a leitura se não esse, achem que ler é impossível.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Oieee,
    Achei o texto bem legal e muito bem escrito, mas faço parte de uma vertente que é contra todo o tipo de generalização, acredito que cada cérebro funciona de uma maneira diferente e que não é porque eu adoro ler, que todos também gostaram, tem gente que não gosta mesmo, não consegue abstrair e prefere acumular conhecimento de outras formas, eu acho normal e respeito. Do mesmo jeito que eu não tenho facilidade para as ciências exatas, tem gente que não tem para as humanas. Isso é diversidade.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kris :)
      Tem razão! Mas muita gente pode gostar de ler mas não dá abertura para essa experiência porque se assustam por exemplo por causa das leituras obrigatórias na escola.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Oi, tudo bem?
    Realmente é um texto muito bom e me identifiquei com ele, afinal, sou uma leitora apaixonada kkkkkk Bom, quem diz que não gosta de ler é porque não encontrou o livro certo mesmo e também não persistiu na história, porque é impossível não gostar de ler quando se há tanta cosia diferente escrita por ai, né? Uma vai agradar a pessoa uma hora kkkk E eu também falaria para a pessoa que não passa das 3 primeiras páginas persistir, porque depois, aaaah, depois ela vai mergulhar de cabeça nesse mundo incrível e viver tantas aventuras e vidas diferentes.

    Beijos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Larissa :) tudo bem, obrigada!
      Meu pai é um bom exemplo sabe? Ele nunca gostou de ler, e foi aprender a gostar aos 40 anos, após conhecer Harry Potter <3 e foi assim que eu comecei também
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Eu sempre digo que não existe uma pessoa que não goste de ler, e sim aquela que não encontrou o livro certo ainda. Bruna com palavra bem melhores que as minha descreveu bem este fato.
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahaha acho que todos nós leitores achamos isso, porque ler é tão bom né? :)
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Oi!
    Realmente esse texto é incrível e completamente verdadeiro, pois sempre que vejo alguém reclamando que não gosta de ler é só perguntar quantos livros a pessoa leu pra vc ver que a coisa não é gostar de ler, é não ter achado seu livro certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Acho que é como dizer que não gosta de algum alimento sem ter experimentado. Primeiro a pessoa tem de procurar um livro sobre um tema que lhe interesse, se mesmo assim não conseguir ler, aí pode concluir que a leitura não lhe agrada.
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Oie!
    O que eu acredito que falte na pessoa é o hábito da leitura. Nota-se que muitos que não tem esse hábito, costumam dizer que o livro dá sono, cansa, etc. mas na verdade, nunca terminou a leitura, ou leu com o verdadeiro interesse. Um hábito que deveria começar desde pequeno.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :)
      Eu quero muito incentivar os meus filhos à leitura desde pequeninos.
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Oi, nossa esse texto é simplesmente maravilhoso e é muito triste mesmo ouvir quando alguém não gosta de ler quantos mundos a pessoa deixa de conhecer. Adorei muito esse texto e vou até compartilhar com as pessoas. Está perfeito.
    Bj

    ResponderEliminar
  21. Oi, tudo bem?
    Realmente este texto é muito interessante, obrigada por compartilhá-lo conosco!
    Não lembro como comecei a ler, mas não tive estímulo, é algo natural pra mim, e sempre digo pra quem diz que não gosta por algum motivo pra tentar criar esse hábito, seja com quadrinhos, contos e ir passando para outras coisas.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, obrigada :)
      De nada hehehehe Fico muito feliz que vocês realmente gostaram.
      Beijinhos

      Eliminar
  22. oii, tudo bom??
    Nossa, esse texto é realmente o que todo leitor precisa ler.
    Lembro que minha irmã que me ajudou a aprender a ler e a que com certeza fez eu mais ler. Me deu meus primeiros livros e me ajudou em cada dificuldade que eu encontrava com a leitura. Depois eu acabei influenciando muita gente a começar a ler também, assim como meus pais, amigos, namorados.
    Amei o texto. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) tudo bem, obrigada.
      Eu estou tentando com a minha irmã mais nova hehehe mas ao contrário de mim ela não cresceu coma leitura. Minha mãe tinha mais paciência na minha época e lia sempre para eu dormir, mas com a minha irmã não :/
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Olá! Tudo bem?
    Achei o texto lindo e muito verdadeiro! Uma escrita maravilhosa mesmo. Acredito que quem não gosta de ler, é pq ainda não encontrou o livro perfeito. Acho que cada um tem um livro perfeito, aquele que o despertou para esse mundo mágico e maravilhoso!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sophia :) Tudo bem, obrigada.
      Cada pessoa tem o seu livro, assim como cada panela tem o seu testo hehehe
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Oi Jéssica, tudo bem?
    Realmente é difícil algum leitor não se identificar com esse texto, e eu também não consigo entender essas pessoas que não gostam de ler, meio impossível! mas o texto retrata muito bem a situação. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kétrin :)
      Fico muito feliz que você tenha gostado! Como achei que todo o leitor se identificaria, decidi partilhar com vocês <3
      Beijinhos

      Eliminar