domingo, 17 de setembro de 2017

[Entrevista]- Gabriela Simões

E é hoje que vos trago com o maior carinho a entrevista feita com a autora parceira Gabriela Simões, maioritariamente conhecida como Gaby. Se quiserem saber mais sobre a obra dela - Ponto Sem Retorno - podem ler a minha resenha aqui. Vamos lá às perguntinhas?


1 - Sempre quiseste ser escritora?
Sim, desde que me lembro. Escrever sempre foi, desde de pequena, o que eu sempre senti que sabia fazer bem. Sempre escrevi pequenas histórias, começava muitos livros mas depois não acabava... a minha imaginação está constantemente a trabalhar hahah

2 - Ponto Sem Retorno foi o teu primeiro livro?
Foi o primeiro que eu acabei e que quando li realmente gostei da ideia. Como já disse, eu comecei muitos, cheguei mesmo a acabar um que era sobre piratas e magia (magia sempre presente), mas quando reli já não gostava da história. Quando acabei Ponto Sem Retorno (na altura nem nome tinha), acreditei na história da Giselle e decidi que queria que este fosse o meu primeiro trabalho lançado. 

3 - Como surgiu a ideia para escrevê-lo?
Estava na terra do meu pai, Ansião, um sítio completamente no meio do nada...uma casa isolada, a cair aos bocados, com aranhas enormes em todo o lado, no meio do mato (lembra algum asilo?), e estava a escrever um diário. Tinha acabado de reler aquela história de piratas e não  tinha mesmo gostado, estava à um mês ou dois sem escrever nada, só aquele diário para me entreter e de repente deu-me a vontade. Comecei a escrever nesse diário, "Quero escrever algo de jeito, mas não trouxe computador, por isso vou pôr aqui todas as ideias" e comecei a desenhar (outra paixão minha). Dei por mim a desenhar uma rapariga, comecei mais uma vez a pensar em magia, numa bruxa que precisava de se esconder. Comecei a pensar no porquê dela se esconder e daí as ideias começaram a surgir. Posso também dizer que não tinha noção do rumo que a história iria ter quando tive a primeira ideia. Foi surgindo com a escrita. 

4 - Quanto tempo demoraste a escrevê-lo?
A primeira versão foram 6 meses. Fui começando a trabalhar no segundo e nas ideias para o terceiro (já sei como a história vai acabar), mas ficou muito tempo em primeira versão, até que no meu 11º ano, à 3 anos atrás, eu resolvi pegar de novo no primeiro livro. Reli tudo e cheguei à conclusão que acreditava na história, mas não como estava escrito, pois eu comecei a escreveê-lo com 14 anos e o meu modo de escrever já não era o mesmo. Por isso, demorei um ano a reescrever o livro por inteiro. No total foram 4 anos!

5 - Quem foi a primeira pessoa a lê-lo?
Duas das minhas melhores amigas. Disseram-me logo que tinha de publicar aquilo. São as minhas maiores fãs e deram-me um apoio enorme neste projeto. 

6 - Como surgiu a oportunidade de publicares o teu trabalho?
História complicada, mas resumidamente fui mais eu que fui atrás do que propriamente surgir uma oportunidade. A minha mãe é professora do 1º ciclo (foi responsável por grande parte da primeira correcção do livro) e uma das mães de uma aluna dela disse que conhecia um autor da Chiado que estaria disposto a ler a minha história. Eu enviei para ele e ele disse que achava a minha escrita muito boa e que me ia ajudar. Contudo, ele só me queria ajudar se eu publicasse com a Chiado. 
Eu comecei a pesquisar sobre a editora e fiquei de pé atrás ao descobrir vários casos de desagrado, onde os livros não eram corrigidos e  não chegavam a ser postos nas lojas. Por essa razão eu disse que não queria editar com a Chiado e por isso ele não me quis ajudar mais. Mas aquele puxão dele deu-me a maior força para encontrar uma editora que não publicasse tudo o que encontra, mas que procura o mínimo de qualidade. Eu queria que o meu livro fosse publicado por alguém que acreditasse nele e não por uma editora que só quer dinheiro e nem correcção dos livros faz (e eu dou com cada chuto na gramática, por vezes, que preciso mesmo de revisão!).

7 - Particularmente como leitora,tenho muita curiosidade sobre o assunto, mas nunca tive a quem perguntar: como é o processo de publicação de um livro? 
É demorado, mas a parte pior é enviar às editoras e procurar uma que esteja disposta a apostar numa fantasia desconhecida. Raramente a literatura fantástica que vemos à venda é portuguesa, muito menos de alguém não conhecido, pois as editoras são um negócio e apostar num zé-ninguém e numa leitura para um público restrito é um risco de dinheiro investido que pode não ser recuperado. Depois de ter uma editora foram 6/7 meses, no meu caso, até o livro estar pronto. Ele foi para revisão, enviei em conjunto a sinopse, biografia e uma fotografia minha. Esteve um mês e meio em revisão. Passado uns tempos disseram-me que o livro estava corrigido e foi-me pedido primeiro, antes de enviarem, para dizer como gostaria de ter a capa, para descrever a minha ideia. Enviaram-me a capa para eu aprovar, eu enviei para trás a pedir a frase que está na capa e depois enviaram-me tudo para aprovação. Depois de o texto ser corrigido e sofrer  alterações e após eu ter aprovado, foi uma questão de tempo para o livro ir para a gráfica e o ter em mãos. 

8 - Qual é a sensação de entrares numa livraria/loja e veres o teu livro à venda?
Pegar nele e pô-lo mais à vista, tipo em cima da mesa para toda a gente ver hahah, foi o que fiz na livraria Barata em Lisboa e depois fui-me embora antes da mulher ver. Mas é muito boa, é um grande orgulho.

9 - Vi que formaste parceria com vários blogues, algo que cada vez mais os autores portugueses começam a fazer. Porque decidiste fazê-lo? Sentes que ajudou de alguma forma?
Decidi fazê-lo porque uma rapariga, dum blog, Nerd e Chique, veio falar comigo a sugerir-me uma parceria. Eu não conhecia nada desse mundo, apesar de sempre ter amado ler e escrever. Depois comecei a contactar blogs e quando contactei um brasileiro reparei que ele tinha uma conta de instagram. Comecei a ver que havia muitas contas de instragram, muita gente que publica fotos lindas com livros e que fazia parcerias com autores e editoras. A partir daí foi pegar numa mensagem strandart e mandar, mandar, mandar, e como muitas eram e são para o Brasil, é só enviar por email, por isso é fácil. E sim, ajudou-me imenso, não há palavras que cheguem para eu agradecer o amor e carinho e ajuda a crescer como escritora, tanto de Portugal como do Brasil. Tenho conhecido muita gente e, além disso, no Skoob tenho 60 avaliações do meu livro com pontuação de 4,3 estrelas e 24 resenhas. Sem as parcerias isso não teria sido possível. Quer sejam as críticas muito boas, boas ou menos boas.

10 - Alguma das personagens é inspirada física ou psicologicamente em alguém que conheças?
Eu acho que existe um pouco de Giselle em todos nós ahah Aquela vontade de dizer tudo o que pensamos sem qualquer travão ou bom senso. A Giselle é inspirada fisicamente numa atriz, Zooey Deschanel, da série New Girl (Jess e os Rapazes). A Nessie foi de algum modo o meu modo de representar o meu coelho, que foi meu companheiro durante 8 anos e quando eu estava a escrever Ponto Sem Retorno ele tinha falecido à meses, por isso quis representa-lo de algum modo. Portanto, a relação da Giselle com a sua égua é um pouco a relação que eu tinha com o meu Sissas.

11 - Com qual personagem te identificas mais?
Acho que existe um pouco de mim em cada personagem, podia buscar uma característica minha a cada um deles. Sou teimosa como a Giselle, inocente como o Cristian e amiga como Rylan. O personagem da qual sou mais afastada, em termos de personalidade, será o Eli. 

12 - E vamos lá a um segredinho! Independentemente de quem a Giselle vai escolher, se fosses tu, a Gabi, com quem ficarias: Rylan, Cristian ou Eli?
Ahahah bem, seria uma decisão complicada, mas eu escolheria Rylan. Acho que o amor vem da amizade e é algo que cresce com o tempo. 

13 - Estás a trabalhar na continuação? Tens previsão de lançamento? E outros projetos, outras histórias?
Sim estou, está quase acabado (já digo isto algum tempo ahah). Estou a trabalhar nele há mais tempo do que estava à espera, porque para o primeiro não ficar muito grande cortei uma boa parte, por isso estou a integrar com o que já tenho do segundo, alterar algumas coisas, enquanto estou com um novo projeto. Estou a escrever uma nova história COMPLETAMENTE diferente, mas que está-me a dar muita pica porque é um universo novo e que eu vou escrevendo aos poucos. Espero que não falte muito para poder falar mais sobre ela. Em termos de previsão, espero eu para o próximo ano, ou no máximo 2019. 

14 - Escolhe actores para representarem, a Giselle, o Rylan, o Eli, o Cristian, o avô e o rei numa adaptação cinamatográfica.
Giselle - Zooey Deschanel | Rylan - Brenton Thwaites | Cristian - Lucas Till | Eli - Nicholas Hoult | Avô - Ian McKellen | Rei - Johnny Depp (é o meu grande amor, e por alguma razão, sempre foi ele na minha cabeça)

15 - Agora vamos fazer um pequeno jogo. Tens que responder com a primeira coisa que te vier à cabeça ok?
    Música do Momento: Can't Stop the Felling do Justin Timbarlke
    Filme favorito: Piratas das Caraíbas
    Série Favorita: How I Met Your Mother
    Livro Favorito: Gregor - Segunda Profecia ou Half Wild (lembrei-me dos dois ao mesmo tempo) 
    Autor Favorito: John Green e Sally Green
    Comida Favorita: Cannilonis
    Bebida Favorita: Sumo de laranja 
    Princesa Disney Davorita: Bela (Bela e o Monstro)
    Vilã/Vilão da Disney Favorita/o: Jafar 

Beijinhos

Para a Gaby: Obrigada mais uma vez fofinha pela parceria e pela oportunidade de te entrevistar e conhecer melhor. Fico ansiosa pela continuação e por saber quem será o escolhido da Giselle. Espero que tenhas muito sucesso tanto aqui quanto no Brasil e que continues a fazer aquilo que gostas, escrever. Beijinhos

Não deixem de ler a história da Giselle, escrita pela Gabriela. É um dos poucos casos que temos de fantasia portuguesa e vale a pena dar uma oportunidade. Vamos apoiar os nossos autores nacionais que apostam no que é diferente.

Beijinhos


8 comentários:

  1. Oi, tudo bem? A obra da autora não me interessou. Acabei de ler sua resenha e, nossa, tantos pontos negativos que eu mesma poderia ter citado hahaha. Não sou muito a fim de narrativas desse tipo, apesar de gostar de fantasia (não gosto quando metem o romance no meio). Mas gostei muito da entrevista, é uma boa pra conhecer a autora.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Oi Jéssica tudo bem?
    Que demais essa entrevista menina, é sempre bom conhecermos melhor a autora que temos contato ou até mesmo lemos seus livros, fiquei feliz de ver o quanto ela é querida e adoraria ler suas obras, desejo muito sucesso a ambos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Eu adoro esses quadros de entrevista pois possibilita ao leitor conhecer novos autores e isso é sempre muito bom! Eu ainda não conhecia essa autora, mas fiquei com vontade de ler suas obras.
    Adorei o post!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Adorei saber mais da escritora, já ouvi bastante o nome dela por alguns cantos e tô até com o livro na minha lista de próximas leituras. É bom descobrir mais sobre os processos de escrita e publicação, além de curiosidades dos próprios autores. <3

    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não conhecia a autora nem o livro, mas achei bem interessante a entrevista e poder ver as respostas dela. Não costumo ler muitos livros de autores portugueses, mas os que eu li eu gostei e não é preconceito eu não ler, é que aqui no Brasil tem poucos mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Olá Jéssica,
    Que entrevista bacana.
    adoro essas autoras que sabem o que querem desde cedo, eu já vi algumas que só descobriram por um acontecimento trágico. Como ela bem disse, é bastante difícil uma editora apostar num livro desconhecido que não tem chances de vender.
    Fiquei muito contente por ela ter posto o livro pra cima para ser visto, eu acho que faria o mesmo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Oi, tudo bem?

    Que bacana conhecer mais uma autora nacional. Ela me parece ser mesmo uma fofura, é tão bom quando conseguimos estar próximos de algum autor.
    Parabéns pela entrevista.

    ResponderEliminar
  8. Oi!
    Não conhecia a autora ainda mas adorei conhecer a sua obra e saber um pouquinho sobre ela e seu processo criativo.Nunca li um livro de um autor português mas fiquei cheia de vontade depois dessa entrevista.
    Beijos!

    ResponderEliminar