segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Top 8 - Livros que abordam assuntos do trato psicológico

Olá meus amores!
Hoje trago um top 10 que eu nem sabia como colocar o título ahahaha Basicamente são livros que retratam assuntos que estão direta ou indiretamente relacionados a psicologia. Para quem não sabe, estou a estudar para que um dia, espero eu, possa ser psicóloga, então há vários assuntos que me interessam. No entanto, eu não gosto de ler livros de não ficção, ou seja, em que as histórias sejam verídicas ou quando os livros são sobre um estudo e por isso, procurei livros que abordassem assuntos como bullying, suicídio, e até outros mais específicos como amnésia e prosopagnosia, mas que os livros fossem, por exemplo, young adult. Confesso que fiquei com mais vontade de ler sobre o assunto depois da série 13 Reasons Why. Aproveito para dizer que não li nenhum destes livros ainda, mas são os que mais me chamaram a atenção e que já entraram para a minha wishlist.

Temos de Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver
Kevin comete um atentado na escola onde mata 7 colegas, uma professora e um funcionário, mas o livro na verdade não é sobre ele mas sim sobre a sua mãe. A história é-nos contada através de cartas, onde ela analisa vários pontos da sua vida e reflete no seu papel como criadora de um assassino. 

Veronica Decide Morrer - Paulo Coelho
Veronika é uma adolescente que decide que chegou o momento de pôr fim à sua vida mas é salva no último momento e internada num hospital psiquiátrico. Lá ela conhece Zedka internada por depressão,  Mari a advogada que integra o grupo A Fraternidade e organizador de palestras sobre a meditação sufi. Eduard um jovem belo e rico que se faz passar por esquizofrénico e o Dr. Igor, o psiquiatra do hospital. Todas estas pessoas vão mudar a vida dela e a nossa!

A Única Memória de Flora Banks - Emily Barr
Flora foi operada a um tumor no cérebro quando tinha 10 anos e após uma complicação ela deixou de poder criar novas memórias. Neste livro ela mostra-nos como uma pessoa com amnésia não precisa de parar a sua vida e como pode ser corajosa.

O Universo nos teus Olhos - Jennifer Niven
Este livro conta-nos a história da Libby, que foi considerada a rapariga mais gorda da América e do Jack que tem uma doença que faz com que ele não consiga reconhecer rostos. O destino decide uni-los e mostrar como há vários tipos de solidão.


Corações Gelados - Laurie Halse Anderson
Esta é a história da Lia, inspirada em tantas outras raparigas de hoje em dia, que não se sentem perfeitas como as que vêm na revista, que não se sentem aceites no corpo em que vivem, que se auto-mutilam porque não gostam de quem são. Esta é a história da Lia, mas poderia ser de tantas outras.

Stolen - Lucy Christopher
Gemma vive a sua vida normal até que é raptada por Ty. Dois anos se passam e ele ainda espera que ela o ame. Eles apenas se têm um ao outro e os limites entre amizade, compaixão e amor começam a tornar-se ténues.


Milagre - R. J. Palacio
Gus nasce com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Este pequeno grande menino de 10 anos vai ensinar-nos como perdoar, como lidar com o bulliyng e como ser gentil, gentil sempre.


Os Homens que Odeiam as Mulheres - Stieg Larsson
Este livro na verdade é sobre mistério, suspense e uma pitada de policial, mas uma das personagens principais sofre de Síndrome de Asperger onde as barreiras do que é a amizade, a compaixão e o amor, são cada vez mais ténues.

Já tinham lido algum destes?
Têm sugestão de outro livro que não apareça na lista?

Beijinhos 👄




Sem comentários:

Enviar um comentário