quarta-feira, 3 de julho de 2013

Trocada - Amanda Hocking


Série: Trylle
Editora: Edições ASA
Páginas: 272
Sinopse: Aos seis anos Wendy escapa à morte quase por milagre - e quem a tenta matar é a própria mãe, acha que a filha não é sua, mas sim uma intrusa, trocada à nascença no hospital. Onze anos mais tarde, a estranha adolescente, de cabelos negros, começa a suspeitar de que a mãe, se calhar, até tinha razão. Na nova escola, mais uma entre tantas, ela sente-se posta à parte por todos. Menos por Finn Holmes, um rapaz silencioso e sombrio que se limita a olhá-la fixamente - e lhe desperta sentimentos contraditórios, um medo enorme, e uma irresistível atração. Finn é um Achador, que a procura há anos. E agora que a encontrou, quer levá-la para casa, para o reino dos Trylle, onde Wendy vai descobrir o que sempre suspeitou - ela é mesmo diferente, e tem poderes mentais muito mais poderosos do alguma vez imaginara. Primeira romance da Saga Trylle, Trocada é um fenómeno editorial sem precedentes. A autora foi rejeitada por dezenas de editores. Até que um dia decidiu publicar os seus livros sozinha, e vendê-los em sites, para pagar uma viagem a Chicago. O sucesso foi imediato, vendeu mais de dois milhões de exemplares.

Resenha:
Estava cheia de expectativas para este livro! Desde que ele foi lançado que eu decidi que o queria ler e então quando soube que uma amiga minha o tinah pedi logo emprestado e.... desiludi-me.

A história começa com uma analepse (um recuo no tempo) em que nos é relatado o dia em que a suposta mãe da Wendy a tenta matar no dia do seu sexto aniversário, dizendo que ela não é a sua verdadeira filha e quer respostas sobre o paradeiro do seu verdadeiro filho, que ela tem a certeza ser um menino.

Depois disso somos "atirados" para o presente onde temos a visão da nova  e atual vida da Wendy, que vive com o seu irmão Matt e a sua tia Maggie. Logo nas primeiras páginas é-la nos diz que há um rapaz na escola que está sempre a olhar para ela e que é super mesterioso.
Esse rapaz é Finn, que acaba por contar a wendy a sua verdadeira história e revela-lhe que na verdade ela é um troll. Acho que aconteceu tudo muito rápido pois logo nos primeiros capítulos ela é levada para o mundo dos trylle e logo de caras apaixona-se por Finn.

Eu não consegui gostar da Wendy. Enquanto vivia com o irmão e a tia, ela era mesquinha, egoísta, má e o problema é que ela sabe disso mas não faz nada pra mudar. Mas quando chega ao mundo dos trolls muda do 8 para o 80. Passando a ser submissa, calada e nem eu entendi como é que ela aguentava tanto mistério. Ninguém lhe respondia a nenhuma das suas questões, deixando-a sempre na ignorância, e apesar de se mostrar um pouco indignada (sabemos isso porque a história é-nos relatada na 1º pessoa) mesmo assim ela não faz nada para obter as respostas e limita-se a fazer o que todos mandam.

Mas não foi se de Wendy que eu não gostei. Na verdade acho que foram mais os personagens que eu não gostei do que os que gostei. Finn irritava-me ao ponto de me apetecer entrar no livro e dar-lhe uns abanões. Já a mãe da Wendy, a rainha, era de dar em doida! Como é possível não dar qualquer atenção a uma filha que já não vé à tanto tempo e apenas se importar com a herança (depois de lerem vão perceber, não posso dar spoiler)? Ainda por cima é daquelas mulheres super autoritárias, que usa e abusa do poder e apetecia-me esbofeteá-la ou no caso da Wendy, eu pegava na minha escovinha de dentes e vinha-me embora kkkkkkkk

As poucas personagens de quem gostei mesmo foram Tove e Rhys e acabam por ser grandes amigos de Wendy e quem mais a ajuda. Penso que foi o que lhe salvou, pois caso contrário ela sentir-se-ia completamente sozinha e perdida.

Não digo que o livro seja horrível, nada disso! Vale a pena ser lido pois traz-nos uma versão um pouco diferente daquelas histórias místicas que estamos habituados a ler, e eu já ouvi dizer que o próximo livro melhora.

"Um homem louco pensa que sabe tudo. Um homem sabio sabe que nao sabe nada."

Comprem: Encontram o livro aqui na Wook por apenas 14,90€
 Love, Jéssica
Outras capas:

8 comentários:

  1. Ei, parabéns pela sua resenha :D
    despertou meu interesse sobre o livro, para ser interessante, ter uma história que nos prende ao livro :D
    parabéns.

    Beijos! http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. É sempre bom quando as nossas resenhas despertam a curiosidade de um leitor *-*

      Eliminar
  2. Olá, Jessinha! Tudo bem?
    O livro parece ser bom, mas não sei se o colocaria na minha lista de próximas compras. Amei a capa! :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar não acho que valha a pena, mas se alguém emprestar ....
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oi Jéssica!!
    Eu estou de olho nesse livro tem um tempo, agora você atiçou minha curiosidade!!!
    Vou procurar aqui no Brasil =)
    Beijoos
    Garota Liber

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por a minha resenha ter despertado o interesse :) aí ni Brasil tem a mesma capa e o mesmo nome.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Aii, estou mto ansiosa para ler esse livro...

    Bjoos

    Colecionando Livros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estava, mas desiludi-me :C mas já li o segundo (brevemente resenha aqui) e melhora muito.
      BiguiBeijo

      Eliminar