quinta-feira, 24 de julho de 2014

As Serviçais (The Help) - Katheryn Stockett


Título| As Serviçais (The Help)
Autor| Katheryn Stockett
Editora| Saída de Emergência
Páginas| 463
Compre na Wook| 9.00€ (livro de bolso)

Tenho imensos livros há espera para serem resenhados, que deveriam aparecer aqui no blog primeiro que este, mas As Serviçais sem dúvida que merece ser resenhado agora - apenas dois minutos após eu ter lido a última frase. Tinha medo de não conseguir expressar o quanto este livro significa para mim caso deixasse passar muito tempo após a leitura. Digo-vos desde já que se ainda não leram este livro, estão a perder uma das melhores experiências da vossa vida. 

As Serviçais é-nos relatado em primeira pessoa, por três mulheres diferentes. Skeeter, uma mulher branca de vinte e dois anos, que acaba de regressar da universidade e não sabe onde irá encontrar conforto e alguém em quem confiar, visto que a sua adorada Constantine, a empregada negra que a criou, foi embora e ninguém lhe diz para onde nem o que se passou. A Aibileen, uma empregada negra que sente que algo mudou dentro de si desde que o seu próprio filho morreu. E por fim, a Minny, a melhor amiga da Aibileen, mais conhecida por ser a emprega negra com a língua mais afiada do Mississípi, que cozinha divinamente e que tem sérios problemas em manter o emprego (porque será??!!)

Há primeira vista estas três mulheres não têm nada em comum ou que as possa juntar, mas enganam-se. Tudo começa quando Skeeter começa a ver o mundo de uma maneira diferente. Numa época em que os negros são descriminados, que servem apenas para trabalhar e onde o convívio com "os brancos" é simplesmente proibido... a vida pode ser bastante complicada para aqueles que não têm a sorte de encontrar bons patrões. 

Após uma decisão tomada por uma das amigas que envergonha completamente a sua empregada negra (não vou contar qual porque quero a mínima informação possível), Skeeter começa a achar que o tratamento dado aos negros deveria ser diferente. Eis então que surge a ideia de escrever um livro, onde várias criadas negras contam a sua história de como é trabalhar em casa das pessoas brancas e a forma como são tratadas.

Ao longo do livro é notório o crescimento de uma amizade entre a Skeeter e as empregadas (principalmente com a Aibeleen). Toda a história é maravilhosa e ficamos a par de uma realidade crua, mas verdadeira e que muitas pessoas nem sonham que ainda exista em algumas zonas do mundo.

Nunca tinha lido este livro antes, porque não leio livros de não ficção por achar as histórias chatas, no entanto, Katheryn Stokett criou uma história super intrigante e personagens que sem dúvida ganham o nosso coração a partir da  primeira página. Aibileen rouba-nos o coração com toda aquela bondade e todos nós gostaríamos de ter sido criados por uma ama assim. A Minny é sem dúvida uma das minhas personagens favoritas e identifiquei-me bastante com ela porque desde bem novinha que arranjo problemas por não aguentar calada e dizer sempre aquilo que me vai na cabeça. Já a Skeeter é um exemplo a seguir por qualquer pessoa pois lutou por tudo aquilo que acreditava, mesmo com medo das consequências.
Das minhas partes favoritas <3 mas para perceberem terão de ler o livro!
O livro é gigante mas é impossível parar de ler e por isso lê-se muito rápido, e acreditem que quando acabarem vocês vão querer mais. Aquele final é simplesmente irritante, porque deixa-nos a morrer de curiosidade sobre o que mais irá acontecer, mas mesmo assim o livro é um dos melhores que eu li até hoje na minha vida. Estou a ver que a resenha está enorme e mesmo assim não consigo parar de escrever porque sinto que ainda não consegui transmitir tudo aquilo que este livro é e se tornou para mim. Resta-me terminar com um pedido: POR FAVOR LEIAM <3

Beijoo
Outras capas:

9 comentários:

  1. Adorei a resenha!! E fiquei com bastante vontade de ler o livro, uma história bem forte de amor e respeito!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É cm certeza um livro a ser lido por todas as pessoas.
      beijooo

      Eliminar
  2. Tenho esse livro na minha wishlist há tanto tempo... quero tanto lê-lo!
    Ainda bem que gostaste!
    Fiquei confusa.. não-ficção? Este livro é baseado numa história real? Eu julgava que esta história tinha sido imaginada pela autora, só que numa época diferente...
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade talvez não me tenha expressado da maneira mais correta nem utilizado as palavras certas. O que eu queria dizer é que não é um livro de fantasia, nem sobrenatural entendes. É algo mais real. E foi uma história inventada, mas teve como inspiração a criada da Katheryn. Beijinho

      Eliminar
    2. Ah, OK, percebo. Sim, já reparei que lês bastante desses géneros e que este é fora do habitual. :)
      Beijinhos!
      *Mistery

      Eliminar
  3. Eu nunca li, parece ser muito legal!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mesmo :) Pode ver o filme se não quiser ler. Está uma boa adaptação, bastante fiel.
      Beijooo

      Eliminar
  4. Estou louca para ler *-* Já assisti ao filme e é maravilhoso. A parte do gif é minha favorita.
    Adorei a resenha, beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme está muito bem feito e muito fiel, mas mudaram algumas coisinhas que apesar de não serem 100% necessárias, acabam por ser boas de ler.
      Beijoooo

      Eliminar