segunda-feira, 28 de julho de 2014

Maze Runner (Correr ou Morrer) - James Dashner


Título| Correr ou Morrer
Série | Maze Runner
Autor| James Dashner
Editora| Editorial Presença
Páginas| 400
Compre na Wook|  18.95€

Houve uma altura em que via este livro em imensos locais, encontrava resenha sobre ele em todos os blogs e canais que entrava... mas no entanto, eu deixei a minha curiosidade de lado, e nem sequer fui ler a sinopse, porque distopias era algo que não faltava na minha wishlist. Mas eis então que sai o trailer do filme, e eu caí no grande erro ou talvez não de ver... E foi impossível não querer ler o livro!

O protagonista deste livro é o Thomas, um rapaz que quando acorda dá por si num elevador que uma leva para uma clareira enorme, rodeada por imensos muros de pedras. Para além disso, tem um grupo, constituído apenas por rapazes, que o esperam e começam a utilizar um vocabulário um pouco estranho. Com o tempo, Tommy descobre que tal como ele, nenhum desses rapazes se lembra do seu passado nem do motivo porque estão ali, apenas sabem que para além daqueles muros está um labirinto e eles têm de descobrir a saída.

Este livro contêm uma história fantástica que nos consegue prender desde a primeira página. Desde o início surge aquela curiosidade de saber quem são aqueles rapazes, o que estão ali a fazer e como foram lá parar, para que serve tudo aquilo e o que significam algumas palavras esquisitas que eles usam como "Klunck", que adianto já, quer dizer cócó (quanta suavidade!!!) Tudo é tão novo para nós como é para o Thomas e vamos descobrindo as coisas ao mesmo tempo que ele. É-nos tudo narrado na terceira pessoa, algo que particularmente não costumo gostar, mas foca-se na perspetiva do Thomas. Sabemos alguns dos seus pensamentos, o que sente e etc. 

James Dashner conseguiu criar para além de uma história fantástica, personagens cativantes. Nem todos são adoráveis, mas acabam por ganhar o nosso respeito pela forma como foram tão bem construídos. Todos são bem o que são, têm o seu lugar e a sua personalidade está realmente vincada. Neste livro não encontraram personagens de "mimimi", nem romancezinhos lamechas ou indecisões amorosas, e muito menos triângulos amorosos. Sim temos um pequeno romance a crescer, mas pelo menos neste livro ele sem dúvida que não é o ponto central da história e nem é mencionado assim tantas vezes, por isso acho que as pessoas que não gostam daquelas distopias que acabam por ser cheias de amor, vão adorar Maze Runner.

Resta-me dizer-vos que aconselho vivamente a que comprem o primeiro e o segundo livros juntos, porque vão ficar completamente chocados com aquele final e a precisar da continuação mais do que qualquer coisa no mundo. Eu dei 5 estrelas no goodreads e entrou para o meu top de livros e séries favoritas. Por acaso até agora tenho tido a sorte de ler muitos bons livros e espero que assim continue. Para quem anda, tal como eu andei, a deixar este livro esquecido no finalzinho da wishlist, saibam que estão a cometer um enorme erro. Leiam!!!
Beijooo
Outras capas:

16 comentários:

  1. Quero muuuuito ler este livro já há algum tempo, mas ando a adiar a leitura para mais perto da data de saída do filme! :P Acho que vou adorar, pois distopias é o meu género preferido, já ouvi imensos comentários bons sobre ele e já vi o trailer do filme, que tal como tu foi o que mais me incentivou a querer ler o livro!
    Tal como tu também preferio quando os livros são narrados na 1º pessoa, e pensava que este também era, mas afinal não... :)

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vais ser daquelas pessoas que vai partilhar este amor comigo por esta série maravilhosa. Como lês bem em inglês, aconselho-te a leres nessa língua pois vais morrer de ansiedade pelos outros livros e cá em Portugal ainda só lançaram 2 (e espero que não cancelem).

      Eliminar
  2. Essa é a minha próxima leitura. Ainda bem que gostaste. Eu soube dele no Goodreads e só mais tarde vi trailer.
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei o livro!!!! Também estive bastante tempo a adiar a leitura mas com a saída do trailer finalmente li e adorei! Estou a planear ler o segundo livro em Agosto mas já ouvi dizer que não é tão bom como o primeiro por isso não vou com grandes expectativas. Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já ouvi dizer que não é tão bom. Na minha opinião, numa série os melhores livros "costumam" ser os primeiros.
      Beijooo

      Eliminar
  4. Eu quero imenso ler este livro porque estou anciosa pelo filme com o Dylan O'Brien que é a minha perdição... Espero ler brevemente, beijinhos!!! Diários de uma desconhecida comilona

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso não conheço bem o ator, mas já ouvi dizer que ele faz a série Teen Wolf que é uma série que eu quero assistir.

      Eliminar
    2. é sim, eu vejo a série e foi ai que eu fiquei doida por ele... beijinhos

      Eliminar
  5. Poxa amei sua resenha :D Eu também assisti ao trailer e já fiquei louca pra ler. (sem contar que o filme tem Kaya e o Dylan <33)
    Sua resenha só me empolgou ainda mais pra ler o livro *-*
    Beijoos,
    setimaondaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Mandy :)
      Sei de algumas pessoas que não gostaram (inclusiva uma das parcerias aqui do blog) mas eu gostei memso muito e estou a morrer pela continuação. No Brasil já foram lançados todos os livros, por isso aconselho que se tiver oportunidade compre logo todos :P
      Beijo

      Eliminar
  6. Oi Jessie!! Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha ido saber exatamente a história! Agora eu fiquei curiosa!!
    Beijos
    livroscomchadastres.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gosta de distopias e livros apocalipticos, acho que vai gostar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. R: Depois espreito as tuas respostas, então!
    Obrigada!
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
  8. James Dasher é incrível. O mistério desse livro é impressionante e não te deixa largá-lo! Já o li e estou relendo com quase tanta curiosidade quanto da primeira vez, porque não lembro bem o que acontece. Mas ele é um autor que DEFINITIVAMENTE sabe te prender na história.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele lançou outro livro de uma série diferente no Brasil, e eu gostava muito de ler. estou curiosa <3
      Beijos

      Eliminar