quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Criaturas Maravilhosas - Kami Garcia & Margaret Stohl


Título| Criaturas Maravilhosas
Série| Maravilhosas
Autores| Kami Garcia & Margaret Stohl
Editora| Edições Gailivro
Páginas| 480
Compre na Wook|  19.90€

Já faz algum tempo que li este livro, e na altura não gostei muito. Eis então que saiu o filme, e fez com que eu odiasse mesmo a história, os personagens, e principalmente o realizador que fez aquela bosta (desculpem o palavreado). No entanto, eu decidi dar uma oportunidade ao segundo livro... e não é que a história melhorou e eu fiquei fã? Então comprei o terceiro livro, mas antes de o ler, decidi reler os anteriores e fazer as devidas resenhas para vocês e cá estou eu ;)

Criaturas Maravilhosas (conhecido como Dezasseis Luas no Brasil) conta-nos aquele história um pouco cliché que temos vindo a ler ultimamente, só que os papéis invertidos. Ou seja, neste livro, o humano apaixonado é o rapaz, e a "criatura" com poderes inumanos é a rapariga. Algo que me fez gostar do livro foi isso mesmo: o facto de ser um rapaz a narrar a história (visto que a narrativa é em primeira pessoa) e por isso saber um pouco sobre esse ponto de vista. Achei muito interessante!

O nosso rapaz apaixonado é o Ethan! E ele é perfeito, no entanto, desde que saiu o filme e eu cometi o erro crasso de ver, eu agora só o imagino como o ator do filme, e...com todo o respeito pelo ator... wtf?? Nada a ver, achei o sorriso do ator muito forçado, estranho e... não interessa porque estamos a falar do livro e não da adaptação literária né? Fica para outro post, o que acham? Então como eu estava a dizer, Ethan vive em Gatlin, cidade onde nada muda, onde todos sabem tudo sobre todos, e de onde ele quer fugir mal acabe o secundário. Ele sempre odiou aquela cidade, mas desde que a sua mãe morreu num acidente de carro, o motivo que o prendia ali desapareceu por completo. Ele vive com o pai, um escritor famoso, que desde que perdeu a mulher, trancou-se no escritório para escrever uma nova obra interminável e só sai de lá para jantar e por isso, quem cuida dele é Amma, a minha personagem favorita <3

Tudo é igual, até que Ethan começa a ter uns sonhos com uma rapariga, muito estranhos e reais, visto que quando ele sonha com chuva acorda molhado e por aí vai. Outras mudanças acontecem quando Lena Duchanees, sobrinha do velho eremita que nunca ninguém viu sair de casa, e que todos consideram uma aberração, chega à cidade. Por causa do tio e das especulações e histórias assustadoras criadas à sua volta, desde o início Lena é excluída da sociedade, mas Ethan não consegue aceitar isso e além disso sente-se fascinado pela rapariga. Tudo piora quando ele percebe que Lena é a rapariga que aparece nos seus sonhos, e quando coisas estranhas acontecem quando ela está por perto...
Como repararam, a resenha já está enorme e ainda vamos no início e vou deixar-me por aqui, para que vocês possam descobrir tudo sozinhos e ficar surpreendidos tal como eu. Os autores criaram uma história nova, pelo ponto em que criaram seres que nunca antes tinha ouvido falar e criaram um novo mundo de fantasia para os amantes deste género. Alguns personagens chegam a ser simplesmente detestáveis, como é o caso da maioria das raparigas do liceu emproadas-com-mania-que-são-as-melhores e as respectivas mães que ainda são piores do que elas. Mas também tem personagens fantásticas que estão lá para salvar a nossa história, como é o caso da Amma <3 que eu já referi que a adoro, e também a Meri, bibliotecária estranha e melhor amiga da mãe do Ethan.

No primeiro livro, é provável que muitos não gostem, tal como eu já admiti que não gostei assim tanto, mas se derem uma oportunidade à série vão ficar surpreendidos. A primeira vez que li Criaturas Maravilhosas (Dezasseis Luas) dei-lhe apenas 2 estrelas, mas dei 4 estrelas ao segundo livro, por isso percebam como a série fica boa. E um conselho? Não vejam o filme, nunca na vossa vida! Ou só mesmo no final de lerem toda a série...
Beijinhos
Outras capas:

8 comentários:

  1. Gostava de começar esta série, e já vi o trailer e tambem fiquei com uma má impressão dos autores mesmo sem ter lido o livro e visto o filme, vi logo que foi uma má escolha, e fiquei logo arrependido de ter visto o trailer pois já sei que vou imaginar aqueles atores quando ler o livro, coisa que espero que consiga mudar quando o ler!

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar tanto desta série mas também ouvi dizer que os últimos são muito maus :/ Nunca vi o filme mas já tive tentada várias vezes, é assim tão mau (apenas como filme e não como adaptação literárias)??
    Bjs :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como filme até é giro, mas como adaptação literária : minha nossa senhora!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. eu adorei esse livro! demorei horrores pra começar a ler, mas quando comecei não parei mais!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. De todas as resenhas que li a cerca deste livro, tu foste a unica pessoa que falou bem dele. Não estou muito curiosa em o ler mas vamos lá ver
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, verdade que existem muitas críticas negativas, e a minha era uma delas. Mas depois de ler o segundo livro, e reler este. a minha opinião mudou.

      Eliminar