quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A Prova do Ferro - Holly Black & Cassandra Clare


Título| A Prova do Ferro
Série| Magisterium
Autores| Cassandra Clare & Holly Black
Editora| Editorial Planeta
Páginas| 320

Nunca tinha lido nada da Holly Black, e apesar de ter lido Cidade dos Ossos da Cassandra Clare, mal este livro foi lançado fiquei com muita vontade de ler. Então começaram a sair as resenhas onde diziam que este livro era "uma cópia de Harry Potter" e embora para muitos isso fosse mau, a mim só deu mais curiosidade ainda e o melhor pai do mundo (o meu <3) decidiu oferecer-mo no Natal. Posso dizer-vos desde já que não é nem perto uma cópia do mundo criado pela J. K. Rowling, mas falo sobre isso um pouco mais adiante.

Neste livro o nosso protagonista é o Callum Hunt, um miúdo com um problema grave na perna e que foi criado pelo seu pai que desde cedo lhe ensinou a temer a magia e lhe disse que era ela a culpada pela morte da sua mãe. Assim sendo, quando Call atinge a idade para participar nas provas do Magisterium (escola de magia para quem apresenta algum tipo de poder), ele decidi, pressionado pelo pai, que não passará nas provas. Mas não foi assim tão fácil e sem saber como ele acaba por entrar e por ser escolhido como aprendiz de um dos melhores magos. 

É assim que começa a nossa história, mas tem muitooo mais. As únicas parecenças que encontrei entre esta série e Harry Potter, foi o facto de os protagonistas serem um trio formado por dois rapazes e uma rapariga, e o facto de a narrativa se passar numa escola de magia. De resto, nada a ver. Até o tipo de magia é diferente, pois neste caso tem a ver com os elementos e a força que advém deles. E o nosso trio não poderia ser mais diferente do Harry, do Ron e da Hermione. 

Inicialmente estava com um pouco de preguiça ao avançar na história, mas a culpa não era do livro, mas sim do meu estado de espírito, pois passei por uma fase complicada. Mas a partir do momento em que comecei a ser envolvida pela história, não consegui parar mais. E, enquanto que demorei quase um mês a chegar a meio do livro, a outra metade li toda em apenas um dia. Muito bom mesmo! É daqueles livros que começamos cheios de confiança, pensando que já sabemos como é que vai terminar, por que é meio óbvio e tal e depois... CABUM... vêm as duas autoras rir na nossa cara e trocar-nos as voltas todas e foi ESPETACULAR!!!

Achei incrível a forma como a Holly e a Cassandra conseguiram escrever as duas juntas este livro de uma forma tão coerente e uniforme, pois em nenhum momento dá para ver qual parte foi escrita por quem. Na verdade não sei muito bem como é que isto de escrever um livro em conjunto funciona, mas eu achei que estiveram muito bem. Resta-me incentivar-vos a ler pois com certeza vão gostar, principalmente os fãs de Harry Potter e Percy Jackson, pois acho que o tipo de história acabe por ser parecido, na medida em que é um infanto-juvenil com ação e tal.

Quero muito ler a continuação, e ainda há minutinhos atrás encontrei no face alguém que partilhou a capa do segundo livro, que eu (que nem gosto de capas com ilustração) fiquei a babar <3
Alguém já leu? O que acharam? Alguém que tenha vontade de ler mas estava com o pé atrás? A resenha despertou o vosso interesse?
Beijinhos

14 comentários:

  1. Adoro as capas mas a história não me puxa muito...
    Talvez o leia nas ferias quando tiver tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que faz muitooo o teu género e que ias gostar bastante :)
      Beijooo

      Eliminar
  2. Eu já tenho um pé atrás com a Cassandra por causa dos intermináveis livros com Shadowhunters, quando li que ela publicaria um livro com Holly Black com uma história parecida com Harry Potter, bem, o preconceito já me bloqueou de ver qualquer ponto positivo :/
    Ainda assim, ótima resenha, se o preconceito não fosse tão grande eu certamente já estaria colocando Magisterium na wishlist hahhaha

    Adan
    mundosnaestante.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que a história seja parecida com Harry Potter, apenas acho que seguem a mesma onda, como por exemplo Percy Jackson também, mas as histórias não são iguais.

      Eliminar
  3. Olá :) Tudo bem?

    Ainda não li esse livro, mas tenho um tanto de vontade!! Já tenho ele na minha estante, mas o tempo para lê-lo ainda não apareceu. Nunca li nada da Cassandra Clare, muito menos da Holly Black, mas tenho vontade de começar ambas. E acho que vou começar por esse livro, que aqui é publicado como O Desafio de Ferro ( Combinação perfeita, né?).

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi :) Tudo obrigada.
      Acho que é um ótimo livro para ler algo da autoras.
      Abraço

      Eliminar
  4. Eu tenho esse livro aqui em casa, estou louca para ler, até porque eu simplesmente amo a Cassandra !! Adorei a sua resenha !! Beijos !!

    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi Jessie, tudo bem?

    Ainda não li o livro, mas ganhei de amigo oculto de uma amiga no final do ano. Muita gente compara o livro com Harry Potter, o que, confesso, me deixa um pouco receosa, porque adoro HP. Mas, vamos ver, né? Só lendo para saber

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kel, tudo ótimo obrigada :)
      Eu não acho que seja igual a Harry Potter, apenas segue a mesma onda assim como Percy Jackson também.
      Beijooo

      Eliminar
  6. Não me identifico muito com o pouco que li da Cassandra Clare, mas a premissa desse livro é muito interessante, fiquei bem curiosa pela leitura, principalmente pelas comparações com Harry Potter, que amo!
    Adorei sua resenha.

    Obrigada pelo carinho, volte sempre e beijos :*
    Claris - www.plasticodelic.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não me identifiquei com os livros da Cassandra e por isso estava receosa para ler este, mas amei <3
      Obrigada flor :)
      Um beijo

      Eliminar
  7. Oi Jessie, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que eu leio dessa obra e confesso que eu realmente estava com o pé atrás, sem saber ao certo o que esperar, mas só pelas autoras o livro foi automaticamente para a minha wishlist e espero poder lê-lo em breve ^^ e claro, fico contente que tenha gostado.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Andy :) Tudo ótimo obrigada.
      Eu estava bastante receosa e realmente gostei muito. Quero que mais gente leia para poder ouvir novas opiniões pois também ainda não vi muitas resenhas por aí.
      Beijooo

      Eliminar