domingo, 4 de outubro de 2015

Desafio | Chegada do Outono

Quem é que adora desafiar-se a si mesmo? Isso é ótimo, criarmos metas para nós próprios e realmente lutarmos para atingi-las, e eu gosto imenso de fazer isso, embora na maioria das vezes eu já saiba de antemão que não vou conseguir, mas mesmo assim é bom insistir :) Com isto, decidi participar no desafio Chegada do Outono, criado por um grupo no goodreads, e todos vocês estão convidados para se juntarem a nós.

Retirado do post original
Depois dos dias de calor e de praia, eis que chega finalmente o Outono. É sinónimo de regresso a algumas rotinas - aulas ou trabalho - de dias mais pequenos e de algumas adaptações no nosso guarda-roupa para os dias mais frescos. Começam também a chegar as tardes de alguma chuva em que apenas nos apetece ficar por casa, preferencialmente pelo sofá ou por uma cadeira confortável, a ler um bom livro. 

Com todo este ambiente em mente, o Desafio Literário de Outono vai estar estruturado da seguinte forma:
- duas categorias relacionadas ao Outono.
- duas rondas especiais: uma focada em algumas datas de destaque durante os meses de Outubro e Novembro e outra mais neutra no que respeita a tema, mas que poderá ajudar a ler aqueles livros que já estão na nossa estante à beira de ganhar a sua primeira camada de pó.

Categoria 1: Regresso às Aulas
1 - É um início de um novo ano escolar e de uma nova etapa, e por isso há que assinalá-la convenientemente. Inicia uma nova série/trilogia
2 - É, geralmente, sinónimo de coisas novas. Algumas roupas, equipamentos, material escolar e, acima de tudo, livros. Lê o livro que tenhas adquirido há menos tempo.
3 - É, finalmente, a altura de reencontrar os amigos depois das férias e de fazer novas amizades. Lê um livro cujo tema seja a Amizade/Companheirismo.

Categoria 2: Tardes de Sofá:
1 - Com os tardes a ficarem mais fresquitas e curtas, por vezes o melhor programa é ficar no sofá a ver um bom filme. Lê um livro que tenha sido adaptado para o cinema.
2 - São oportunidades igualmente perfeitas para sentar com um bom chá ou café e perdemo-nos num bom livro. Lê um livro que consigas terminar num dia.
3 - A paisagem vista da nossa janela também começa a mudar, nomeadamente a cor das árvores e das suas folhas. Escolhe um livro com folhas outonais na capa.

Ronda Especial 1 - Eventos/Datas de Destaque
1 - Entre os meses de Outubro/Novembro é geralmente anunciado o novo Prémio Nobel da Literatura. Lê um livro de um autor que tenha recebido este prémio.
2 - A 31 de Outubro, festeja-se, em vários países, o dia das bruxas ou Halloween. Lê um livro de horror.
3 - No dia seguinte, a 1 de Novembro, recordamos os familiares que já não estão entre nós. Lê um livro que trate da perda de um ente querido.

Ronda Especial 2
1 - Lê um clássico
2 - Lê um livro com menos de 300 páginas
3 - Lê um livro de um autor novo para ti
4 - Lê um livro de um autor de língua portuguesa


As minhas escolhas
Eu optei pela categoria 1, de regresso às aulas, visto que agora em Outubro começa uma nova etapa da minha ida e eu vou ingressar pela primeira vez na faculdade; e a ronda especial 2, porque os tópicos são mais do meu agrado. Assim sendo, as minhas leituras serão: Rainha Vermelha (Inicia uma nova série/trilogia e Lê o livro que tenhas adquirido há menos tempo), Apenas Um Dia (Lê um livro cujo tema seja o companheirismo e Lê um livro de um autor novo para ti), Coraline (Lê um clássico e Lê um livro com menos de 300 páginas) e por fim, Muito Mais que 5inco Minutos (Lê um livro de um autor de língua portuguesa).

Como vêem eu fiz um pouco de batota, porque usei um livro para eliminar logo duas categorias, e no tópico "Lê um livro cujo tema seja o companheirismo", eu escolhi um livro que tem um pouco mais a ver com romance, mas acho que acaba por ter a ver com companheirismo também. No tópico "Lê um livro de um autor de língua portuguesa" eu elegi um livro que está escrito em português do Brasil, mas acho que também conta. 

Visto que este desafio é para dois meses e eu escolhi apenas 4 livros, parece muito pouco, mas já me disseram que na universidade não há muito tempo para leituras, então eu espero conseguir pelo menos estes. O que acharam das minhas escolhas? Alguém que também vá participar?

Sem comentários:

Enviar um comentário