quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ZOO - James Patterson


Título| ZOO
Autor| James Patterson
Editora| TopSeller
Páginas| 352

Tenho um leve aperto no coração porque, além de ter terminado o livro no início desta semana, terminei a série, que vos falei aqui, hoje e ainda não há previsão para uma segunda temporada. Mas vamos por partes ok? Vamos falar sobre o livro e depois faço uma breve comparação com a série, mas aviso já que é tudo muito diferente.

O livro começa com um ataque de leões num zoo e logo por aí percebemos mais ao menos o que está a acontecer. Jackson Oz é um ex-universitário que defende uma teoria que diz que os animais estão a revolucionar-se contra os humanos. Ninguém acredita nele, alguns chamam-no de louco e outros ainda dizem que é algo impossível de acontecer, mas quando vários animais, tanto domésticos como selvagens, começam a revelar comportamentos anormais e encetar ataques violentos contra humanos, a teoria do Oz não parece tão descabida assim.

Quando ele fica a saber de uma ataque de leões em grande escala na África, decide largar tudo e viajar para poder estudar o comportamento destes animais. É aí que ele conhece a Chloe, uma bióloga dedicada que acredita nas suas teorias e que junto com ele, e com a ajuda de algumas gravações que eles conseguiram fazer, pretende mostrar ao mundo o que realmente está a acontecer no reino animal.


A história basicamente é isto, mas é muito emocionante! Adorei o facto de os capítulos serem bastante curtinhos e por isso eu dava por mim naquela lenga-lenga de "só mais um capítulo" e quando dava por mim já tinha lido muito mais do que o previsto. Quem nos narra é o Oz em primeira pessoa, mas vai intercalando com capítulos em 3º pessoa onde nos são contados alguns ataques em diferentes partes do mundo, e penso que estas são as partes mais chocantes.

É realmente incrível como o James Patterson conseguiu criar este enredo e ainda arranjar teorias que realmente parecem credíveis e é isso que faz o livro ser quase assustador, porque nos faz pensar se isto realmente não poderá acontecer dentro de alguns anos. Também acaba por ter várias lições e um chamado de consciência para a humanidade, pois o nosso mundo está a mudar, está a ser destruído, e a culpa é toda nossa. Algumas partes chegaram realmente a deixar-me arrepiada!

Livro x Série (pode conter alguns pequenos spoilers da série)
Para quem é amante da série tal como eu, pode esquecer tudo aquilo a que está habituado até agora. Os únicos personagens que existem nos dois mundos são o Oz e a Chloe e mesmo assim eles são completamente diferentes daquilo que é mostrado na série. No livro não existe equipa, não existe célula mãe, não existe pai maluco... e tudo o resto acaba por se desenvolver de maneira diferente. Basicamente apenas a teoria é a mesma, de resto, tudo sofreu uma adaptação completamente diferente, e por isso aconselho ambos a toda a gente, porque é como se fossem duas histórias completamente diferentes. No entanto, o meu verídico final é que prefiro a série!

Beijinhos
*post agendado*

2 comentários:

  1. Eu adorei a ideia tanto do livro quanto da série. Vemos tantos tipos de apocalipse e um dos animais me soou fantástico hehe Achei a serie meio mal feitinha e desista, mas super quero ler o livro!

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei mais da série, porque o meu personagem favorito não aparece no livro, ou melhor, ele é mencionado, pelo menos de nome, mas não é nada igual e ele morre logo no início do livro.
      Beijinhos

      Eliminar