quarta-feira, 30 de março de 2016

Viver Depois de Ti - Jojo Moyes


Título| Viver Depois de Ti
Original| Me Before You
Autor| Jojo Moyes
Editora| Porto Editora
Páginas| 424

Penso que no momento 90% das pessoas já devem ter ouvido falar nesta história, se não pelo livro, então por causa do filme. Quem leu jura que chorou e se emocionou mais do que acharia possível, mas mesmo assim, até há bem pouco tempo, estes comentários não eram o suficiente para me convencer, até que saiu o trailer do filme e eu fui completamente arrebatada.

Lou Clarke é a nossa protagonista, que se veste de forma excêntrica, mora na casa dos pais, tem uma relação de 7 anos e vê a sua vida ser abalada quando perde o emprego que tanto gostava. Desesperada, pois é ela que ajuda a sua família a manter-se, e após várias tentativas em novos empregos, ela tem a sua última chance ao aceitar ser ajudante de um tetraplégico.

William Traynor é um homem que estava acostumado a ter uma vida de sonho: dinheiro, uma namorada linda,viagens e desportos radicais, e que perde tudo quando sofre um acidente e fica paralisado do pescoço para baixo, e afunda-se em amargura. Decidi então que quer morrer, dando apenas mais 6 meses à sua mãe, para que depois desse tempo ela o deixe levar à vante a sua decisão sem se intrometer.

Mais do que sobre o amor, este livro trata de amizade, superação, relações familiares, tomada de decisões e aceitação de outras, entre muitos outros assuntos importantes e presentes no nosso dia-a-dia. Faz-nos refletir sobre as nossas vidas, se estamos a dar a melhor chance a nós mesmos de sermos felizes, leva-nos a querer lutar pelos nossos sonhos...


Adorei os personagens, as lições e mais importante, a escrita da autora, mas acabei por ficar um bocadinho desiludida talvez por ter as expectativas bem altas, e o final também me decepcionou e revoltou-me. Até ao fim, aquilo que mais nos impele a continuar é querer saber se a Lou conseguirá fazer o Will mudar de ideias. Obviamente não vos vou contar se ela consegue ou não, mas posso dizer-vos que não foi "o que" aconteceu que me deixou irritada, mas sim o "como". Achei que tratando de um assunto importante, fechou de forma leviana, sem muitas explicações e há uma passagem no tempo quase que abrupta.

Sei que provavelmente foi de propósito, pois a maioria das respostas que não nos foram dadas, virão na continuação, mas mesmo assim não gostei disso e acho que a história merecia um final mais digno e complexo do que aquele que teve. Mesmo assim é um livro que aconselho e pretendo ler algo mais da autora, e claro a continuação, pois apesar do que disse preciso de saber o que acontece com a nossa querida Lou <3

Beijinhos

4 comentários:

  1. Eu estou com esse livro prontinho para ler! Apesar dele não ser novinho, semana passada me bateu uma vontade repentina de lê-lo! Fiquei sabendo do filme há pouco tempo, mas de qualquer forma vou ler antes de ver!

    www.ironicageek.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já leu? O que achou? Agora estou com muita vontade de ver o filme.
      Beijinhos

      Eliminar