domingo, 28 de agosto de 2016

Príncipe dos Espinhos - Mark Lawrence


Título| Príncipe dos Espinhos
Original| Prince of Thorns
Autor| Mark Lawrence
Editora| Topseller
Páginas| 320

Este livro foi lançado no Brasil pela Darkside, em capa dura, edição maravilhosa, e por isso logo de caras, quando soube que ia ser lançado cá em Portugal, eu quis comprar. O que aconteceu? Maior desilusão do ano até agora e acho que entrou para o meu top de piores livros lidos, de sempre...

O livro é-nos narrado pelo Jorg, de 13 anos, que há quatro anos faz parte de uma coluna de mercenários, e é o seu chefe. Ao longo da narrativa, com alguns flasbacks, vamos sabendo o que aconteceu com o protagonista, como ele conheceu os seus "irmãos" e o porquê de ele ser como é. 

Jorg é um príncipe, e um dia a sua carruagem foi atacada. Ele conseguiu salvar-se ao ir parar a um monte de espinhos, que o prenderam ali enquanto ele via a sua mãe a ser violada e morta, e o seu irmãozinho ser assassinado. Ele quer vingança e por isso se junta aos mercenários, mas durante quatro anos, não vai atrás do assassino, vai-se lá entender.

Como vocês vêem, a minha resenha nem está sequer bem escrita, porque juro-vos, só de estar a escrever isto, fico irritada e apetece-me escrever tudo de maneira desinteressada e sarcástica. Achei a história ridícula em vários pontos, que vou salientar à frente, e a escrita do autor não ajudava. Mas então vou explicar os vários motivos porque odiei este livro.

  • A escrita do autor é demasiado poética e requintada, o que apenas atrasa a leitura. Momentos em que ele podia dizer apenas, "Senti a minha sede de vingança a voltar.", ele escrevia algo do tipo "E assim, eu, que já não me lembrava daquela sensação, senti aquela sede avassaladora de vingança nua e crua a voltar para o meu corpo, subindo pouco a pouco e derramando-se pelas minhas veias." -.-
  • Para além do facto de esse tipo de escrita ser cansativo, não fazia sentido nenhum, na medida em que a história é narrada na primeira pessoa, e nós temos um puto de 13 anos, que não se importa com nada, sem maneiras, e que deixou de ser educado aos 9 anos. Por isso expliquem-me, como é que alguém assim sabe sequer o que quer dizer "eloquente" ou mesmo que saiba, dá-se ao trabalho de falar assim. Não!
  • O protagonista irritou-me muuuuiiittoooo! Sério! Como é que um miúdo de 13 anos se torna chefe de uma "liga de assassino"? E ou eu sou mesmo muito inocente, ou não acho que alguém com 10 anos tenha a força mental para fugir de casa com um conjunto de pessoas assustadoras, para ir à procura de vingança. 
  • Por fim, a história em si! Eu conseguia reescrever a história toda em 50 páginas ou nem isso. Aquilo que fez o livro ser grande foi mesmo a escrita arrastada do autor. Parecia que liamos e liamos e não íamos a lugar nenhum. O livro não tinha um propósito, não havia nada que me fizesse querer continuar a leitura, e só nas últimas 5 páginas é que fiquei mais ao menos interessada, mas mesmo assim, quando acabou o livro eu fiquei tipo "Hmmm, ok" e não percebo o porquê de uma continuação.
Então sim, eu odiei o livro, não, não recomendo a ninguém, mesmo que amem fantasia, aliás, principalmente se gostarem de fantasia, porque aí irão comparar com outros livros já lidos e sentir-se-ão ainda pior do que eu. Na minha opinião, não valeu o dinheiro, nem o tempo perdido. E a minha nota final não é 1 estrela, mas sim 0.

Já leram este livro? Alguém que se tenha sentido como eu, ou só eu é que sou perturbada e não gostei? Sinta-se à vontade para dizer o que pensam, e caso tenham uma opinião diferente da minha mente, contem-me o que vos fez gostar deste livro.

Beijinhos
Facebook Instagram | Twitter | Skoob | Goodreads | Tumblr

28 comentários:

  1. Há muito tempo que ando a ponderar ler este livro mas depois de ler a tua opinião fiquei sem vontade... Tive a ver opiniões no goodreads e é estranho como tantos autores de fantasia lhe dão 5 estrelas...bem
    Bjs xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar sou eu que sou esquisita visto que já não é a primeira vez que não gosto d eum livro que toda a gente gosta :/
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oi, tudo bem?
    Eu já vi muitas criticas a respeito desse livro, a maioria foi positiva, admito, mas alguns também não gostaram da leitura. Eu entendo perfeitamente o seu ponto de vista em relação ao livro, é realmente frustante quando um livro nos incomoda em quase tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Giovana :) Tudo bem, obrigada.
      Ainda bem que você entende. Tentei deixar todos os pontos que me incomodam para que as pessoas entendessem.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oi, tudo bem?
    Então, sempre tive certa vontade em lê o livro, mas isso é mais por causa da capa que eu amo, acho essa capa linda, mas você não é a primeira pessoa que não gosta do livro na qual tenho acesso a opinião e por isso desistir de adquirir a obra a algum tempo. Só acho uma pena, porque essa capa realmente é linda. kkkkkkkk (acho que deu pra perceber o quanto acho essa capa linda né? kkkkkkkk)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Brenna :) Tudo bem, obrigada!
      Confesso que foi pela capa também que eu quis ler ahahaha
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Depois do seu comentário, eu também não vou me dar o luxo de ler este. KKKK Estou curiosa para saber o que vc diria do livro As duas faces de Ariane e o alienígena.

    ResponderEliminar
  5. Olá! tudo bem?
    Ri muito com sua resenha! Ficou ótima, por sinal! rsrsr
    Não li e nem quero ler! Primeiro que não é meu gênero literário, segundo que sua resenha e bem explicita do pq o livro não ser tão bom!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sophia :) Tudo bem, obrigada.
      Oh obrigada ahahaha tentei deixar os pontos para que as pessoas entendessem o meu ponto de vista.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu já vi ótimos comentários sobre o livro, mas não sabia que a história era tão arrastada assim. E vejo que não gostou mesmo do livro, mas pelo menos colocou os pontos de o porque não ter gostado, deve ter sido frustante e lhe admiro por ter lido até o final, pois quando eu percebo que não vou aguentar, eu acabo deixando de lado e fico só "puto" mesmo, sem saber o desfecho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Quando o livro é emprestado, ou é um e-book, se eu não gostar eu largo, mas como foi um livro um pouco caro e é mesmo meu, eu esforço-me por ler até ao fim.

      Eliminar
  7. Olá!
    Eu nem conhecia esse livro, mas depois da sua resenha não tenho vontade nenhuma de ler hahaha Realmente, não é nada plausível um menino de 13 anos ser líder de um grupo de assassinos, e essa escrita do autor me irritaria tanto também que acho que desistiria do livro só por isso.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina :)
      Estive bastantes vezes para desistir. Só não o fiz porque o livro é meu e foi carote, porque se fosse e-book ou emprestado eu teria abandonado.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá amoreca...
    Nossa quando vi a capa já não me agradei muito e com sua crítica perdi a vontade que ainda restava pra ler rs.
    Muito chato quando o livro não nos agrada, dá uma sensação de perda de tempo né...
    Espero que os próximos sejam bons rs

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá flor :)
      Foi exatamente isso que eu senti, que foi uma completa perda de tempo :/
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Oi!
    Eu lembro quando a DarkSide lançou esse livro aqui no Brasil e na época teve muita gente falando muito bem dele. E apesar de adorar histórias de fantasia, esse nunca tinha me chamado atenção.
    E agora com a sua resenha, já nem vou tentar. Acabei de sair de várias leituras muito ruins e quero ficar um tempo longe de livros que sei que vão me deixar irritada, rsrs. Adorei a resenha! Parabéns pela sinceridade.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina :) Tudo bem, obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ^-^ tentei ser o mais sincera possível.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Oiee Jéssica ^^
    Poxa, é uma pena que o livro tenha se mostrado tão ruim e te decepcionado *-* eu já o tinha visto antes, e até tinha curiosidade de ler, pois vi algumas pessoas falando super bem da história e até mesmo da escrita do autor. É uma pena que você não tenha gostado :/ mas ainda assim eu quero arriscar. Quem sabe, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dryh :)
      Acho que faz muito bem em ler se é essa a vontade. Além disso, pode gostar, não somos todos iguais não é verdade?
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Oi, tudo bem? Concordo com alguns pontos, mas o livro é literário, não da pra o autor escrever como se estivesse escrevendo uma reportagem. Nesse ponto, discordo de você. O que aconteceu foi: você não se adaptou ao estilo do autor. E sobre a forma de escrita, é necessário lembrar do tempo em que a história ocorre. No mais, não sei se leio ou não. Afinal, quando a trama é arrastada, pra mim não funciona muito.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Tudo bem, obrigada!
      Compreendo o que você diz, mas de facto não funcionou mesmo para mim.

      Eliminar
  12. Oi Jéssica!
    Nossa, o personagem tem 13 anos e o autor coloca essas frases rebuscadas pra ele? Entendo sua indignação então. Isso não deixa a história nada crível, fora que deve ficar cansativo mesmo.
    Pode deixar que não vou ler esse livro rs.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahaha :) Sinto-me mal por vc não ir ler por minha culpa! Nada melhor do que ler para tirar as suas próprias conclusões... mas eu não aconselho nada hehehehe
      Beijisnhos

      Eliminar
  13. na verdade é algo que não leria por conta própria pois a estória em si aos meus olhos não é atrativa, apesar de ter lido algumas vezes a resenha dele de certa forma positiva não consegui me interessar e agra muito menos saber que a estória é cansativa personagens chatos não dá pra encarar não é como se perdesse meu tempo e pudesse estar lendo algo que gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso decidi dar a minha opinião sincera. Acho que as pessoas que estavam a pensar ler este livro com certeza conseguem arranjar algo melhor com que perder o seu tempo.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá, tudo bem?
    Eu ODEIO livros nos quais os autores vão enchendo linguiça, parece que queriam que o livro tivesse apenas páginas e pronto e o que está dentro não importa. Somente por esse ponto negativo eu já não compraria o livro. Acho as edições de capa dura da DarkSide maravilhosas, sempre fico com uma vontade enorme de ler livros da editora. Porém nem a capa, nem a sinopse desse livro me chamou a atenção. Gostei bastante da sua resenha, tanto por ter uma opinião sincera, quanto por nos alertar de como o livro é.
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luana :) Tudo bem, obrigada.
      Fico feliz por ter gostado da minha resenha '-' muito obrigada.
      Eu AMO as edições da Darkside. Tenho imensa pena que a editora não existe cá em Portugal.
      Beijinhos

      Eliminar