segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Divergente - Veronica Roth


Série: Divergent
Editora: Porto
Páginas: 352
Sinopse: Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem. Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.
Resenha:
Adoro distopias! Os autores têm cada vez apostado mais neste género literário e eu dou por mim encantada e sem saber para onde me virar com tanto livro bom à espera de ser lido, mas li resenhas maravilhosas desta série e eu tinha de ler para poder ter a minha própria conclusão. E ainda bem que o fiz!

Em Divergente somos apresentados a uma sociedade fortalecida e organizada em fações (Abnegados, Cândidos, Eruditos, Cordiais e Intrépidos). Mostra uma civilização que tenta viver em harmonia, mas que ao mesmo tempo não consegue aceitar os outros.As fações respeitam-se por obrigação, já que cada uma defende a "qualidade" que acha necessária para a sobrevivência do mundo.
"- Trabalhando em conjunto, estas cinco fações viveram em paz durante muitos anos, dando cada uma delas o seu contributo a um setor diferente da sociedade. Os Abnegados satisfizeram a nossa necessidade de dirigentes e altruístas no Governo; os Cândidos deram à nossa sociedade dirigentes firmes e a confiança na lei; os Eruditos deram-nos professores e investigadores inteligentes; os Cordiais deram-nos conselheiros e vigilantes compreensivos; e, finalmente, os Intrépidos garantem-nos proteção contra as ameaças de dentro e de fora. Mas a intervenção de cada fação não está limitada a esses domínios. Damos uns aos outros mais do que podemos adequadamente resumir em palavras. Nas nossas fações encontramos a motivação, o propósito e a vida."
Cada jovem faz testes de aptidão e a partir desses testes escolhe a qual facção deseja pertencer. Essa escolha muda-lhes a vida para sempre, porque devido a essa escolha muitas vezes eles perdem o contato com os seus familiares e amigos se decidirem deixar a facção de origem. 
"A fação antes do sangue."
Perdida nesse mar de opções e decisões, está a nossa protagonista, Beatrice, ou como ela se autonomeou - Tris. Ela é uma dessas personagens que começam o livro com muitas dúvidas, medos e fraquezas e depois vai ganhando coragem e aptidão.  Ela é obrigada a enfrentar os seus piores medos, já que escolheu a Audácia (e não acho que isto seja spoiler pois é mais que óbvio logo desde o início). Lá eles vão testá-la física, emocional e mentalmente. E como se não bastasse ela tem de esconder de toda a gente o facto de ser Divergente. Divergente é alguém que não está apenas apta para uma fação, mas para várias e por isso não pode ser controlada, e ela tem de esconder isso porque se não pode ser ....morta!

Adorei a Tris, a sua força de vontade, o facto de ela não se deixar ir abaixo e toda a franqueza dela. Relacionei-me muito com ela e com os seus pensamentos, que são bem expressos visto que a história é-nos narrada em primeira pessoa. Algo que me deixou confusa foi o romance dela com o Quatro (depois mais para a frente percebemos o porqué de ele se chamar assim) porque acho que foi algo muito rápido. Num momento ele parece que a odeia e no outro já está a ajudá-la. E eu fiquei tipo...
este minion merece um comentário
Mas fazem um casal fofo e o Quatro acaba por ganhar o meu coração. Ainda pra mais quando ele é super querido, protetor e carinhoso com a Tris, e mais ainda quando sabemos a história dele, o que se passou na sua vida anterior e o porqué do nome dele.
Os personagens secundários também ganharam o meu amor neste livro, principalmente a Christina, a qual eu achei imensa piada mesmo.
"- Gosto de pensar que quando detesto alguém estou a ajudar essa pessoa - contrapõe Christina. - É uma maneira de lhe lembrar que ela não foi uma dádiva de Deus à Humanidade."

Ao longo de Divergente vamos descobrir que nem tudo é o que parece, vai haver muito enigma e eu ficava ansiosa a cada página que virava. Li o livro em dois dias e nessa noite entre eles nem conseguia largar, só queria saber o que aconteceria depois. Este livro tem muitas reviravoltas e é isso que deixa a leitura ainda mais interessante. Não acho que seja em nada um livro parado e é daquelas histórias que nos deixa a morrer pela continuação. Que eu por acaso já li *-* em breve também terá resenha.
 

Comprem: Encontram o livro aqui na Wook por apenas 13,95€

Love, Jéssica
Outras capas:

12 comentários:

  1. Jéssica, também adoro distopias e essa já está na minha lista de próximas leituras...


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderEliminar
  2. Oi, Jéssica!
    Eu também amo distopias! Acho que é o gênero que mais consegue prender o leitor, simplesmente você não consegue parar de ler! Li Divergente ano passado e foi um livro que entrou pra minha lista de preferidos! Amei a Tris, principalmente porque achei ela diferente das outras personagens femininas que costumamos ver em livros. E o Tobias, então! Sem contar que toda a ideia por trás de Divergente é sensacional, se parar para pensar o nossa sociedade mesma é dividida devido algumas pessoas que rotulam e julgam os outros pelas formas que eles são.
    Eu geralmente não gosto de segundos livros de trilogias mas Insurgente conseguiu superar Divergente! Muuuito bom, estarei esperando sua resenha!
    Beijo!
    Kami,
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também amo o Tobias, mas no início ele irritou-me um pouco. Eu acho que Insurgente foi ainda melhor que Divergente *-*
      Beijo

      Eliminar
  3. Ainda estou em dúvida quanto este livro, mas eu vou dar uma chance.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Oh God ,mais uma resenha de Divergente... tenho tantos livros para ler que estou quase deixando todos de lado para começar essa leitura rsrsrs eu ganhei de aniversário e fiquei aos pulos de alegria, mas vou deixar para ler mais para frente porque sei que assim que eu terminar de ler vou querer correr para insurgente e eu fiz uma promessa interna que só compraria livro no ano que vem kkkkkk será que consigo?

    Adorei a sua resenha... me deixou mais ainda curiosa... e quase sem os dedos das mãos rsrsrsrs roendo as unhas... gostei de sua forma de escrever.... foi bem legal ler a resenha e não me senti cansada nenhum pouco... seu blog é super lindo... parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueça as promessas e leia :D hahahahaha vale muito a pena e dias não são dias né?
      Fico muito feliz que gostou do post e da minha forma de escrever. Estou até a ficar envergonhada com tanto elogio *-* Beijo

      Eliminar
  5. Olá Jessinha!Eu li este livro nesses dias,e assim como você eu amei este livro.Ele foi o primeiro do gênero distópico que li.E o achei tão viciante que não conseguia largar.E logo que terminei fiquei naquela ansiedade por querer mais.
    Realmente o romance estre Tris e Quatro é um pouco complicado,porem me agradou muito,pois ele foi feito na medida certa sem deixar muita melação.
    Adorei sua resenha, e os pontos que você levantou sobre a leitura são ótimos!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ana.
      A sério que foi o primeiro distópico que leu??? Eu amo distopias e se você amou essa então tem de ler outras. Leia a série The Hunger Games. Acho que vai adorar *-*
      Beijo

      Eliminar
  6. Sinceramente? Eu iria esperar pelo filme! Nunca procurei ler sobre o livro, mas agora que li fiquei com uma curiosidade irritante de ler, haha. Eu também adoro distopias. Ótima resenha!

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada *-* é sempre otimo quando as nossas resenhas dispertam a curiosidade de algum leitor.

      Eliminar