sábado, 12 de outubro de 2013

Vem livrinho vem - #8

Vem livrinho vem é uma tag onde eu falo sobre livros que eu queria muito ler mas que infelizmente ainda não foram traduzidos para português (Portugal) e por isso ainda não chegaram cá.


Métrica é o romance de estreia de Colleen Hoover, que nos apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

 
Química Perfeita é o primeiro volume de uma trilogia onde conhecemos Alex, o irmão mais velho da família Fuentes que carrega sobre os ombros a responsabilidade de cuidar e proteger a sua família. Os seus sonhos são ofuscados pelas suas necessidades, assim ele deixa a vida o levar, mantendo a sua pose de durão e defendendo a sua raça, o seu sangue, com unhas e dentes. Entretanto, os seus valores são confrontados ao se aproximar da Brittany, a sua nova parceira na aula de química. Ela representa tudo o que é diferente dele, a discrepância social que os afasta, a boa vida, a pele branca, a perfeição. E ela realmente é perfeita, popular, líder da claque, namorada do capitão da equipa de futebol, invejada pelas meninas, cobiçada pelos meninos, mas longe de sua aparência o quanto disso tudo é realmente real?  Intercalando a narrativa entre esses dois personagens, de forma que cada um deles é o narrador de um capítulo do livro, somos capturados pelos seus medos e sonhos abafados. Nenhum deles é o que aparenta ser, e conforme as máscaras caem, nós como leitores colocámo-nos  a prova, comparando-nos com os personagens e as suas vidas ‘feitas’ e conduzidas pelas expectativas sociais.



Adormecida conta-nos a história da Rose Fitzroy que esteve a dormir profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida num porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu na sua ausência. Ela descobre que os seus pais estão mortos. O rapaz por quem estava apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra tornou-se um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir o seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.


4 comentários:

  1. Já li Métrica e Química Perfeita. Gostei bastante de Métrica, mas já Química Perfeita foi um decepção gigantesca já que todo mundo elogia e eu odiei haha Faz muito tempo que me interessei por Adormecida mas não tive oportunidade de ler ainda. Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Métrica será a minha próxima leitura em pdf... não consigo esperar que chegue a Portugal :C até lá morro de ansiedade

      Eliminar
  2. Já li os três e são ótimoooooo....

    Bjooos
    Colecionando livros

    ResponderEliminar