sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A Estrela que Nunca Vai Se Apagar - Esther Earl [e-book]


Li este livro o mês passado e o facto é que estava com receio de fazer a resenha. O motivo é que este livro não me fez pensar no mesmo que às outras pessoas, e o modo como eu o encaro é totalmente diferente. Por isso, eu sei que é provável que esta minha resenha vá receber imensas críticas, e que provavelmente algumas pessoas irão deixar comentários negativos, mas penso que o blog serve para isso mesmo, para eu poder partilhar o que eu acho.

Este livro é uma coletânea de textos escritos no diário pela Esther Grace, num site pelos seus pais e de cartas de alguns amigos. Esther Grace era uma menina aparentemente normal, diagnosticada com cancro da tiróide apenas aos doze anos (algo extremamente raro). Não sendo spoiler para ninguém, a "estrela" faleceu em 2010, logo após fazer 16 anos. Ela é bastante conhecida pois foi ela que inspirou o John Green a escrever A Culpa é das Estrelas (resenha aqui), embora, muito importante salientar, a Hazel não é a Esther. O autor inspirou-se apenas na doença.

Confesso que nalguns momentos, senti que eu e a Esther podiamos ser amigas, porque ela adorava Harry Potter, gatos e desenhar. Mas apenas nisso. A verdade (e estou agora a respirar e a preparar-me para as críticas) é que o livro acabou por irritar-me muitoooo. O livro é interessante até ao ponto em que sabemos um pouco mais sobre o cancro, o que acontece numa família depois disso e ver como a Esther não desistiu. Mas depois é tudo cheio de mimimi, em como ela era forte, maravilhosa, que pena ela ter morrido, é injusto.... e isso irrita-me. Porque no fundo ela teve muita sorte. 

Se ela teve sorte em morrer? Claro que não! Mas quantas pessoas estão por aí a sofrer? Muitas! Quantas crianças tal como ela não têm cancro? Muitas. E quantas delas tiveram oportunidade de conhecer o seu autor favorito? Ter amigos de verdade? Ir a uma reunião de potterheads? Nenhuma! E porque isto me irrita? Pronto, eu falo.. talvez inveja. E porquê? Porque eu tenho problemas da tiróide, já fui operada para tirar um quisto, mas já fui preparada para o caso de sim, poder virar cancro da tiróide. E vai ser tudo bonitinho como no livro? Vou ter pessoas no mundo todo a saberem o meu nome e a usarem pulseiras em minha homenagem? Claro que não!

Por isso, eu não gostei do livro! Mas, atenção, eu admiro a Esther, porque sei que caso algum dia eu tenha de passar pelo mesmo que ela (Deus queira que não) eu não vou ter a força dela, o otimismo dela... Por isso, basicamente o que me irrita não é a Esther, nem o livro em si, mas sim o que as pessoas acham dele. O mimimi e o "ai coitadinha" que fazem!

Se eu aconselho o livro? Não tem cancro? Força então! Vai achar lindo e maravilhoso, uma menina tão linda e querida que se manteve forte e ...enfim! Tem cancro? Não leia! Vai ficar deprimido. A Esther é um exemplo sim, mas a única coisa então que precisa de saber é que temos de ser felizes e amorosos até ao fim dos nossos dias, porque tudo o resto vai deixà-lo(a) deprimido(a), porque não, não vai conhecer o seu autor favorito, não vai ter oportunidade de fazer a diferença no mundo e ninguém vai saber o seu nome. Lamento!

Beijo (e desculpem caso não tenham gostado da resenha :S)

4 comentários:

  1. Oi Jessie, tudo bem?

    Essa, sem dúvidas, foi a sua resenha mais polêmica. Eu respeito a sua opinião e até concordo em alguns pontos. Esse livro não me chama a atenção, pois apesar de achar a história da Esther muito bonita, não tenho interesse em ler sobre ela. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Gabriel :)
      Pois foi! Eu percebi que definitivamente este slivros também não dão para mim.
      Beijo

      Eliminar
  2. Oii, já ouvi falar algumas vezes deste livro mas não tenho muita curiosidade, gosto de ouvir falar deste assunto mas realmente não tenho curiosidade em ler relatos, talvez seja por isso que não tenho a minima curiosidade em ler A culpa é das estrelas.
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Culpa é das Estrelas não é bem um relato, é na verdade um romance em que as personagens têm cancro. Mas mesmo assim eu não gostei muito, e penso que mais valha a pena veres antes o filme.
      Beijinhos

      Eliminar