segunda-feira, 22 de setembro de 2014

[Viciados na Leitura] - Por Uma Boa Leitura


Hoje a entrevista do Viciados na Leitura é muito especial, porque eu trago-vos a Kel do Por Uma Boa Leitura, uma das queridas parceiras aqui do blog <3 A Raquel é uma jornalista carioca, potterhead, grande fã de John Green. Tem um golden retriever e ama muito o seu namorado e a sua família.

1 – Como surgiu a ideia de criar o blog e de onde veio o nome ?

Já visitava alguns blogs literários antes de criar o Por Uma Boa Leitura. Mas era apenas isso. Lia as resenhas e anotava aqueles livros que me chamavam a atenção para que eu pudesse comprar. Depois que terminei a faculdade, voltei a ter um pouco de "tempo" para ler mais livros, além dos que eu precisava para fazer a minha monografia. Mas ai o problema era outro: com quem compartilhar toda a minha empolgação com a leitura? Em um primeiro momento o escolhido foi o namorado, mas depois resolvi parar de perturbar o coitado e criar um blog =P. Quanto ao nome, não há nada de empolgante na explicação, rs, a ideia inicial era Na Companhia de um Livro, apesar de ser grande demais, tinha gostado. Mas na hora de testar, já existia. Sendo assim, fui para a minha segunda opção que era Por Uma Boa Leitura, igualmente grande, mas mais fácil de pronunciar, mais sonoro.


2 – O blog é direcionado apenas para livros ?

Sim, apenas para livros e assuntos relacionados a eles. Neste caso tem coluna de entrevista com o autor, personagens de destaque, o Top3... mas sempre livros. Agora em 2014 resolvi resenhar também filmes que foram adaptados de livros, mas este não é e nem será o foco do blog.


3 – Há quanto tempo está na blogosfera ?

Vai fazer um ano no dia 20 de março.


4 – Há quanto tempo grava vídeos e como surgiu a ideia ?

Não sei dizer a quanto tempo exatamente, mas não surgiu logo com a criação do blog. Com o tempo vi que alguns blogueiros usavam canais do youtube para responder tags, falar da leitura do mês e achei que isso era uma forma prática e dinâmica. Sendo assim, resolvi fazer também.


5 – Quais as tags aqui do blog ? Pode falar um pouco sobre cada uma delas ?

Não sei se é exatamente isso que você queria saber, mas a única tag fixa que eu tenho no blog é o Li até a Página 100 e... que é onde eu conto um pouquinho do livro e do que eu estou achando dele até a página 100. Tem algumas perguntas obrigatórias para responder. É uma tag bem legal que deixa os leitores curiosos. No mais, respondo as tags que me indicam.


6 – Tem parcerias com editoras e escritores ?

Sim, atualmente temos parcerias com 13 autores brasileiros e, em 2014 começamos a conseguir parcerias com editoras também. Isso significa muito para mim e para o meu blog porque é um reconhecimento do trabalho que eu e Monique realizamos.


7 – Quantos livros de parceria recebe em média por mês ?

Das editoras? Cada uma segue a sua norma. Normalmente é um por mês, mas você deve solicitar.


8 – Quantos livros lê em média por mês ? Dá preferência aos de parceria, aos oferecidos ou aos que compra ?

Leio em média 5 livros por mês. Mas o meu ritmo tem aumentado, o que é bom. Quanto as preferências, tento balancear. Claro que se há algum livro de parceria que eu preciso ler, eu leio, mas procuro sempre ler algum livro que já está na minha estante a um tempinho, esperando a vez dele.


9 – Costuma comprar muitos livros? Quantos em média por mês ?

SIM. Não resisto a uma promoção de livros! Compro em média uns 3 livros.


10 – Quantos livros tem à espera pra ler ?

Não sei ao certo quantos livros eu tenho na estante, nem quantos livros ainda faltam ler =P. Mas se eu tivesse que chutar, acho que tenho uns cem livros pendentes na estante. Esse ano eu reli vários livros, então esse número de livros pendentes não diminuiu =P.  


11 – Costuma ler mais de um livro ao mesmo tempo ? Porquê ?

Não. Isso está um pouco além das minhas capacidades. Acho que isso embola minha mente. Em alguns raros momentos leio um ebook e um livro físico, mas é bem raro de acontecer. Nestes casos, consigo ler dois ao mesmo tempo porque eu não tenho um ereader, uso o meu tablet e, por questões de segurança, ele não sai de casa. Então, nestes casos leio o livro físico enquanto estou na rua e, quando chego em casa, dou preferência ao digital.


12 – Qual o livro que está a ler agora ?

Estou terminando A Quase Honrosa Liga de Piratas - O Tesouro da Encantadora, da autora Caroline Carlson, publicado pela editora Seguinte e em breve vou pegar Sem Clima para o Amor, da autoa Rachel Gibson, publicado pela Geração Editorial.


13 – Já escreveu ou gostava de escrever um livro um dia ?

Nunca pensei nisso.


14 - Livro(s) favorito(s):

O favorito dos favoritos sempre será Harry Potter. Mas o melhor livro que li esse ano, na verdade foram dois: O Segredo de Ella e Micha e Métrica.


15 - Autor(a) favorito(a):

John Green 


16 - Alguns blogs literários que visita:

Livros e Chocolate Quente (www.livrosechocolatequente.com.br)
Livros, a Janela da Imaginação (www.livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com.br)
Reflexão Literária (www.vivianpitanca.blogspot.com.br)
E por aí vai...


17 – Por último com toda a franqueza, o que acha do Fofocas Literárias tendo em conta o design, o conteúdo e a blogueira?

O layout é lindo e acho a Jess muito simpática. O blog dela é o único de outro país que eu visito, acho ótimo. O conteúdo é sempre muito diversificado também. Obrigada pela oportunidade! Beijos

Muito obrigada eu <3 Fiquem sabendo que quando esta entrevista foi feita, a Kel ainda não era parceira do blog, e eu fico muito feliz por isso ter acontecido, pois ela é uma verdadeira parceira que comenta sempre aqui no blog e é super super querida. Obrigada flor e visitem o blog Por Uma Boa Leitura.

4 comentários:

  1. Que coluna bacana com blogueiros!
    Acho ótimo quando existe essa interação.
    Eu acompanho o blog das meninas e super amo!
    Acho que todo blogueiro tem um "quê" de super herói, e um blogueiro literário tem um "quê" duplo, já que o público tem que ser conquistado por ser mais voltado para apaixonados por leituras, que são bem menos comparados aos seguidores de blogs de moda, por exemplo.
    Enfim, adorei a coluna!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carol :)
      Concordo com tudo o que você disse hehehe
      Beijinho

      Eliminar
  2. Eu acompanho o blog da Kel há um tempo e amooo!!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderEliminar