quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Ponto sem Retorno - Gabriela Simões


Título| Ponto sem Retorno
Autor| Gabriela Simões
Série| Giselle
Editora| Edições Vieira da Silva
Páginas| 308

Informei-vos aqui que tinha realizado uma parceria com a fofa da Gabriela Simões e hoje trago-vos então a minha opinião da sua primeira obra publicada, Ponto sem Retorno. Confesso que antes de iniciar a leitura pesquisei opiniões e fiquei ainda mais confusa porque encontrei de tudo. Conclui que tem muito a ver com aquilo que cada leitor gosta, se gostam que tenha foco no romance ou no resto da história, e por isso decidi ler sem expectativas, apenas aproveitar a leitura.

Ponto sem Retorno é o primeiro de uma série intitulada Giselle, que é o nome da nossa protagonista. Giselle Levy é uma meia-bruxa que vive isolada com o seu avô, para assim se esconder do rei e não ser queimada na fogueira. Ela rouba para se sustentar a si e ao avô, mas um dia vai longe de mais e é apanhada. Cristian, um dos príncipes, faz-lhe uma proposta que ela não pode recusar: se ela for trabalhar para o palácio, ele não a denuncia como ladra. Assim começa a sua aventura perigosa, pois vivendo no próprio palácio, quais eram as probabilidades de o rei não a descobrir?

Eu não consegui apegar-me a nenhum dos personagens. A Giselle é muito sarcástica e respondona, mas vamos combinar que visto que é suposto ela ser uma rapariga inteligente, ela não devia responder como responde aos príncipes. Como acontece logo um instalove (algo que odiei) óbvio que o príncipe não faz nada, mas eu no lugar do Cristian, logo na primeira vez tinha-lhe cortado a língua. Ela chega mesmo a ser mal educada, quando o príncipe ainda está a dar-lhe uma oportunidade. Para além disso parece uma criança no que diz respeito aos seus sentimentos. Tudo bem que nos é explicado que por ser bruxa as suas emoções são amplificadas e ela fica irritada com mais facilidade, mas minha filha tu deixa de ser parva.
É óbvio que o Cristian mexe com ela desde o início e ela fica lá tipo "ai não, não posso, eu não gosto dele, óbvio que não..." #irritante Como se não bastasse ainda há uma espécie de quadrado amoroso, juntando o outro príncipe, o Eli e o amigo de infância, o Rylan. Espero que a Gabi me surpreenda no final, mas por enquanto parece-me ser aquele típico romance que já sabemos com quem ela vai acabar, por isso nem percebemos o porquê de os outros estarem lá. No entanto, aproveito para dizer que sou Team Rylan, o melhor personagem da história.

Outra coisa que me incomodou no livro todo é que depois de irem para o palácio a Giselle nunca mais passa tempo com o avô. Eles que eram tão próximos deveriam estar juntos todos os dias, mas parece que o apagaram da história e só o colocavam em momentos em que ele era realmente preciso na história. O momento em que isso mais me incomodou foi no dia do aniversário dela. É um dia super importante na vida dela como bruxa, e mesmo que não o fosse é o aniversário dela e ela não esteve com o avô em momento algum desse dia. Para mim isso não trouxe coerência à história.

O que me surpreendeu mais foi no final, porque no resto do livro não aconteceu praticamente nada, exceto encontros com os príncipes. A Gaby fez com que eu tivesse vontade de ler mais no final e de descobrir o que se passa e por isso eu quero ler o próximo livro, no entanto, achei de muita burrice a atitude da Giselle de fazer um feitiço que não conhece, sem falar que pelo que o feitiço diz já dá para ver mais ao menos do que se trata e ela não percebeu  👀
Achei a escrita leve e direta, mas não consegui apegar-me aos personagens. Acabei por dar 3 estrelas porque gostei da premissa e o final deu-me vontade de continuar. E sei que a Gabriela vai com certeza melhorar nos próximos. Merece os parabéns por finalmente ter criado uma história que me deixou com vontade de ler, visto que a maioria dos autores portugueses só escrevem romance, auto-ajuda e por aí. Precisamos de mais fantasia e distopia nacional! 

Para a Gaby: Quero agradecer mais uma vez por me teres contactado para formar esta parceria. Espero que me concedas a oportunidade de ler os restantes e apoio imenso o teu trabalho. Chegar até onde chegaste tão novinha é com certeza fruto de muito trabalho e se assim continuares haverás de crescer muito mais ❤

A fofa da Gaby deu-me ainda a oportunidade de entrevistá-la para que a podessemos conhecer melhor e descobrir alguns segredinhos, como por exemplo, quem ela escolheria no lugar da Giselle: Rylan, Eli ou Cristian? Tem muitas mais pergunta interessantes, por isso é só virem cá espreitar que entretanto serão publicadas.

Beijinhos

13 comentários:

  1. Não conhecia, mas parece ter pontos interessantes! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  2. Oi Jéssica! Eu adorei a sua resenha honesta! Eu gostei muito da premissa, mas quando a gente não se conecta com os personagens a leitura não é a mesma, eu entendo. Enfim, espero que os próximos te agrade mais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola :) Sempre faço parcerias em que saibam desde o início que minha resenha será sempre sincera pois minha opinião não está à venda. Tenho a certeza que a autora me vai surpreender nos próximos livros.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Jéssica, também gostei da premissa e claro que adoraria ler a série, talvez não senha se apegado por se tratar do primeiro livro, talvez no segundo esteja habituada aos personagens e cenário que a leitura flua melhor.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi :) Mais para o final do livro já me envolvi mais, então tenho a certeza que os próximos serão melhores.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Oi Jéssica, uma pena que você não se envolveu tanto, isso sempre acaba influenciando na leitura.
    Bjs, rose.

    ResponderEliminar
  5. Oi,
    Não conhecia autora nem livro e já no primeiro parágrafo fiquei com o pé atrás, porque sinceramente eles sempre conseguem estragar história de bruxas fazendo elas cantaram versinhos e recitarem feitiços odeio isso, e me deixa muito triste corro de livros assim. E infelizmente pela sua resenha a coisa só piorou em minha opinião circulo amoroso que não tem muito impacto e personagens rasos, infelizmente não é um livro que me chamou atenção. Mas gostei da sua resenha e da sua sinceridade.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Oi,
    Gostei muito das suas respostas e vou responder também:
    1. Tenho várias mas sou apaixonada pelas capas dos meus romances de época.
    2. Estou lendo Outlander e com certeza aqui vou responder que seria o Jamie.
    3. Stephen King acho esse cara fenomenal.
    4. Aquela série Para Sempre da Alisson.
    6. Edward e Bella.
    7. Essa é difícil já que leio mais romance,então vou responder abrangendo o cinema também Dart Vader e Mr Mercedes.
    8. Sansa do Guerra dos tronos.
    9.Entre Outlander e Sobre a Redoma.
    10.De novo maior outlande, menor alguns do autor uili bergamin.

    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Oi,
    Acredito que meu primeiro comentário saiu meio errado, colei texto há mais nele na hora de publicar quando queria copiar somente o nome do blog. Enfim, falando novamente gosto de histórias de bruxas mas tenho muito medo do que vem por ai. Infelizmente esse livro não me chamou atenção pelos seus comentários, parece faltar muito conteúdo e construção de personagens. Parabéns pela resenha e opinião sincera.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/jantar-secreto-de-raphael-montes.html#comment-form

    ResponderEliminar
  7. Olá, eu ainda não conhecia o livro e até que pela sua resenha eu fiquei curiosa, mas, também, me parece ser uma obra que eu teria algum problema com a leitura. A personagem ser tão irritada me parece ser criança fazendo birra e sobre o feitiço final, se o leitor entende o que ele possa ser e ela não percebe, olha, isso ia me dar nos nervos.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela honestidade da resenha! Eu me interessei pela premissa também, mas se a protagonista é tão confusa, acho que não quero tentar.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela sinceridade na resenha. Gostei da premissa e se decidir ler irei de olhos abertos com essa protagonista haha

    ResponderEliminar
  10. Oie, gostei do livro, mais também acho que deveria ter mais autores nacional com o gênero de fantasia e suspense, sabe esses são os meus livros favoritos.
    bjs

    ResponderEliminar