sábado, 18 de maio de 2019

Série Criaturas Maravilhosas - Kami Garcia e Margaret Stohl

Hoje, depois de alguns anos desde que li o primeiro livro, terminei a série Criaturas Maravilhosas (conhecida no Brasil como "Dezasseis Luas") de Kami Garcia e Margaret Stohl. Este post vai ser uma "resenha" da série inteira, por isso cuidado com os possíveis spoilers, mesmo que eu não pretenda entregar muito da história, pode sempre fugir um pormenor ou outro...

Nestes livros acompanha-mos o Ethan, um rapaz normal, que vive em Gatlin, uma cidade pequena e antiquada do Sul dos Estados Unidos. No primeiro livro, ele é atormentado por sonhos, onde vê uma rapariga que ele nunca viu na vida, até que ela começa a frequentar a mesma escola. Ela é a Lena Duchannes, uma adolescente que luta para esconder os seus poderes e que teme a maldição que assombra a sua família. Com 16 anos, Lena será chamada para o bem (Encantadores da Luz) ou para o mal (Encantadores das Trevas), sem qualquer poder de escolha. A partir daí, em cada livro surgem novos problemas para resolver, mas confesso que vai rodando muito à volta do mesmo.

A primeira vez que eu li o primeiro livro - Criaturas Maravilhosas (resenha) - eu não gostei assim tanto, mas decidi ler a continuação. Acabei por gostar imenso do segundo - Trevas Maravilhosas (resenha) - e passado algum tempo decidi reler ambos. Após comprar o terceiro livro - Caos Maravilhoso - reli novamente para poder ler este. E agora, por fim, antes de ler Redenção Maravilhosa eu reli o terceiro, porque já não lembrava de algumas coisas. Como podem perceber, isto foi um ler e reler e a série acompanhou-me durante algum tempo.

Vou dizer que é uma série maravilhosa? Não! Quem está habituado a bons livros de fantasia e sobrenatural, talvez não vá gostar muito e vá encontrar vários defeitos, no entanto, para mim é bom, por toda a situação, os  anos em que me acompanhou e os momento que me marcaram! O mesmo que a série Twilight... Se eu lesse agora acharia bom? Talvez nem tanto assim... Mas fez muito sentido na altura em que li e é uma das minhas séries favoritas da vida.

Também tenho alguns vários problemas!! Aqui parece que ninguém morre... tudo o que morre volta... e quando alguém que eu gostava morria e eu pensava "sim, tá... vai voltar!", essa pessoa é das que fica mesmo morta. Neste último livro, mesmo no final, morre a minha personagem favorita (que não vou dizer qual é né?) e foi o único momento que eu chorei com esta série e que acabei por me irritar com as autoras.

Depois temos um outro grave problema... A adaptação cinematográfica! Corram... mas para bem longe! O que são aqueles atores?! A história foi alterada em 200%, sendo que cagaram tanto com o final (completamente diferente) que nem puderam fazer uma continuação (não é que valesse a pena...). O meu Ethan Wate (protagonista) ficou completamente arruinado após vê-lo na pele de Alden Ehrenreich (com todo o respeito pelo ator, mas... decididamente não).
Se realmente não têm vontade nenhuma de ler esta série, até podem dar uma oportunidade ao filme mas, não querendo ser má, nem nesse caso eu o aconselharia! Mas vão por vossa conta e risco hahaha
O que me fez continuar esta série foi a teimosia, porque agora queria saber como terminava, e os personagens! Acabei por me afeiçoar a vários deles principalmente ao Link, ao Tio Mason e à Ridley. Por conta disso, ainda estou a pensar se dou oportunidade ao spin-off, que foca mais no Link e na Ridley... Se vocês já leram digam-me se acham que vale a pena ok?

Basicamente é isto! Têm as resenhas dos dois primeiros livros em mais detalhe, caso queiram saber mais um pouco sobre a história, e caso tenham lido esta série quero que venham conversar comigo. Qual é o vosso personagem favorito? Choraram? Tinham teorias?

Venham conversar
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário