sexta-feira, 24 de maio de 2019

Mentes Poderosas - Alexandra Bracken


Título| Mentes Poderosas
Autor| Alexandra Bracken
Editor| Marcador
Páginas| 372

Olá meus anjos!
Hoje trago-vos resenha de um livro que, na verdade, foi uma releitura. Eu li em 2015, numa leitura conjunta de um grupo no goodreads e, como ainda não tinha sido lançado por cá, eu li em ebook em PT-BR (algo que faço muito e não me incomoda). Eu lembrava-me que gostei bastante e, por isso, quando a Marcador Editora o lançou (que foi após a estreia do filme) eu quis voltar a esta distopia maravilhosa que recomendo muito.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Ruby, uma menina muito especial. Ela vive num futuro, onde um vírus se espalha e contamina apenas as crianças. Após elas completarem 10 anos, elas têm duas reações: morrem de uma maneira súbita e inexplicável, ou, desenvolvem habilidades psíquicas. Como em tudo que é distopia, o Governo quer acabar com isto, pois sente-se ameaçado por estas crianças e, assim, cria uma espécie de "campos de concentração" que diz ser para que estas mesmas crianças sejam reprogramadas e de novo entregue às suas famílias.

Quando a epidemia eclodiu, Ruby tinha apenas 9 anos e sente-se muito confusa com tudo, pois os mais velhos tendem a esconder tudo o que se passa até ao último minuto. O que acontece na infância da protagonista, é-nos revelado aos poucos. Assim sendo, sabemos que o "campo" para onde ela foi levada é Thurmond, e que ela fez algo com os pais pelo qual se sente muito culpada e, por isso, sente-se um monstro.

As crianças são separadas por cores (verde, azul, amarelo, laranja e vermelho) de acordo com as suas habilidades. Assim quando ingressam nos "campos de reabilitação" elas têm de passar por um teste e têm de ser classificadas. Ruby consegue passar por verde e vive calmamente, ou pelo menos, o mais calmamente que se possa viver num sítio daqueles, até um dia! Dão-lhe a notícia de que ela está prestes a ser descoberta e terá de fugir.

Como sempre, não me quero alongar muito sobre o assunto, por isso vou passar a falar dos personagens que me cativaram imenso. A Ruby é a mais irritante, na minha opinião, embora ela no final tome uma atitude que me fez vê-la com outros olhos e, por isso, acho que no próximo livro ela esteja mais desenvolvida e amadurecida. Tenho é claro de falar do Liam, um fofo, carinhoso e leal rapaz, que é um líder nato mas sem fazer por isso, que se preocupa mais com a segurança dos outros do que com a sua e que será um enorme apoio para a Ruby. Faz também parte do grupo o Chubs, o nerd, sempre preocupado e stressado com tudo o que pode acontecer, mas lá no fundo é um coração de manteiga. Por último, temos a linda da Zu, a mais nova, que não fala, mas transmite tanto ou mais do que os restantes personagens e é uma das minhas favoritas.

Para mim algo muito importante nos livros é a forma como acaba. O livro pode ser muito bom, mas se não tiver um fim intrigante, surpreendente ou que de alguma forma me agrade, então não terei interesse para ler a continuação. Neste caso, o final foi das melhores partes e emocionei-me tanto como da primeira vez em que o li. Preciso da continuação para ontem, que a Marcador Editora já lançou e que eu confesso que nunca pensei que seria assim tão rápidos. Preciso para ontem pode ser?

Falando só um bocadinho sobre a adaptação: vale muito a pena. Adorei a atriz que escolheram para interpretar a Ruby porque tenho um crush naquela mulher. Os pontos importantes estão lá e até digo que podem ver o filme primeiro e só depois ler o livro. Vai ser incrível à mesma!

Já conheciam este livro?

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário