segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O céu é para quem não desiste de voar - Miguel Ribeiro


Título| O céu é para quem não desiste de voar
Autor| Miguel Ribeiro
Editor| Manuscrito
Páginas| 200

Antes de mais nada preciso de pedir imensa desculpa ao autor Miguel Ribeiro, que me disponibilizou este livro com todo o carinho e que eu demorei imenso tempo a ler. Acontece que não sentia que estava no momento certo e que não o aproveitaria como deve ser se o lesse forçado. Espero que ele me perdoe, mas não me arrependo e agora apôs o ter lido sei com toda a certeza que tomei a decisão certa.

O Céu é para quem não desiste de voar está escrito de uma maneira invulgar. Temos uma história principal que nos leva numa viagem incrível, ao estilo de "O Princepezinho" e pelo meio da história vamos tendo alguns poemas/crónicas. Aqui vem o meu segundo pedido de desculpas ao autor. Sei que se ele escreveu assim é porque achou o mais correto e pretendia que o lêssemos dessa maneira, mas eu não estava a conseguir...

Começava a história e eu gostava, aí parava começava um poema/crónica e eu ficava triste. Apegava-me aos poemas/crónicas e aí parava e começava outra vez a história e eu ficava frustrada. Havia um quebrar na leitura que não me estava a ser confortável. Decidi então ler primeiro a história do menino e só depois os poemas/crónicas e funcionou maravilhosamente para mim.

Assim, foi como se tivesse dois livros em um. Li uma história linda, que me fez pensar muito e que ficará gravada no meu coração e logo depois recomecei o livro como se fosse de poesia e a cada uma ficava mais apaixonada. Às vezes é preciso percebermos o que funciona melhor para nós e não teria tido uma experiência tão boa se não o fizesse desta forma.

A história do menino e da borboleta é simplesmente incrível! Tal como n'O Princepezinho, temos uma história simples, mas que é toda uma metáfora para várias situações de vida. Eu quero falar mais e ao mesmo tempo não quero, porque sinto que devem partir nesta aventura sem saberem nada, para se poderem apaixonar tal como aconteceu comigo. É uma história que pode ser contada aos mais novos, se há medida que formos lendo formos adaptando o vocabulário, visto que o autor utiliza palavras um pouco mais complexas. É uma lição de vida tão linda e que me fez, vez ou outra, ficar com os olhos marejados, já para não falar das saudades que me deu do meu avô.

É um livro mágico, que faz refletir e sonhar, com ilustrações muito fofas ao longo do livro. Acho que também pode ser interessante debater sobre esta narrativa. É daqueles livros que poderia perfeitamente ser, por exemplo, analisado numa aula de portugués, em vez daquelas coisas chatas. Esperemos que um dia percebam que há novos autores portugueses maravilhosos por aí, que apelarão muito mais ao gosto dos jovens de hoje em dia e que motivarão muito mais à leitura.

Obrigada Miguel Ribeiro por esta obra incrível e mais uma vez desculpe por ter demorado tanto tempo a lê-la. Espero por mais histórias maravilhosas que me aqueçam o coração, tal como este.

Nunca desistas de voar ❤
               Facebook Instagram | Twitter | Skoob | Goodreads | Tumblr | 

Sem comentários:

Enviar um comentário