quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nómada (A Hospedeira) - Stephenie Meyer


Título| Nómada
Autor| Stephenie Meyer
Editora| Edições Gailivro
Páginas| 840
Compre na Wook| 18.90€

Começo por avisar que é provável, bastante provável, que esta resenha contenha spoilers. É o meu livro favorito então não tem como eu não acabar por soltar uma ou outra informação que não deveria porque tudo para mim merece ser falado, discutido e apreciado. Mas mesmo que não tenha lido o livro e leia a resenha, continuará a ser uma boa leitura porque é claro que não vou contar tudooooooo.

Falando dos aspectos físicos do livro: adorei o tipo de letra, a diagramação e o facto de cada capítulo ter um nome que nos despertava logo a curiosidade e fazia-nos logo especular sobre o que aconteceria e por vezes não tinha nada a ver com o que esperávamos.

Eu quando soube que a Stephenie Meyer tinha lançado este livro fiquei a morrer de vontade comprar, mas entretanto uma amiga disse que tinha abandonado a leitura porque não tinha gostando e por isso eu desisti de ler durante muito tempo. Até que um dia enquando passeava pela biblioteca da minha escola, eu vi e decidi arriscar a leitura...e foi a melhor coisa que eu fiz em toda a minha vida.

Não achei de todo a leitura confusa. Pensei que por falar de algo completamente diferente eu ia-me sentir meio perdida no início, mas como a escrita é feita na 1ª pessoa e tudo é novo também para a personagem, a leitura desenrola-se de uma maneira bem fácil.

Amei toda a história! Stephenie teve uma imaginação incrível para criar todo um novo mundo e o mais interessante é que resulta. Ao ler não damos por nós a pensar que é algo irreal, impossível pois tem explicação. Tudo é bem narrado e explicado e também gostei muito de como desenvolveu os personagens.

Cada personagem tinha a sua personalidade bem definida. A Melanie foi sem dúvida uma personagem que me emprecionou porque apesar de não estar mesmo lá (afinal ela só existe na cabeça da Noa) tem os seus princípios e caráter muito bem definido. Para quem está farto de todas aquelas mocinhas coitadas que se acham inferiores, vão adorar a Mel. É completamente diferente, cheia de garra, lutadora... por isso mesmo não desistiu. Nómada apesar de ser uma alma eter de ser (supostamente) bondosa, também me surpreendeu em algumas ocasiões. Embora por vezes me enervasse por ser tão altruísta, mas em outros casos admirava a coragem dela de virar costas a toda a sua espécie e lutar por aquilo que ama e acredita. Adorava as conversas interiores entre elas.

"A partir do momento em que aprendíamos a amar o nosso hospedeiro humano, que esperança nos restava? Não podíamos existir à custa de quem amámos. Uma alma não . Uma alma não podia viver assim."

Mas o meu personagem favorito foi sem dúvida o Ian. Ele é tudoooo minha gente! No início mostra ser algo agressivo, mas quando começa a mostrar o que realmente é... eu fiquei in love. Ele é fofo, preocupado, gentil, inteligente, divertido, apaixonado, romântico, amoroso. Onde compro um desses pra mim?!

 "É tão insuportável para ti, que te  ame? É isso? Posso ficar de boca fechada, Noa. Não volto a dizé-lo. Podes ficar com o Jared, se é o que desejas. Mas fica."
 Ian a mostrar que consegue ser a coisa mais fofa do mundo

Uma das personagens mais divertidas e culpada da maioria das minhas gargalhadas foi o Jeb, tio maluco da Mel. É daqueles personagens que todo o livro devia ter para tornar a leitura mais divertida e aliviar todos os momentos de tensão. Jeb é sarcástico, perspicaz, doido, inteligente, curioso, fascinante.

"Não vale a pena ignorar a verdade. Ela não soa pior por a dizermos em voz alta."
Jeb e as suas frases geniais


 Love, Jéssica
Outras capa:

4 comentários:

  1. Olá tudo bem com você ?
    Vi seu blog aqui no Brasil,achei bem interessante o nome e resolvi visitar e adorei aqui.
    E deixa eu te perguntar,você já leu a série hush hush ?
    Beijos e se quiser visitar meu blog http://quaseaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou do blog *-* sim já li hush hush e adorei. Também li crescendo. Visitei seu blog e gostei muito.

      Eliminar
  2. Tenho-o aqui para ler faz 2 meses mas ainda não peguei. Tenho lido outros. Acho que espreitei só o início, mas como não entusiasmou deixei de lado para não ifluenciar. Pegarei quando tiver mesmo no espírito da leitura do género.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que um dos problemas é o tamanho. Olhamos e vemos tantas páginas que desmotivamos.

      Eliminar