domingo, 8 de dezembro de 2013

Monster High - Lisi Harrison


Editora: Contraponto
Páginas: 224

Sinopse: Frankie Stein fica em pulgas quando os seus pais lhe dizem que está pronta para ir para a escola. Frankie tem muitas expectativas para o liceu - fazer amigos, fazer brilhar o seu espectacular guarda-roupa em público... Frankie passara toda a sua vida (os seus 15 dias de existência) no laboratório do pai, e os seus únicos amigos são os Glitterati (os seus ratos de estimação) e os seus pais. Para além da pele verde, dos parafusos no pescoço e das costuras que lhe seguram os membros, não há nada de estranho nela. Mas Frankie fica muito preocupada quando descobre que ela e os outros monstros vão ter que se misturar com os normais.




Resenha:
Comecei por ler este livro apenas porque a minha irmã de apenas 9 anos, apaixonada pelas Monster High decidiu chorar e praguejar até o ter, mas depois disso nunca o leu, e eu acho que é muito triste um livro nunca ser lido. Mas foi uma ótima decisão, porque o livro tem uma história muito boa (apesar de infantil) de grandes valores morais e seria um livro fantástico para crianças, embora (apesar de ser um infanto-juvenil) ter uma linguagem um quanto difícil, na minha opinião.

O livro leva-nos para Salém, no Oregon onde conhecemos as duas personagens principais deste livro: Melody e Frankie. Melody é uma personagem tímida, acostumada a ser invisível, numa família onde o pai é cirurgião plástico, a mãe e personal shopper e a irmã mais velha chama a atenção pela sua beleza e desenvoltura, Melody era o oposto deles, com um nariz desproporcional, que lhe rendeu o apelido de “tromba” na escola em que estudava em Bervely Hills, nunca quis que o pai lhe operasse por acreditar que isso não interferia no que era realmente, uma pessoa como qualquer outra. No entanto, após o pai conseguir operá-la sob a alegação de que haviam descoberto um tratamento cirúrgico para cura da asma, Melody se torna linda, mas não se aceita por achar que a beleza é artificial. Porém, é claro, ela não foi curada da asma, e com a cirurgia as crises pioram e para ajudar a filha, os Carver decidem abandonar Bervely Hills e mudar-se para uma cidade pequena, Salem, no Oregon. 
  "Candace iria sempre acreditar que o bom aspeto era fundamental para o sucesso. E Melody iria sempe esperar que as pessoas fossem um pouco mais profundas do que isso."
 "- Porque quando temos um aspecto diferente e as pessoas gostam de nós na mesma, sabemos que é pelas razões certas."
Nesta cidade vive Frankie Stein, criada pelo seu próprio pai, um cientista maluco descendente de Frankenstein. Com apenas 15 dias de vida, Frankie é muito inteligente, fugaz, ligada tendências da moda e  com uma auto-estima do tamanho do mundo, por isso não entende o porquê de ter que se “esconder” da sociedade cobrindo a sua pele cor verde-menta com muita maquiagem e roupas. 

No fundo as duas têm o mesmo propósito, serem aceitas da maneira que são, com suas diferenças e particularidades. E tudo isso desenrola-se no meio de problemas juvenis, com grupos rivais e romances adolescentes. Eu achei um livro muito bom, que traz boas lições de vida, boas quotes para serem guardadas e relembradas e um gostinho de quero mais (tem de ter o segundo livro à mão para ler a continuação se não morre de curiosidade). 

Aconselho! O livro lê-se rapidamente (um dia ou dois) e não é tempo perdido, pelo menos eu acho que não e não me arrependo nada de ter dado uma hipótese. Abaixo coloco algumas quotes que achei inspiradoras ou fofas:

"Um e outro beijaram a testa de Frankie. Um deles cheirava a químicos, outro a flores. Juntos cheiravam a amor."
"Eram os seus melhores amigos e os seus mentores. Desapontá-los era o mesmo que desapontar o mundo inteiro."
"E atingi-lo com o globo de neve da Torre Eiffel enquanto beijava Cleo na aula de Francês teria sido uma verdadeira catarse. Mas não fizera nada disso. Ao invés, portara-se como um verdadeiro ovo: uma casca dura por fora e um desordem fluida por dentro."
 "E não dizer nada quando se tem razão parecia pior do que dizer algo e não ter."
 "- As amigas em primeiro lugar.
- Mesmo antes do Brett?
- Sempre."
 "O orgulho tem de vir primeiro de dentro de ti e permanecer no teu interior, não importa o que as pessoas digam."
Comprem: Encontram o livro aqui na Wook por  6,75€

Love, Jéssica

2 comentários:

  1. Taí um livro que eu não leria, até agora. Gostei da sua resenha e também acho uma pena um livro nunca ser lido!


    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com

    ResponderEliminar