domingo, 9 de agosto de 2015

A Cada Dia - David Levithan


Título| A Cada Dia
Original| Everyday
Autor| David Levithan
Editora| TopSeller
Páginas| 288

Este livro desiludiu-me tanto, mas tanto, que eu nem tinha vontade alguma de escrever a resenha, mas tinha de ser, porque eu tenho um certo TOC e não consigo deixar de dar a opinião sobre algum livro #manias Para começar tenho de dizer que o livro já foi lançado cá em Portugal, mas odiei a capa e por isso decidi ler em e-book, e ainda bem, porque assim não tenho que olhar para ele na estante e pensar no quanto ele me deixou irritada.

Esta história pode ser um pouco confusa no início, depois torna-se maravilhosa e acaba uma valente caca #sinceridade. A, é o nosso protagonista e ele não tem género, ou seja, não é homem nem é mulher. Acorda todos os dias num corpo diferente e a única coisa que se mantêm é a idade, por assim dizer, se ele tem 16 anos, durante um ano ele acorda em corpos de 16 anos e assim sucessivamente. Após perceber como a sua vida funcionava, ele cria umas regras para si mesmo: Nunca se apegar muito!, Evitar ser notado! e Não interferir! Mas uma pessoa muda tudo.

Um dia ele acorda no corpo de Justin e conhece Rhiannon, a namorada dele. A partir desse momento as regras deixam de ser aplicadas, pois A descobre alguém com quer estar todos os dias. Mas como pode ele fazer isso se acorda num sítio diferente todos os dias? Num corpo diferente? Sempre ouvi dizer que o amor vence barreiras e este livro acaba por provar-nos um pouco de como isso é verdade.

Aquilo que me fez gostar do livro inicialmente foi o facto de me identificar muito com a Rhiannon, e mais não digo porque não quero estar aqui a expor a minha vida mais do que já exponho habitualmente. No entanto, algumas atitudes de ambos os protagonistas começaram a irritar-me passado algum tempo. A partir daí, a única coisa que me prendia a atenção era a curiosidade de saber qual a nova via do A no dia seguinte. O bom do livro é que nos traz várias lições de vida, mesmo muito importantes, e numa época em que cada vez mais homessexuais ganharam coragem de se assumir, acho que há por aí muita gente que ainda tem de aprender algumas coisas, e que este livro ensina. Muitos outros temas são falados, como religião, suicídio, etc

É um livro que aconselho apenas pelas lições que transmite e não propriamente pela história em si. Talvez o problema seja meu, visto que ia com expectativas mesmo muito altas, mas não conseguiu-me prender como eu gostaria e esperava que prendesse. Além disso, o final irritou-me de tal maneira que eu já nem sabia se tinha gostado ou não, se queria continuação ou não... Alguém que seja da mesma opinião ou toda a gente gostou menos eu?

Beijinhos

2 comentários:

  1. Oiii Jessica

    David Leviathan e John Green são dois autores que não funcionaram para mim. Não consigo ler os livros deles, a escrita deles não consegue me enganchar na história e eu termino frustrada, já desisti dos livros deles, por mais que a sinopse às vezes possa parecer atraente.
    Espero que sua próxima leitura seja excelente e você possa esquecer a frustração de um livro mediano.

    Beijokas, Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice :)
      Pretendo ler pelo menos mais um livro do John mas quanto ao David não sei :S
      Beijinhos

      Eliminar