terça-feira, 22 de janeiro de 2019

[Citações] - Razões para Viver

Olá meus anjos! No último post trouxe-vos a resenha de "Razões para Viver" do Matt Haig. Marquei tantas citações maravilhosas que quis partilhar convosco. Espero que pelo menos uma dela consiga chegar ao vosso coraçãozinho e marcar-vos de alguma forma.
"... a depressão é mentirosa. A depressão faz-nos pensar coisas erradas."

"... a depressão é uma doença de pensamentos."

"As palavras - ditas ou escritas - ligam-nos ao mundo."

"... se para os livros terem alguma utilidade fosse obrigatório que eles replicassem ao pormenor a nossa própria experiência do mundo, então os únicos livros que poderíamos ler seriam aqueles escritos por nós próprios."

"No fim de contas, é preciso mais coragem para viver do que para nos suicidar-mos."

"O mais esquisito numa mente é a possibilidade de acontecerem dentro delas as coisas mais intensas, sem que mais ninguém as consiga ver."

"Qual foi o idiota que lhe chamou 'depressão' em vez de 'há morcegos a viverem no meu peito e eles ocupam montes de espaço'?" 

"Porque pode ser-se depressivo e estar-se feliz, da mesma forma que se pode ser um alcoólico sem se estar bêbado."

"Se alguma vez acharem que uma pessoa depressiva que é ser feliz, pois sabem que estão enganados. Elas querem lá saber desse luxo que é a felicidade. Elas apenas querem livrar-se da dor."

"O estranho da depressão é que o medo da morte mantém-se igual, mesmo que possamos ter pensamentos suicidas."

"... uma sociedade que nos exige a normalidade, mesmo quando nos leva à loucura."

"Num mundo em que as hipóteses são infinitas, também são infinitas as hipóteses de sofrimento, separação ou perda definitiva." 

"Mas nunca me tinha apercebido de que podemos ficar aprisionados dentro da nossa própria mente."

"Não se é menos homem ou menos mulher ou menos humano por se ter uma depressão; tal como não se é menos homem ou mulher por se ter cancro, uma doença cardiovascular ou um acidente de viação." 

"A ciência não funciona pela fé cega; funciona através da dúvida constante."

"Se, como disse Schopenhauer, 'renunciamos a três quartos de nós mesmos para sermos como os outros', então o amor, na sua forma ideal, é um modo de recuperar essas partes perdidas de nós próprios..."

"Literalmente, ela era a minha outra metade, na altura em que eu fiquei sem metade de mim."

"Mas é bastante terapêutico saber que o prazer não só serve para compensar a dor, como na verdade até pode nascer dela."

"Mas existe uma diferença entre gostar de livros e precisar de livros. Eu precisava de livros."

Há uma ideia feita de que lemos como forma de escape ou então lemos para nos descobrirmos a nós próprios. Não encontro qualquer diferença nas duas hipóteses."

"Não se trata do lugar em que estamos, mas sim do lugar para onde queremos ir."

"Cada livro escrito é fruto de uma mente humana num determinado estado. Juntem-se todos os livros e ficamos com a soma da humanidade."

"Um cliché associado às pessoas que gostam de ler é o de serem pessoas solitárias. Mas para mim, os livros foram a forma de eu sair da minha solidão."

"... a ferida é o sítio por onde a luz entra em nós."

"Esqueçam a segurança. Vivam onde tenham medo de viver."

"Pode até ser uma nuvem escura a passar pelo céu, se for esta a metáfora escolhida, mas nós somos o céu. Já lá estávamos antes de a nuvem aparecer. E a nuvem não pode existir sem o céu; mas o céu pode existir sem a nuvem." 

Pouca coisa, portanto 😂
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário