segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Razões para Viver - Matt Haig


Título| Razões para Viver
Autor| Matt Haig
Editor| Porto Editora
Páginas| 264

"Quando se está deprimido, sentimos que estamos sozinhos e que mais ninguém está a passar exatamente por aquilo que nos está a acontecer. Temos tanto medo de que os outros nos achem loucos que acabamos por interiorizar tudo. Temos tanto medo de que as pessoas nos ostracizem ainda mais, que acabamos por nos fechar numa concha. E não falamos sobre o que se passa connosco, o que é uma pena, pois ajuda se falarmos sobre o assunto."


"A depressão é uma doença tão grave que as pessoas estão a matar-se por causa dela, de uma forma sem paralelo a qualquer outra doença. E mesmo assim, as pessoas continuam a achar que a depressão não é assim tão má."

Matt Haig, 43 anos, autor, gente como a gente, viu o seu mundo desabar aos 24 anos, quando soube pela primeira vez o que era a depressão. Durante muito tempo decidiu não falar sobre isso, mas depois percebeu o quanto era importante que o fizesse, para ajudar outras pessoas e, assim, nasceu "Razões para Viver". Este livro é um misto de auto-ajuda, desenvolvimento pessoal e biografia mas, se usualmente não lêem livros destes géneros, acreditem que vale a pena abrir uma exceção.

No instagram, prometi que quando escrevesse a resenha deste livro que abriria o meu coração para vocês e aqui vai ❤ Olá, sou a Jéssica, estudei psicologia (ainda não sou psicóloga porque não terminei o curso) e sofro de ansiedade, pânico, depressão e fobia social. Isto é para vocês perceberem que doença/perturbação mental não é um bicho de sete cabeças e não é tão raro como algumas pessoas pensam. Afeta homens e mulheres, velhos e novos, ricos e pobres, escritores e até psicólogos... Não é algo de que se deve ter vergonha e deve sempre procurar-se ajuda. É preciso desmistificar aquilo a que se chama a doença mental e não achar que quem sofre disso é porque é louco!

O autor não nos traz apenas mais um livro como os outros, onde nos fala de todos os sintomas e lista do que fazer... Ele conta-nos a sua história, fala o que sentiu e, assim, traz para a luz, um dos grandes problemas do séc.XXI, mas de que as pessoas não falam, porque se envergonham. Ao longo do livro relata-nos vários dos episódios de surto, os pensamentos que lhe assolavam a mente (até os mais negros), lista o que o ajudou e ainda nos dá alguns factos e curiosidades. 

Não é um livro, de todo, cansativo! Nós achamos que estamos numa sala, sentados num confortável sofá, quem sabe a beber uma boa chávena de café ou chá e a conversar com Matt Haig, um velho amigo. Não há tabus, não há "paninhos quentes", não há vergonhas e, acima de tudo, não há mentiras.

Sempre convivi de perto com a depressão! Antes de eu mesma a experienciar, já a minha mãe sofria desse mal e desde pequena que tive de aprender a lidar com vários surtos. É difícil compreender quando não é connosco e acho que só a percebi realmente quando o vivi na pele. Gostaria de ter tido oportunidade de ler este livro nessa altura e, por isso, o aconselho tanto. Acho que o grande problema é que não se fala sobre isso e propagam-se ideias erradas. Lembro-me de ser pequena e alguns dos insultos que as crianças achavam piada usar na minha idade era algo do tipo "És maluco, vai internar-te no manicómio!", "Tu moras é no Magalhães Lemos "... Eu morria de vergonha, sendo que, infelizmente, podia-se dizer que o Magalhães Lemos era um amigo chegado, pelas vezes que já lá tinha ido visitar a minha mãe.

Mas as crianças dizem isso porquê? Porque aprendem isso. Porque vêm isso nos filmes. É preciso ensinar as crianças desde pequenas que a saúde mental é tão importante quanto a do corpo e que é bom fazer terapia, mesmo quando achamos que está tudo bem. É preciso ler sobre isso, informar-se... E acima de tudo, se vocês passam por isso, falem sobre isso, sem vergonha, expliquem, ajudem as pessoas a compreender, em vez de criarem um tabu à volta do assunto.

Quero dar um abraço a todas as pessoas que estão a ler isto e têm algum desses problemas ❤ Afastem-se de pessoas e coisas tóxicas e façam o que vos faz bem, mesmo que sejam pequenas coisas. Vejam um pôr-do-sol, ouçam música, escrevam, leiam um livro...

Espero que tenham gostado da resenha, embora não tenha falado assim tanto do livro, mas espero vos ter passado a mensagem de que realmente precisam de o ler 😂 É um livro fantástico e adorei a escrita do autor. Vocês gostavam de um post só com as citações que eu marquei? Foram várias! Digam-me nos comentários...

"Quais são as tuas razões para viver?"
Beijinhos

1 comentário:

  1. Gostei muito da review nomeadamente por a complementares com episódios da tua própria vida e de familiares e também por falares em alguns preconceitos em relação à doença mental que ainda prevalecem na sociedade e que é necessário desmistificar 👏

    ResponderEliminar