segunda-feira, 13 de maio de 2019

[Conversas Literárias] - Game of Thrones (S08E05)

Oi meus anjos!
Hoje o post é só para quem viu o último episódio de Game of Thrones, tá? Não só porque tem spoilers, mas porque eu vou desabafar e mencionar as cenas de que não gostei, sem as descrever, ou seja, se não viram, é provável que não entendam ao que me refiro.


Sem grandes delongas, vamos começar pela nossa Rainha dos Dragões. Imensa gente está chateada com o que "fizeram com a personagem". Dizem que não faz sentido ela revelar-se doida e tirana, apenas num único episódio. Então... vem cá meu amor, senta aqui, vamos conversar... Vocês têm visto a mesma série que eu?! A Daenerys sempre foi assim, nós só não ligávamos porque ela queimava gente com a qual nós não nos importávamos. Ela queimou as mulheres viúvas Dothraki, ela foi fazer uma troca pelos Imaculados e, apesar de o outro lá ser um besta e a ter insultado porque achava que ela não entendia a língua, a intenção dela já era roubar o exército e matar os mestres... Ela matou todos aqueles que se recusaram a dobrar o joelho... incluindo a família do Sam. E o pior é que ela avisou, nós é que não prestamos atenção!


Além disso ela foi perdendo pessoas que lhe eram importantes e isso fez ela perder-se. Sempre ouvi dizer que "quando perdemos alguém que amamos, perdemos um pouco de nós". Ela perdeu o marido que aprendeu a amar, perdeu o filho, perdeu um dragão, perdeu o Sir Joran, perdeu outro dragão, perdeu a Missandei... Foi traída pelo Jon (que era suposto guardar segredo), traída pelos seus conselheiros e, na cabeça dela, traída pelo povo que ela lutava para libertar, porque ela começa a entender que se eles tivessem escolha, escolheriam o Jon Snow para rei em detrimento dela. Então não digam que foi de repente, porque os sinais estavam lá. 

Isto não quer dizer que eu, pessoalmente, goste do que aconteceu e naquilo que ela se tornou... Muito pelo contrário! Ela era das minhas personagens favoritas! Para mim era um exemplo de mulher guerreira, basta ver de onde ela veio, como tudo começou, ela a ser vendida como uma égua pelo próprio irmão, que abusava física e psicologicamente dela, e até onde ela conseguiu chegar... Mas pronto! Agora acho seriamente que o Jon a vai matar e assim cumprir a profecia, ou então vai ser a Arya... mas isso já são teorias minhas.

E por falar na Arya... aqui sim cagaram na personalidade da personagem! Nunca na vida ela desistiria de ir matar a Cersei, estando tão próxima e só porque o Cão disse que se ela fosse ela ia morrer. Fodasse! Ela lá queria saber disso... Ela vive obcecada com aquela lista à anos e a Cersei sempre esteve no topo e ela fazia questão de dizer que não lhe bastava que ela fosse morte, ela queria mesmo matá-la... Ela faz aquela viagem toda e depois chega lá e "Pois, se calhar tens razão, sou capaz de morrer e tal. Eu matei o Night King e sempre quis matar a Cersei mas... é, se calhar deixa lá!". What? No No Nooooo!!! Esta não é a Arya que conhecemos e recuso-me a aceitar que de acordo com a personalidade dela, seria uma decisão que ela realmente tivesse tomado. Ela foi lá só sujar a roupa e ainda é salva pelo "uber horse", que apareceu sabe-se lá de onde!


E vamos falar na Cersei claro! A sério que acharam que aquilo seria um final digno da personagem? Ela foi a que mais soube jogar àquilo a que chamamos "Game of Thrones". Ela viu os filhos morrer, ela passou por tanto emocionalmente (#shame), ela achou que tinha perdido o Jaime... para no fim morrer a chorar, com uns tijolos em cima. Primeiro que embora qualquer pessoa entrasse em desespero numa situação daquelas, aquelas lágrimas e desabamento emocional não fazem parte do caráter dela. E realmente, o Cão esteve ao lado dela, e ela passa de fininho como quem não quer a coisa e xau, para depois morrer daquela maneira... Que também não percebi a ideia do Cão a deixar passar... Ok que o foco dele era outro, mas tipo, tens a fucking queen aí a passar do teu lado meu filho! 

Eu esperava que a Daenerys aparecesse na torre onde ela estava e lhe dissesse para ela se render, aí ela diria alguma coisa muito foda e bebia do copo de vinho calmamente, aí a Daenerys faria o que sempre faz:

Enfim! É isto! É claro que teve muito mais cenas marcantes durante este episódio, mas o que eu queria realmente era mostrar a minha indignação com o final que deram às personagens femininas e fortes desta série! Não é mimimi e vai para além do feminismo, porque como eu expliquei acima, vai para além disso, vai com o facto de que as últimas escolhas que fizeram não foram condizentes com a sua personalidade ou então não foram mortes dignas.

E vocês o que acharam? Têm opiniões contrárias às minhas? Vamos debater 😃 Vamos aproveitar e criar teorias para o próximo e último episódio!

Dracarys 🔥
Beijinhos

3 comentários:

  1. CONCORDO TOTALMENTE!!!!! Para mim a cena da Arya foi a mais parva de sempre, ela NUNCA iria fugir daquela maneira, o objetivo sempre foi a Cersei para depois "ai e tal afinal talvez não queira morrer hoje .... o "not today" dela neste episódio foi o mais desmotivador de sempre -.-
    Talvez a luta la dos irmaos foi o melhor, foi algo que esperavamos desde o inicio da série e ate tenho que admitir que gostei, mas se fosse noutros tempos tenho a certeza que teriamos um episodio completo so para esta luta grandiosa.
    O resto sei lá.......... acho que não há muito mais a comentar -.-
    O proximo nao sei porque acho que vai ser o jon a morrer a tentar matar a danny e depois a Arya chega e mata-a, pelo menos assim ainda salvavam alguma coisa dos personagens. Eu amo a Danny é sim a minha personagem favorita e sim fiquei triste, mas foi como disseste, desde o inicio que ela queimava tudo, sinceramente estava à espera que ela fosse em direçao a torre e ai queimasse, claro que neste processo ainda iriam morrer imensas pessoas que estavam a volta, mas nunca o numero do que realmente aconteceu.
    Adorei o teu post ;D

    Beijinhos,
    Daniela RC
    Blogue: Doce Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por teres gostado do post.
      Estou a pensar fazer um do mesmo género depois do episódio final e espero-te cá :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Concordo com o que disseste em relação à Daenerys, realmente todos esses factos estiveram sempre lá, mas... não sei. Achei a mudança da personalidade dela muito repentina e violenta e não queria nada que tivesse sido assim :( não é dessa forma que eu irei relembrar a Daenerys mas sim como uma mulher justa e bondosa.
    Em relação à Arya... não tinha pensado nisso mas tens toda a razão!!! Realmente foi um bocado estranho ela ter desistido da ideia de enfrentar a Cersei sem pensar duas vezes... mas ainda bem que o fez pois poderia vir a morrer.
    E concordo também relativamente à Cersei. Apesar de não gostar dela, ela merecia uma morte "em grande" e não aquela que teve.
    Vamos ver o que vai acontecer neste último episódio. Ansiosa!!!
    (@nooriareads)

    ResponderEliminar