quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

[Retrospetiva 2029] - Retrospetiva Literária


Hoje trago-vos, como já é usual, uma retrospetiva literária, com algumas categorias. Todos os anos procuro uma espécie de tag nas internets e adapto ao que pretendo, acabando com uma listinha variada e interessante, onde fá-lo sobre as minhas leituras do ano. Inicialmente, coloquei o link direto para as resenhas nos títulos de cada livro, mas o blog não quis colaborar. De qualquer foram, se tiverem curiosidade sobre algum deles, basta escreverem o título na barra de pesquisa aí do vosso lado direito e serão reencaminhados ❤

1. Melhor livro: Este ano não consigo escolher só um, porque fui agraciada com muito boas leituras. Os melhores foram "Filhos de Sangue e Osso" (Tomi Adeyemi), "Raparigas como Nós" (Helena Magalhães), "Amazónia" (James Rollins) e "Lá, Onde o Vento Chora" (Delia Owens).


2. Livro que menos gostou: O pior de todos foi sem dúvida "Aprender a A.M.A.R." (Fernando Mesquita) que não me agregou em nada. Achei mais do mesmo e que não disse nada que já não soubesse por conhecimento geral.

3. Melhor protagonista: Vou escolher a Starr de "O Ódio que Semeias" (Angie Thomas) porque ela é sem dúvida fantástica. Adorei tanto o livro quanto o filme e achei que fizeram uma ótima escolha de actriz para representar a Starr.

4. Melhor casal: Lara Jean e Peter Kavinsky, que voltarão a tirar-me o chão em "Agora e Para Sempre, Lara Jean" (Jenny Han). Estou super ansiosa para a adaptação do segundo livro, que sai este ano pela netflix.

5. Melhor dupla/grupo de amigos: A Manada dos Marados de House of Night hahaha Li os dois primeiros spin-off - "Amada" e "Perdida" (P.C. Cast e Kristin Cast) - e que saudades que eu tinha deste grupinho maravilhoso.

6. Livro que te fez refletir: "B
ecoming" (Michelle Obama) fez-me refletir sobre tantas coisas, mas mais importante fez-me até refletir sobre política que é algo que eu nunca quis muito saber. Por causa deste livro, fui votar este ano pela primeira vez (com 24 anos), porque finalmente comecei a perceber o quanto é importante e o quanto devemos isso às mulheres que lutaram para que hoje em dia tivessemos esse direito.

7. Livro que te fez chorar: Chorei que nem uma desalmada com "Raparigas como Nós" (Helena Magalhães). Juro-vos que senti uma leve desidratação hahaha É um livro maravilhoso, escrito por uma mulher e portuguesa
Temos que dar imenso valor e apoiar.

8. Livro que te fez rir: "Os 12 Signos de Valentina" (Ray Tavares) que eu já queria ler à imenso tempo. Li-o no kindle pela madrugada dentro porque não conseguia parar de tão divertido que era.

9. Um livro não tão conhecido que você leu e gostou: Li "Notas sobre Ela" (Zack Magiezi) e amei! Para quem gosta de crónicas, pequenos poemas... eu aconselho mesmo muito. Nunca tinha ouvido ninguém falar sobre ele, mas foi uma alegre surpresa.

10. Um livro bastante conhecido que você leu e gostou: "A Quimera de Praga" (Laini Taylor) é bastante conhecida lá fora, embora com a tradução, muita gente cá em Portugal nem saiba que se trata de "Daughter of Smoke & Bone". Ia com altas expectativas e foram atendidas.

11. Livro que te surpreendeu de forma positiva: Fui com baixas expectativas para "SECA" (Neal Shusterman e Jarrod Shusterman), porque não achava que em tão poucas páginas se conseguisse contar uma distopia plausível, com início, meio e fim e que ainda fosse bom... mas enganei-me! Achei um livro fantástico, muito bem escrito e com uma mensagem muito poderosa. Recomendo!

12. Livro que não foi "tudo aquilo": Sofri uma completa desilusão com "Vox" (Christina Dalcher). Tinha tudo para dar certo, a premissa era excelente, mas acho que o romance, que é algo que até costumo gostar, só se tornou chato e abafou a verdadeira importância da história.

13. Autor que conheceu esse ano e gostou: Connie Glynn, autora de "A Guardiã da Princesa", ganhou completamente o meu coração com a escrita e os personagens dela. Além disso já viram uma foto dela? É a coisa mais amorosa".

14. Total de livros lidos: 52 livros de uma meta de 50. Acho que foi bastante bom, visto que fui visitada por algumas ressacas literárias e, principalmente em Dezembro, nem consegui ler.

Que venham ótimas leituras em 2020 ❤

               Facebook Instagram | Twitter | Skoob | Goodreads | Tumblr | 

Sem comentários:

Enviar um comentário