sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

A Casa com Patas de Galinha - Sophie Anderson


Título| A Casa com Patas de Galinha
Autor| Sophie Anderson
Editor| Minotauro
Páginas| 292

Um livro extraordinário que ultrapassa aquilo que conhecemos como conceito de juvenil. Li primeiro "A Rapariga que Falava com os Ursos" onde as personagens deste livro aparecem, por isso pensei que não aproveitaria tanto esta história, mas a verdade é que nada do que realmente importa nos é contado.

A nossa protagonista é a Marinka, que vive com a avó que é uma Yagga, numa casa com patas de galinha, que se move conforme a sua vontade, sempre para lugares inesperados, desde uma floresta, a uma ilha... podem acordar em qualquer lugar. As Yagga são pessoas que vivem afastadas da sociedade e o seu trabalho é guiar os mortos através do portal. Marinka será a próxima, mas não aceita que esse seja o seu destino... sem convívio com os vivos, sem nunca poder ter um amigo, nem criar raízes em nenhum lugar.

Na primeira parte de "A Casa com Patas de Galinha" temos logo um plot twist que não vi a chegar. Não é que seja descabido, pois tudo se encaixa, mas não é, de todo, esperado. Já reparei que a autora coloca 'cenas' e acontecimentos mais sombrios nos seus livros, que não esperamos neste género literário. Aqui a morte é a base no qual o livro é criado, sendo que tudo é tratado de forma leve e quotidiana, mas que nos faz refletir sobre a vida e no depois desta.

Não esperava, de todo, a maioria dos acontecimentos e fui-me surpreendendo a cada página. Quando achava que tudo era previsível, principalmente o final, a autora troca-me as voltas... e é lindo. Aprendemos tanto sobre a perda, sobre o destino, sobre os sonhos... O companheirismo da Marinka e da casa é algo tão bonito que já quero uma casa com patas de galinha para chamar de minha. A Casa é inteiramente uma personagem, que sem falar nos transmite uma personalidade incrível.

É uma história que recomendo muito e de coração cheio. INÍCIO DE SPOILER: Só não desculpo a Marinka não ter tido tempo de se despedir da avó, mas é isso que nos faz acreditar que ela voltará, até ao último minuto... FIM DE SPOILER. Leiam os livros desta autora ❤ É algo que eu não sabia que precisava na minha vida, mas já quero ler tudo o que esta mulher publica.

Um dia seremos todos guiados por uma Yagga 🎇
Beijinhos



Sem comentários:

Enviar um comentário