quinta-feira, 5 de março de 2020

Fala-me de Um Dia Perfeito - Jennifer Niven


Título| Fala-me de Um Dia Perfeito
Autor| Jennifer Niven
Editor| Nuvem de Tinta
Páginas| 384

Oi meus anjos!
Terminei este livro há uns dias e publiquei este post no instagram, onde abri o meu coração por completo com vocês e mostro uma pontinha daquilo que a minha ansiedade e depressão me fazem sentir, por vezes... Mas nem tudo é mau ok? Por isso, hoje trago uma resenha completa e ainda uma comparação com o filme.

Para quem não sabe, "Fala-me de Um Dia Perfeito" é o mesmo livro que "Por Lugares Incríveis" no Brasil, que conta-nos a história do Finch e Violet, que se encontram no cimo da torre da escola, quando ambos têm a ideia de se suicidar. #pesado Violet Markey é popular e linda, mas vive atormentada desde o acidente que lhe levou a irmã, que era a sua melhor amiga. Theodore Finch é o estranho da escola, mas o que muitos não sabem é que ele faz de tudo para "se manter acordado", enquanto que a depressão só quer que ele desista de tudo. 

A relação deles começa devagarinho... Algo que me agradou, porque nem tudo é instalove e uma pessoa já não aguenta mais com isso (ok, eu gosto, mas uma pausa às vezes é bom, tá?).  Eles vão-se conhecendo ao longo do trabalho que estão a fazer juntos para a escola, em que têm de visitar alguns lugares do seu Estado e escrever sobre eles e estas eram as partes que mais me entusiasmavam: o lugar para onde eles iam a seguir, porque podia ser desde uma coisa muito básica, mas que eles tornavam mágico juntos, até algo que nos deixa "uou, eu também quero". Deu-me muita vontade de procurar sítios destes na minha cidade! Lugares que nem aparecem nos mapas, mas que são mágicos de alguma forma e que é preciso falar-mos com as pessoas, principalmente as mais velhas, para os encontrar-mos. 
Ao longo do livro, o Finch ajuda muito a Violet a querer voltar a viver, a superar os seus medos, a querer ir mais longe, a revelar-se ao monte de possibilidades que tinha enterradas dentro dela... Ele, por vezes, irrita-me porque é demasiado intenso, explosivo, impulsivo... mas a verdade é que o percebo. E a Violet é incrível e merece tudo, merecia mais e não consigo imaginar toda a dor que ela suportou e a força que ela tem para se manter de pé.

A história é incrível, mas há um grave problema para mim... a forma como é divulgado. Com isto refiro-me ao facto de que ele é mostrado como um romance, uma história linda de amor, pesada e com sofrimento, mas de superação. Talvez o erro seja meu (e corrijam-me se assim o for), mas até mesmo quando o livro ainda não tinha sido lançado em Portugal, era isso que as outras divulgações lá fora e até outras resenhas me mostravam... E ISSO É GRAVE! 

Porquê? Mais uma vez abro o meu coração e esclareço-vos: sofro de depressão e ansiedade, desde bem novinha. Há dias bons e dias maus e dias muito maus, em que tudo para mim funciona como um gatilho para que eu tenha uma crise. Quando vi este livro estava numa das minhas má fases, mas achei "Ora, um bom livro para me mostrar que nem tudo é mau, que é possível sair destes momentos mais escuros e que com o amor tudo se consegue (e graças a Deus eu tenho uma relação maravilhosa)"... Seria lindo se assim fosse, mas não é o que acontece... Não me posso alongar muito sem dar spoiler, mas acho importante as pessoas irem preparadas para o que vão ler. Principalmente, quem sofre de problemas como depressão e ansiedade, precisam ser alertados! 

Concluindo, é uma história pesada, crua, entrelaçada com momentos lindos, esperançosos e que nos fazem querer ver o mundo. Uma narrativa de altos e baixos, assim como a vida, em que temos momentos que não nos fazem mais querer estar aqui e outros que nos mostram as possibilidades que perderíamos se aqui não estivéssemos...

Livro X Filme


Alerto para que quem não quer spoilers de uma coisa ou outra, que não leia esta parte, por isto é mais um desabafo para quem já viu ambos e ficou, tal como eu, revoltada e P da vida...

Vamos começar pelos personagens... Onde está a mãe do Finch, que no filme só aparece no final? No livro ela mostra-nos que muitas das vezes as mães não sabem o que se passa na cabeça dos filhos, que não estão atentas "aos sinais" e aceitam muitos dos comportamentos como "rebeldia" ou até "uma fase". E o pai? E a nova família? Acho que também tem uma carga importante, porque percebemos que o Finch sofreu na infância e que a sua perturbação talvez venha do lado paterno. No filme temos uma conversa dele com a irmã, em que dá a entender isso e que ele acha que não pode mudar, visto que o pai não mudou, mas era preciso mais. O pai abandonou-os e trocou-os por outra família e isso, com certeza, tem um grande impacto na personalidade e sentimentos do Finch, que acha que nunca é o suficiente. E por falar em irmã... onde está a irmã mais nova dele? Para quem só viu o filme, sim, ele tinha duas irmãs. Um dos momentos mais lindos do livro é quando ele e a irmã pegam em livros e recortam TODAS as palavras negativas, deixando só as coisas boas ❤

Falando no que está relacionado com a Violet... Tira-me esses óculos, minha filha! No livro, bem no início, ela usa os óculos da irmã, mesmo não sendo o tipo de graduação que ela precisa, porque faz com que ela se sinta mais próxima; mas logo depois de se começar a relacionar com o Finch, ela devolve os óculos ao quarto da irmã e agradece... Outra cena linda que perdemos! E o que fizeram com a minha Ellen Fanning? A actriz é lindaaaaa... e puseram-na durante o filme inteiro com uma cabelo seboso, com uma cor muito estranha, que num momento está muito branco e noutra cena já está amarelo mijo... Vamos ter cuidado com essas coisas sim? E uma das coisas que cortaram no filme e que eu não perdoo: A SEMENTE! A Violet e a irmã tinham um blog/revista online onde falavam um pouco sobre tudo e depois que a irmã morreu ela não consegue voltar a escrever. Com a ajuda do Finn ela começa a pensar numa nova revista/blog, onde quer falar de muitos mais assuntos importantes e onde junta um grupo de meninas maravilhosas como equipa. É lindo!

Falando sobre mais duas alterações de personagens... Porquê que cagaram completamente para a descrição da Brenda, a amiga do Finch? Ela é gorda, feminista, fala o que pensa, mas ao mesmo tempo gosta do rufia da escola que não a merece. Desenvolvimento super importante e maravilhoso, completamente perdido. E não percebi o porquê de juntarem o Roamer com o Ryan? O Roamer é, tal como mostra no filme, um "bully", arrogante, mas o que é importante e fica de fora, é que ele e o Finch eram melhores amigos. E o Ryan é o "ex" da Violet, que achei até uma pessoa decente, que não sabe como lidar com a nova "Violet", mas que lhe dá espaço, que a respeita e que não é nada como no filme, visto que juntaram a personalidade dele ao Roamer e, como eles são a mesma pessoa, ele tem atitudes super otárias e maxistas.

Tivemos também outras mudanças na narrativa e locais... Por exemplo, logo no início do filme, o Finch vai correr e encontra a Violet no cimo da ponte onde decorreu o acidente, mas no livro eles já lá estão os dois quando reparam um no outro, e é na torre da escola, em que depois todos ficam a pensar que o Finch se ia suicidar e que a Violet foi lá para o ajudar. Também faltaram alguns dos sítios que eles visitaram (onde está as cabanas biblioteca com a senhorinha amorosa???) e mudaram o mais importante... o Buraco Azul, que alteram para um lago no filme. O Buraco Azul é muito importante, porque tem toda uma história e explicação sobre o sítio, que o faz ser tão especial para o Finch. 

O próprio final não é igual, porque a Violet visita todos os sítios que lhe faltavam visitar com o Finch, visto que ele foi deixando pistas, até que ela encontra o Buraco Azul e é muito pesada a cena em que ela tem que reconhecer o corpo dele (percebo o porquê de tirarem esta cena do filme). Quando ela chega à igrejinha é lindooo, mas faltou a carta que o Finch lhe deixou, com uma música escrita para ela e com uma mensagem de fazer chorar.

A verdade é que o filme me fez chorar e o livro não, mas eu acho que era porque na parte final da leitura eu estava apenas em choque, sem saber lidar com o que estava a acontecer, enquanto que no filme eu entreguei-me às minhas emoções. Como podem perceber por tudo o que está escrito acima, eu realmente fiquei muito desiludida com o filme (talvez porque ainda tinha a história muito presente na mente) e sofri um choque com o livro, mas aconselho... apenas vão preparados!

All the Bright Places 🌠
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário