segunda-feira, 16 de março de 2020

As Crónicas dos Cinco Reinos - Francisco Ramalheira


Título| As Crónicas dos Cinco Reinos
Autor| Francisco Ramalheira
Editor| Cordel d'Prata
Páginas| 518

Olá meus anjos, como estão? Espero que se tenham protegido nesta época tão crítica que vivemos. Sigam as medidas de segurança e cuidem de vocês e dos outros. Aproveitem os dias de quarentena para pôr a vossa leitura em dia, que foi exatamente o que eu fiz, com este livro de fantasia de um autor português.

Confesso que quando o autor me propôs o envio deste livro, na minha cabeça, fiquei de pé atrás, por ser divulgado como "fantasia bem-disposta, pois mistura os conceitos clássicos da Literatura Fantástica, como a magia, o sobrenatural ou a aventura, com uma pitada de humor". E o que acontece? Aqui a vossa amiga não é fã de coisas que se definem como "humoradas". 

Agora deve estar tudo a pensar "Mas que chata! Que seca!"... mas não meus amores. Considero-me até uma pessoa engraçada e divertida, mas aquilo que me atrai é o chamado humor inteligente, o sarcasmo e o humor negro. Aquelas piadas forçadas e, a meu ver, infantis e tolas, não me atraem de todo e, por isso, estava com bastante medo de me deparar com algo do tipo neste livro... mas não meus amigos! E por isso é que este livro me arrebatou...

Aqui temos a história dos Cinco Reinos, focando-se mais neste primeiro livro, no Reino de Sylvarant, que se tornou num império governado com punho de ferro, desde que o impiedoso Lucius Bowdorf assassinou o antigo Rei. Depois de 20 anos a viver sob o medo e a opressão, eis que aparece um grupo de rebeldes, que tem a ousadia de raptar a princesa e, assim, trazer esperança ao Povo. Este grupo ficou conhecido com os Firope, que é composto pelos revolucionários Seth Steiner, os irmãos Leo e Lloyd Ludenberg e Ted Balmore. Ao longo da jornada, outros membros se vão unindo ao grupo, numa aventura repleta de ação, tendo sempre na sua peugada os Black Rogues, a guarda pessoal do imperador. Neste primeiro volume, os nossos rebeldes vão perceber que a Magia não é apenas uma velha lenda e que ainda existem pessoas capazes de a fazer.

"Firope: palavra oriunda da Língua Antiga, cuja etimologia remete para a luz inerente ao sentimento de esperança."

Vamos começar por falar dos personagens que são incríveis! Os meus favoritos são sem dúvida os irmãos Ludenberg, que se 'picam' o tempo todo, mas com piadas realmente engraçadas e eu dava por mim a dar altas gargalhadas (ainda bem que o li em casa, em época de quarentena).  O Seth também é divertido, o 'pinga-amor' do grupo e eu ria-me imenso com os 'cortes' que ele levava das meninas. O Ted ainda não me fez cair de amores por ele, mas é um verdadeiro líder e houve cenas em que lhe queria dar um abracinho. Outra personagem que me fazia rir imenso era o padre Chandler que é cego e só fazia piadas em relação a si próprio e à sua incapacidade visual #hilariante

A história tem um fio condutor extremamente bem conseguido! Tudo se encaixa, tudo faz sentido, tudo tem uma ligação... É uma fantasia medieval ao estilo Game of Thrones (preparem os lenços para o final), mas sem tantos personagens e de uma escrita mais simples e acessível. Li nalgumas resenhas que tem várias referências portuguesas, nomeadamente aos Gato Fedorento (que eu particularmente não aprecio ... o meu namorado que não me ouça), mas aqui a menina não as achou. Não deixa de ter um humor muito português, mas uma coisa que me incomodou foi o facto de os meninos serem um pouco misóginos e maxistas. Compreendo que também ter a ver com a época em que se encontram, mas não gostei muito de algumas dessas tiradas, sendo a única coisa negativa que tenho a apontar. 

Sendo eu grande amante de fantasia e magia, gostei como o autor abordou esses assuntos e as bases que ele criou para a utilização da magia e de onde ela vem, pois é muito bom quando um autor cria um novo mundo e cria e explica as suas regras, para que este seja mais credível. Fiquei curiosa para saber mais, principalmente sobre aquilo que acontece no final (ai a dor de ter que conter os spoilers). Quero saber o que aconteceu com os meus meninos, quero saber se as minhas teorias estão certas, quero saber como isto irá terminar...

Para isso, é preciso que o segundo livro seja lançado (que o autor já tem escrito), mas para isso é preciso que apoiemos e que compremos este livro. Afinal não é novidade para ninguém que é preciso que os livros se vendam. Comprem porque vão adorar, comprem porque não se vão arrepender e comprem porque, tal como eu, vão querer e precisar que a continuação seja lançada de imediato.

Sigam o autor e as novidades através do ig @cacagambuzinos, que é uma página também com muito humor. O Francisco é uma pessoa extremamente gentil e engraçada e podem falar com ele abertamente. Aproveito para lhe agradecer mais uma vez por esta oportunidade e experiência incrível que foi ler "As Crónicas dos Cinco Reinos". Espero mesmo que em breve já possamos ter a continuação desta história nas mãos.


#FicaEmCasa ❤
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário